Review do LG K4: um smartphone de 2014 com 4G
Ler em outras línguas:
Em tempos de crise no mercado brasileiro, as fabricantes de smartphones precisam adotar uma estratégia muito parecida com a da Xiaomi para atrair a atenção do consumidor: lançar modelos com boa configuração a preços justos.
É por isso que não deu para entender muito bem a chegada do K4, um smartphone de entrada da LG que até traria especificações legais... se o modelo fosse lançado em 2014. E o preço não promete ajudar em nada a popularizar o aparelho. Confira tudo sobre o LG K4 neste review.
Prós
- Bateria dura boa parte do dia
- As dimensões do aparelho
- O áudio faz a lição de casa
- É possível expandir a memória
- Traz 4G
Contras
- Configurações defasadas
- Tela pouco responsiva, complicada de digitar e com alto índice de reflexos
- Acabamento ruim
- Pouca memória interna
- Preço pouco realista
- Não traz fone de ouvido
LG K4 – Data de lançamento e preço
O LG K4 foi apresentado pela fabricante em meados de janeiro deste ano. Considerado como um modelo de entrada pela LG, o dispositivo tem o preço sugerido de R$ 699,00, um valor alto se levarmos em conta que se trata de um dispositivo de configurações modestas.
LG K4 – Desenho & Qualidade de Construção
As dimensões do K4 agradam para quem quer um aparelho compacto. Suas bordas arredondadas facilitam a pegada do aparelho e o seu manuseio com apenas uma mão, com os botões de volume e Ligar /Desligar ao alcance dos dedos polegar e indicador. No entanto, todo esse manuseio só funcionaria se a tela respondesse bem aos comandos, conforme você vai ver logo abaixo.
No geral, o design do K4 é bastante simples e até um pouco ultrapassado, se considerarmos o que foi apresentado no MWC deste ano, por exemplo. Sua tampa traseira removível traz um plástico mais requintado que, mesmo não mostrando grande confiabilidade no quesito resistência, não se difere muito de modelos de outros modelos desta faixa de preço (o que inclui os mid-range). Além disso, além da câmera principal e do flash LED, está localizado também o alto-falante do dispositivo.
LG K4 – Tela
As pequenas dimensões da tela de 4,5 polegadas não incomodariam se o display se mostrasse respondesse melhor aos comandos do usuário. A troca de páginas não é fluida e parece que há algo travando um pouco o display quando você tenta ir de um lugar ao outro. Além disso, digitar no K4 exige paciência, principalmente para quem tem dedos grandes. Criar textos ou digitar uma URL foi uma experiência bem pouco agradável.
A tela do K4 traz a tecnologia IPS e resolução FWGA modesta (489 x 854 pixels). Ela até apresenta bom índice de brilho e cores, mas o seu alto reflexo prejudica muito a experiência de assistir a um vídeo ou jogar games que apresentem tonalidades mais escuras. Até mesmo parar tirarmos fotos do aparelho sem que aparecessem reflexos foi uma tarefa árdua. Ou seja, a usabilidade do dispositivo em ambientes muito claros fica comprometida. E o display, cheio de marcas de dedos.
LG K4 – Software
O LG K4 roda a versão 5.1 do Android ( Lollipop), além de trazer a interface Optimus UI, da LG. No geral, o SO está bem desenhado, com o Material Design marcando presença nos ícones e cores claras nas telas. Além disso, o número aplicativos pré-instalados da LG é baixo e alguns até podem agradar, como o Rádio FM, o Quick Memo para anotações e um organizador de tarefas.
No entanto, como já era de se esperar em um smartphone de entrada, as chances do usuário do K4 ter um Android mais atualizado em um futuro próximo são nulas. Ou seja, é muito provável que o aparelho fique estagnado no Lollipop. Mas se considerarmos as especificações modestas do modelo, faz sentido.
LG K4 – Performance
Mesmo para um aparelho de entrada, as especificações do K4 deixam a desejar. Ele traz um processador MediaTek MT6735M, de quatro núcleos, rodando a 1.0GHz, apoiado em 1GB de memória RAM e 8 GB de armazenamento interno (expansível via cartão microSD, o que é menos mal). Além disso, o aparelho é 4G e DualSIM, o que seria uma novidade interessante para esse tipo de dispositivo se a configuração não fosse tão limitada.
Confira abaixo a performance do LG K4 sendo testado com dois dos principais programas de benchmark do mercado, o AnTuTu e o Geekbench 3:
Em nossos testes com o modelo, a performance do K4 não foi mal na hora de rodar apps, jogos, vídeos, renderizar as fotos e os mapas do Google Maps. No entanto, a configuração defasada do modelo faz com que tenhamos sérias dúvidas sobre seu desempenho a médio prazo - em seis meses ou um ano de uso. Isso porque ele terá de lidar com um sem número de atualizações de apps e jogos, além de de armazenar fotos, vídeos e músicas. E suportar uma conexão 4G. Considerando o preço cobrado pela LG, o investimento no dispositivo é pouco recomendável.
LG K4 – Áudio
Esse quesito não decepciona para um aparelho de entrada. Em nossos testes, rodamos jogos, filmes e arquivos de música e a qualidade do som foi bastante agradável, tanto usando um fone de ouvido (que não vem como item de fábrica) quanto na reprodução a partir do alto-falante localizado na parte traseira do aparelho. Sim, o áudio do K4 fez bem a lição de casa.
LG K4 – Câmera
As câmeras do K4 também entregam o básico. A principal tem resolução de 5MP e flash LED. Ela traz uma funcionalidade legal que permite que você tire fotos a partir de um comando de voz (a partir de palavras como “Tchis”, Whisky” e “Smile”.), mas não oferece nenhum modo de fotografia nativo ou algum tipo de filtro para tratar a imagem. Em outras palavras, ela serve para fotos básicas e mais nada.
A câmera frontal segue a mesma linha. Com 2MP de resolução, também faz o “feijão com arroz” em termos de selfie, mas, a exemplo da câmera traseira também tem um recurso bacana: você consegue fazer as tirar as fotos por meio de gestos. Para isso, coloque a sua mão em frente à câmera. A partir do momento que ela a detecta, você receberá a instrução de fechar os dedos e pronto. O disparo da imagem será feito em três segundos. Simples assim.
Mas, no mais, as câmeras do K4 não trazem nenhum outro tipo de novidade. Elas valem mais para quem quer realmente fotos rápidas e sem incrementos.
LG K4 – Bateria
Este ponto foi uma surpresa agradável do LG K4. Considerando que suas modestas especificações fazem o básico para um smartphone, a bateria – removível e de 1.940mAh - teve um desempenho razoável.
Com o Wi-Fi e 4G acionados, rodamos alguns jogos de baixa e média performance (Angry Birds e Candy Crush Saga), pequenos vídeos em alta resolução, os principais aplicativos de redes sociais e comunicação (Facebook,Instagram, WhatsApp), além de navegação periódica pela internet. Com tudo isso, a bateria durou cerca de 12 horas até pedir por uma tomada.
No entanto, a médio prazo, há dúvidas se a bateria manterá esse mesmo desempenho com as atualizações constantes de aplicativos e jogos, apps rodando em segundo plano e um uso mais constante da internet.
LG K4 – Especificações Técnicas
Veredito Final
Em um mês em que a LG brilhou no MWC 2016, apresentando um smartphone inovador como o G5, ou uma linha legal de modelos mid-range como a série X, fica difícil ter boa vontade com dispositivos como o K4. Mesmo sendo um aparelho de entrada, ele traz quatro fatores que não justificam sua compra: configuração defasada, layout retrô (mas não no bom sentido), tela ruim e um preço bem acima do recomendável.
Aliás, esse último quesito deve ser levando bastante em conta. Principalmente se considerarmos que existem opções com melhores configurações, tela e design que o K4 (o Redmi 2 Pro, da Xiaomi), ou com as mesmas características a um preço menor (o Moto E 2015, da Motorola).
Para falar a verdade, o LG K4 cairia muito bem aqui neste artigo.
A maioria que comprou esse aparelho se arrependeu.
não tem para onde correr shamishug motorola jg e tudo igual brasileiro aceita tudo mesmo
Nossa gente, visto que o mercado de Smartfones esta se fechando para a classe "trabalhadora" considero este aparelho confiável, eu recomendo a compra pois estou com um há 4 dias e não me trouxe problema até agora, não se encontra no mercado um aparelho 4G, de baixo preço e conhecido como LG, este pessoal que ta falando dele ai que quem comprar é idiota e tals nem comprou e tem um pra saber. o único aparelho que encontrei nesta faixa de preço é o J1 que apresenta as mesmas qualificações que este lançamento. Espero que eu não tenha apostado errado. Bom dia!!
Esse aparelho é mais para a classe desempregada.
Não LG, não é assim! Aprende com a titia Xiaomi como que se faz um smartphone!
Muito bem Lg. Ralo abaixo assim hein
K7 LG!
Com essas especificações tinha que ser 300 reais no máximo.
todo dia é um 7x1 diferente
kkkk... título perfeito... parabéns!!!
Parabéns LG! Vocês conseguiram fazer um belo peso de papel
moto G de 1 geração é melhor que isso
AndroidPIT , remova esse codigo de carregar primeiro o titulo e subtitulo e só depois carregar a noticia , está demorando muito mais agora para ler o que tem no artigo, principalmente nos celulares.
Sabe que é mesmo, Fernando, o AndroidPIT tá ficando pesado. Quando estou no site usando o celular tenho notado um pouco de aquecimento por causa da demora em abrir o artigo. Por se tratar de um site da tecnologia de informação acho que tá passando da hora de um upgrade. Também pode ser a qualidade da Internet, do dispositivo, do app. Vixee.... Agora fiquei confuso também!
A LG é foda, ao mesmo tempo que parece ser inteligente em umas escolhas, é totalmente burra em outras!
Nojo!
ate um milestone 3 deve ser mlr q ele
Como pode em pleno 2016, lançarem um aparelho que tem tela HD tem!
Acho que como os recursos naturais são finitos, deveriam todas as empresas lançar menos aparelhos, 1 barato, 1 médio e 1 caro e acabou.
Tbm acho brother!