Meu celular não lê o cartão de memória: o que fazer?
Uma das principais vantagens que os proprietários de smartphones Android têm é o fato de que a maioria dos aparelhos suporta cartão micro SD. Com isso, é possível expandir consideravelmente a memória, e manter um mesmo cartão ao longo dos anos mesmo trocando de aparelho.
Porém, e quando o cartão de memória para de funcionar, você sabe o que fazer? Antes de comprar um novo ou descartar o modelo atual, vale a pena fazer uma série de testes para checar onde está o problema. Acredite: na maioria das vezes pode ser sujeira ou um simples mau contato e é fácil resolver o problema.
1° passo: remova o cartão com segurança
Você sabia que não é recomendado simplesmente remover o cartão micro SD do celular com o aparelho ligado? O ideal é fazer o procedimento técnico de remoção primeiro, seguindo este passo a passo:
- Acesse o app “Configurações”.
- Localize a opção “Armazenamento”.
- Selecione “Remover Cartão SD”.
2° passo: faça uma limpeza nos contatos metálicos
Na maioria das vezes que um cartão não é reconhecido, isso se deve a mau contato ou a sujeiras que ficam nos contatos metálicos do cartão. Para remover oxidação, pegue uma borracha escolar macia e passe suavemente pelas partes metálicas.
3° passo: faça uma limpeza na entrada do cartão micro SD
Se o seu smartphone é tem slot no formato gaveta removível, retire-a do aparelho e faça a limpeza com um cotonete embebido em álcool isopropílico. Se a entrada não tiver gaveta removível, desligue o celular completamente e, com o aparelho desligado, passe suavemente o cotonete com álcool isopropílico na entrada para cartão.
Aguarde alguns minutos até que tudo esteja devidamente seco para ligar o aparelho novamente.
4° passo: se o problema persistir, teste o cartão em outro aparelho
O procedimento acima deve resolver a maioria dos problemas. Se mesmo assim o cartão não for reconhecido, teste-o em outro celular. Cartões falsificados costumam apresentar problemas como esse, portanto cheque se o modelo em questão é original ou não.