Acharam um novo culpado para a bateria do seu aparelho durar tão pouco
Esqueça processador, RAM ou GPU. O grande gargalo dos smartphones atualmente é a bateria. E nessa da maioria dos aparelhos não durarem um dia longe da tomada, ficamos procurando um culpado. Recentemente, o aplicativo do Facebook foi apontado como grande vilão. Agora é o IPv6.
Quem diz isso são dois engenheiros que trabalham no Google e na Cisco. Em um estudo feito para a Internet Engineering Task Force, os pesquisadores chegaram a conclusão que o IPv6, quando configurado de forma incorreta, pode contribuir para a bateria drenar de forma mais rápida.
O motivo são as Router Advertisements (RAs). As RAs são responsáveis por enviar relatórios periódicos aos dispositivos conectados na rede. Toda vez que uma RA é enviada pelo roteador, a CPU do smartphone precisa trabalhar para processar essa informação.
O problema está em roteadores mal configurados, que enviam uma quantidade muito grande de RAs. No estudo, os pesquisadores constataram que a maioria dos roteadores enviam uma RA em intervalos que podem variar de 3 a 10 segundos.
Isso pode se agravar ainda mais em redes públicas, como em aeroportos e shoppings. Toda vez que um dispositivo se conecta a essas redes são enviados relatórios a todos aparelhos conectados. Como o entra e sai é constante, o processador precisa trabalhar mais e, obviamente, gastar mais energia.
Andrew Youtchenko, da Cisco, e Lorenzo Colitti, do Google, tentaram mostrar isso em números. Enquanto o consumo de energia em stand by é de cerca de 5 mA, ao receber o pacote de informações o aparelho pode consumir até 200 mA em 250ms, para completar o processo de ativar CPU, processar as informações e voltar novamente ao stand by. Cada RA recebida por custar 0.014 mAh à bateria do dispositivo.
A recomendação é que os administradores configurem as redes para limitar em até 7 RAs por hora. Com isso, eles acreditam que o impacto na bateria dos aparelhos não seria tão significativo.
Se você é um profissional de redes ou se interessa pelo assunto pode conferir o estudo completo aqui.
Depois do aplicativo do Facebook e do IPv6, qual será o próximo vilão das baterias?
quanto mimimi
O problema é a bateria e fim de papo.
Como abandoneu o whatsapp e o facebook minha bateria dura o dia todo...chega ao final do dia 20% detalhe meu s4 mini já tem 3 aninhos
o que gasta bateria do celular é ficar lendo esses artigos do AndroidPit dizendo que X, Y e Z que acaba com a bateria.
Deixo aqui minha sugestão do AndroidPit fazer um tutorial sobre isso...pra ajudar.
Verdade, além de simplesmente a tela ligada, pode parecer bobagem, mas quem não diminui o brilho ou não usa brilho automático, reclama do consumo, mas não percebe o problema bem nos olhos dela.
Proveitosa a matéria!
foi interessante isso que li... vou olhar isso
Segundo o gerenciamento de energia do meu Smartphone, o que mais consome bateria é o Google Play Services.
Serio mesmo?
esse sim é o causador do mal
Eu havia lido 3 artigos sobre o facebook.... em relação ao consumo de bateria...e como não sou muito adepto do mesmo, desinstalei..chego a ficar numa boa até 15 dias sem entrar lá..eu usava mais as notificações para dar parabéns amigos e etc.Notei uma melhorar significativa em relação a bateria em torno de 20% no dia.
Ah se as fabricantes disponibilizassem um carregador portátil nas caixinhas assim que compramos os celulares, seria tao legal.
E o que elas lucrariam com isso?
Satisfação do seus clientes e com certeza mais vendas de seus dispositivos por essa certa "novidade" e facilidade para com o seu público!
Sim concordo! Mas será q elas pensam assim?
não messsssmo kkkkkkkkkk
Engraçado, eu uso o app do Facebook no meu Xperia Z 3 com o modo Stamina ligado e não sinto diferença do consumo de bateria com ou sem o app instalado.
Sei não einh!
Vou procurar me aprofundar mais no assunto, achei interessante