Motorola em crise: demissões, menos Snaps e Moto X5 cancelado
Uma pequena bomba caiu essa semana. De acordo com o site Android Police, mudanças enormes estão acontecendo na Motorola, e isso inclui a demissão de um grande número de engenheiros em Chicago, Estados Unidos, o fim da fabricação de alguns Moto Snaps de nicho e até um possível cancelamento do Moto X5.
De acordo com a fonte, 190 pessoas teriam sido demitidas, chegando ao ponto de um dos dispensados dizer que “a família Moto Z foi irreversivelmente impactada”. Pouco depois, a Motorola emitiu comunicado oficial confirmando as demissões, mas falando que a linha Z vai continuar.
Apesar da relativa segurança da linha premium da Motorola, outras coisas foram ditas sobre o restante da linha. As fontes dizem que a empresa vai se focar apenas nas linhas Z, G e E para consertar o estrago que uma linha confusa e grande demais fez a empresa, parando de produzir aparelhos que não vendem.
E se isso significa que não teremos mais um Moto C, também significa que o Moto X5 está morto. Apesar de diversos vazamentos terem mostrado o possível design do aparelho, a Motorola aparentemente está deixando de lado um produto que não vendeu tão bem quanto esperado, principalmente por borrar as linhas entre o Moto Z2 Play e o Moto G5S Plus.
O impacto chega também nos Moto Snaps, que estavam sendo lançados mensalmente. As informações dizem que a Motorola passará a se concentrar apenas nos acessórios mais populares, abandonando os de nicho. Isso significa que continuam capinhas e baterias, mas que coisas como gamepads e medidores de glicose devem ficar de fora.
É bom lembrar que, apesar de prometer transformar a Motorola em uma área lucrativa para a Lenovo em apenas 6 meses, isso nunca aconteceu. No último relatório da Gartner, sobre o último trimestre de 2017, ela não teve força sequer para figurar entre as expressivas, e ficou na categoria Outros (a LG e a Sony também, aliás).
Apesar de tudo, podem ter boas notícias no meio disso tudo. Com um foco mais apurado e uma linha mais enxuta, podemos ver as atualizações tomando velocidade novamente, e produtos mais confiáveis podem estar a caminho.
- Estes são os smartphones da Motorola que receberão o Android Oreo
- Motorola está preparando uma mudança na interface de seus dispositivos?
Com um aviso desses, só nos resta esperar pelos lançamentos para saber com certeza o que fica e o que vai.
O você acha que a Motorola vai fazer em 2018?
Fonte: Android Police
Motorola já foi aquela cuja a pessoa comprava seus smartphones de forma tranquila pois sabia que teria seus smartphones rapidamente atualizados! Depois que a LEnovo colocou a mão isso não existe mais! Linha G5 até hoje aguardando o Oreo, e já lançaram a linha G6.
Lenovo, faça um favor: Venda a Motorola e dê a ela uma chance, pois vcs já deram prova da incompetência bizarra.
E a Motorola(apelidado por mim por Lixonovo, porque essa situação não se parece nenhum pouco com a situação da verdadeira Motorola)ainda coloca Apps escondidos nos aparelhos(não aparece em nenhum menu, mas vem de fábrica)! Veio um tal de App Widget que nem sei o que é. E um tal de Prip(app da Nextel, patrocinado por MotoTalk[nem sei o que é isso]), eles nem aparece no menu das configurações nem em aplicativos mas você instalando algum app gerenciador descobre esses apps escondidos ocupando memória RAM e desperdiçando o poder do processador!
O meu Moto G5 Plus tem uns bloatwares irritantes que vou mostrar nessa lista que vou fazer:
App Box
App Widget(escondido)
Uns 5 a 6 apps de inserção de teclado da Google
Google Play Filmes
ID Lenovo(já temos uma prova, nem Moto G é mais, agora é Leno G ou Lixo G)
Mecanismo em conversão de texto
MotoCare(vive consumindo espaço com dados, já esta com 600 MB ou mais de dados desse app)
My Consumer Cellular(na boa, esse app realmente não tem utilidade)
Prip(faz o celular travar e descarregar rápido, mesmo sendo top de linha)
Republic Wireless(A Lixonovo está com mais apps desnecessários do que a Samsung)
TalkBack(se ativar estraga o celular se ele estiver com senha)
Jesus, a Motorola virou Lixonovo mesmo
São mais apps do que a Samsung mesmo!
Acho que a Lenovo quer virar a Samsung!
Bora protestar contra esses apps de outros países que a Lixonovo coloca em nossos Moto G(Leno G, diga-se de passagem)! Se não tirarem esses apps no Oreo estarei em um processo contra a Motorola! Tenho todos os prints aqui!
vai processar sim kkkkkkkkkkkkk
Saudades da verdadeira Motorola, não essa Lixonovo! Nem sabia desses apps até instalar um app gerenciador! A Lixonovo se superou no nível do esconderijo! Tá pior do que a Samsung!
Cê tem problemas ? , quer levar ban de novo ? , vamos parar com essas gracinhas por favor ??
Sei lá, as vezes eu acho tão fácil resolver esse problema que não da para acreditar que até hoje não pensaram nisso. A Motorola precisa de 4 linhas de produtos.
E (entrada)
G (Intermediário)
X (top)
Z (top premium)
Hoje todos os aparelhos da Motorola são quase idênticos, em aparência e em especificações e ai que esta o problema (Z, X e G concorrem entre si em algumas configurações). Se for para rivalizar com a Samsung, as linhas tem que estar mais bem definidas.
Moto E x Galaxy J (entrada)
Moto G x Galaxy A (intermediário)
Moto X x Galaxy S (top)
Moto Z x Galaxy Note (top premium)
Lembrando que a Motorola ganhou os brasileiros pelo custoxbeneficio de seus produtos, e isso talvez é o que também tem faltado para ela.
motorola se enrolou toda querendo fazer varios smarts no mesmo segmento, deveria ter ficado só com o moto e, moto g e moto x
Eu sempre achei uma grande piada de marketing uma empresa ter diversas linhas de smartphones.
Pra mim, se eu fosse CEO da Lenovo/Motorola, deixaria apenas 3 linhas:
E = básico com Android One
G = intermediário com opções de telas 5' e 5,5' com o mesmo hardware pra ambos, mas com exclusividade pra câmera, bateria, RAM etc
Z = topo da gama sem versão play
Os dois últimos com a versão Stock do Android e a empresa que deixasse seu launcher como opcional pra quem quiser instalar. Não tem dor de cabeça pra atualizar os aparelhos se tudo fosse mais organizado.
penso da mesma forma, iriam faturar bem mais eu acho
Eu acho que só deveria ter a linha E, G(um G normal e um G Plus para simbolizar o intermediário premium) e X(ou Z)!
natural e inevitável, empresas existem pra gerarem lucros e dividendos. Tudo mais fora disso é blablablá .
Pra colocar 300 aparelhos de cada linha, a Samsung já faz. Era sucesso com a linha enxuta e com rápidas atualizações. Mas resolveram mexer pra vender mais... toma...
O você acha que a Motorola vai fazer em 2018?
Se continuar com essa bagunça de querer fazer mudanças radicais demais em uma marca que ficou conhecida por causa do seu custo/benefício, um período de tempo consideravelmente curto para atualizações e uma certa qualidade no quesito software/hardware, logo logo a Motorola vai pro buraco. A Lenovo deveria saber que a marca tem prestígio ocidental e ela fica querendo colocar características de dispositivos orientais sem primeiro haver uma transição discreta pra que assim haja uma aceitação maior do público em geral.
Um outro ponto negativo foi o fato de acabar com uma linha que era a mais aclamada pelos usuários da marca sem um motivo aparentemente razoável para colocar um modelo que perde por causa do design (justificável apenas por causa da modularidade). Houve fragmentação de séries sem uma necessidade lógica e por fim traz de volta a lunha X com bugs e com uma data de morte praticamente certa.
Como que esse troço chamado Lenovo quer crescer?
Só acho que a linha x deveria continuar
"O que nasce morto, deve ficar morto."
Primeiro fazem enquete dizendo se foi bom a Motorola "oferecer diversidade quando comparado a concorrência" e, depois, postam uma pesquisa contrária.
Vai entender a galerinha q escreve aqui...
Considerava a Motorola como "a Apple dos Androids", porém quando começou a bagunça by Samsung desapontei.
Qualidade acima de qualquer coisa, na minha opinião, quem compra Motorola hoje são usuários que tem ainda aquela ideia de ter um sistema "by Google" com qualidade de hardware e manutenção.