O que é esse Machine Learning que todos falam?
A mente humana tem suas limitações, algo que as máquinas são capazes de gerenciar muito melhor do que nós. Para isso, precisamos torná-las mais inteligentes, permitindo que elas aprendam por si só. Mas, como iremos conseguir isso?
Aprendizado de máquina vem da expressão em inglês Machine Learning. Como o próprio nome sugere, esse termo representa a capacidade de fazer uma máquina pensar e aprender por si só, o que significa a ruptura da programação computacional convencional. De modo geral, a máquina consegue aprender com situações e com seu usuário. É claro que isso não depende de softwares e algoritmos apenas, mas também de chips específicos, como alguns anunciados pelo google em parceria com a Qualcomm.
A intervenção humana na programação não é perfeita porque a evolução do programa (adicionando novas regras) pode causar conflitos com o código existente, resultando em instabilidades. O sistema deve fazer tudo sozinho e sem entregar resultados errados (pelo menos na teoria).
Qual a diferença entre Machine Learning e Inteligência artificial?
São conceitos similares, mas que não significam a mesma coisa. O Machine Learning é o processo de aprendizado e capacidade de uma maquina se adaptar às situações e evoluir sozinha. De certo modo, isso pode ser usado como base para entendimento da Inteligência Artificial.
Vou dar um exemplo prático: um carro autônomo pode ir sozinho do ponto A ao ponto B, além de obedecer as regras de trânsito. Esse sistema é programado para se adaptar a condições limitadas dentro de uma série de algoritmos. No caso do Machine Learning essa máquina poderia aprender outros pontos e se adaptar mais facilmente e com o tempo, sem precisar ficar presa numa série de códigos ou então dependo de uma atualização.
É claro que quanto mais evoluído o aprendizado de uma máquina, mais o sistema de inteligência artificial tem a ganhar à longo prazo.
Qual o objetivo do Machine Learning?
O principal objetivo do Machine Learning é permitir que um sistema de computador responda por si só, e consiga se previnir de ataque cibernéticos. Isso faz com que uma equipe de TI não precise ficar monitorando as máquinas e atuando na prevenção. Outro ponto interessante dessa tecnologia é que a mesma pode ser destinada ao grande público, e não apenas a um nicho específico.
Vários setores podem usar o aprendizado de máquina em seus softwares, como a demonstração que tivemos do Google Fotos, que é um app voltado para uso pessoal. Neste caso, a tecnologia é capaz de aprender seus dados, contatos e o que fazer com seus documentos e fotos.
A estratégia do Google, obviamente, não se limita ao Google Fotos. Pelo contrário, o objetivo dessa estratégia e a evolução da mesma tem um nome: Google Assistente. Ele aprende tudo o que vê, e todo ecossistema do Google melhora a qualidade das informações disponíveis (e potencial, assim, adaptação).
O Machine Learning é o potencial por trás da inteligência artificial
Uma tecnologia interessante, mas que requer certo cuidado
"É tentador comparar o conceito de ficção científica e inteligência artificial, mas é um erro, provavelmente o pior que podemos fazer." [....] Infelizmente, temos que evitar o excesso." Isto é o que o físico Stephen Hawking pensa sobre a inteligência artificial, que, lembre-se, é um dos resultados da Machine Learning.
A aprendizagem de máquina está aprendendo, por isso, precisa aprender com você frequentemente (como é o caso do Google Fotos). Contudo e, obviamente, não podemos se esquecer das questões éticas e de conflito com o pragmatismo moderno. É aceitável que alguém (ou algo) tenha tanta informação sobre nós? Como lembrado pelo editor Hans-Georg, o Google e várias agências norte-americanas (serviços públicos) têm acesso a esses dados.
Outro ângulo é o impacto que pode ter sobre a sociedade. O Google Assistente é uma espécie de "central" que reúne todas as suas ações (pedir indicações, contatos, informações e etc). Além do impacto sobre nossos relacionamentos sociais (que veremos a longo prazo). Além é claro da uma perspectiva profissional, visto que máquinas podem substituir os seres humanos em fábricas. O Google também está ciente do impacto sobre o emprego também, por isso, o Big G apresentou ferramentas neste sentido (de busca por empregos) durante o IO 17.
Finalmente, lembre-se o óbvio: a tecnologia obedece as regras do seu criador. Logo, ela pode ser usada para o bem ou para o mal. Em suma, o sistema de aprendizagem de máquina é muito interessante e tem o futuro à sua frente.
Isso vai da merda ainda!
Tão dando muita "asa" pra cobra!
Machine learning: maquinas aprendendo a nos substituir quando o cerebro humano se tornar obsoleto
Pessoal do AndroidPit, parabéns pelo trabalho de vocês. Várias vezes no dia acesso Canaltech e AndroidPit pra me manter informado sobre tecnologia. Mas vocês tem "pisado na bola" em alguns textos. É notável a quantidade de erros. Sejam mais criteriosos na redação.
Também sinto falta dos vídeos da Camila Rinaldi.
Abraços.
"O que é esse Machine Learning que todos falam?"
Novo termo para Inteligência Artificial!
Sempre Breves!
Pra que delongas né!? kkk
Boa brother Breves! ^^
"A aprendizagem de máquina está aprendendo, por isso, precisa aprender ..." = aprender**3
Parece até discruso da Dilma. kkk
Sim, voce nao limita o aprender, mas quando atingir, você triplica ele...
Deve ter sido erro de tradução ALCIDES! rs....
Só tem materia traduzida pelo Babel Fish kkkk
Phelipe zuero! kkkk....
Machine Learning é quando os humanos não aprendem mais, mas as máquinas sim.
Pergunta para o Google Translator Androidpit... Porque eu não sou tradutor...
Esse tema é complexo e no mínimo polêmico, prevejo longos debates a respeito, abordagem exelente do redator.
Essa foi uma das matérias com mais substância dos últimos tempos, muito boa! Me faz lembrar porque gosto do Android PIT.
Vai dar merda, vai dar merdaaaaa
Essa foi bem complexa kkkkk, li umas duas vezes pra entender tudo, parabéns, matéria excelente.
Parece ser interessante!!!