Microsoft compra a unidade de Dispositivos e Serviços da Nokia
Em uma carta aberta, os CEO da Microsoft e Nokia, Steve Ballmer e Stephen Elop, anunciaram a compra da unidade de Dispositivos e Serviços da Nokia por 7,2 bilhões de dólares, desses 5 bilhões são para o negócio de Dispositivos e 2,2 bilhões em direitos a patentes. Essa é a divisão da Nokia que desenvolve e fabrica smartphones e, futuramente, tablets. Além disso, 32 000 funcionários da Nokia irão para a Microsoft, sendo 18 300 envolvidos diretamente em fabricação. Entre esses funcionários: Stephen Elop.
Em Junho vazaram alguns rumores sobre uma aquisição total da Nokia pela Microsoft, mas nada foi confirmado. O negócio, agora confirmado, deve ser finalizado no primeiro trimestre de 2014, ainda pendendo aprovação dos acionistas da Nokia e agências de regulação.
A parceria das duas empresas foi anunciada em fevereiro de 2011, e desde lá vimos os Lumias saírem em todas as cores e tamanhos. ele não anda tão mal por aqui.
Essa compra parece indicar que a empresa de Redmond quer mesmo investir em transformar-se em uma fabricante de dispositivos, indo além do Xbox e Surfaces. Agora veremos do que a Microsoft é capaz. Com essa aquisição, os três grandes sistemas operacionais do mercado terão fábricas próprias: o iPhone já é nosso velho conhecido, tivemos um gostinho do que a Googlerola é capaz com o Moto X, o que vocês acham que a MicroKia (ou NokSoft?) criará?
Fonte: The Official Microsoft Blog
e a nokia acabou com esse sistema operacional que nao mostra nem um desenvolvimento.
eu acho que é o fim definitivo da Nokia, pois a MS já tentou varias vezes no passado fabricar um aparelho próprio e não alcançou sucesso, agora vai afundar de vez com uma marca que apesar de toda a história passada, já estava morta faz tempo, tenho pena de quem comprar um ruindows phone.
Claro que temos que levar em consideração o que a Nokia fez pelo mercado mobile, mas há algum tempo, desde a parceria Nokia/Microsoft que a finlandesa vem mostrando que estava "mal das pernas". Ainda tinha esperança em ver a Nokia abrindo mão do OS Windows e migrando para Android, mas como bem disse o +Arthur, o sonho acabou para a Nokia.
Agora a empresa vai ficar apenas com a divisão para fabricação de featurephones, por pelo menos mais 10 anos. Aí, me pergunto: "qual é o futuro deste tipo de aparelho?". A venda de smartphones já superou a de celulares tradicionais em maio deste ano. Logo, não existe salvação para a empresa.
Já vimos isso acontecer com a Palm, a Motorola e agora a Nokia. A pergunta que fica é: qual será a próxima fabricante a trilhar este caminho? BlackBerry? HTC?
Que chato, a Nokia custou menos que o Skype - a decadência é mesmo uma coisa triste....
E deve ser um dia de luto nacional hoje na Finlândia. Mas o país é todo certinho, vai superar o trauma. No máximo alguns suicídios.
Acho que agora o sonho de ver um aparelho Nokia com Android acabou... =(