Exclusivo: LG confirma problemas com a bateria no Snapdragon 810
A LG surpreendeu até os menos otimistas ao lançar o LG G4 com o processador Snapdragon 808. Como se sabe, a versão mais poderosa da última geração dos chipsets da Qualcomm é o Snapdragon 810, usado inclusive pela LG no G Flex 2, porém, a fabricante optou pelo modelo considerado inferior para embalar o G4. Até o momento a LG não havia se manifestado sobre esta questão, contudo, nossa equipe conseguiu uma declaração oficial sobre esta escolha. Continue lendo este artigo e entenda qual foi o motivo que levou a LG a optar pelo Snapdragon 808 em detrimento do 810 na fabricação do seu carro-chefe.
Logo que a Qualcomm lançou o SoC Snapdragon 810, muitos foram os rumores sobre o possível superaquecimento do processador. Nos nossos testes com o G Flex 2 e com o HTC One M9, percebemos que o processador chegava a uma temperatura acima da média quando era exigido e precisava de um tempo maior para resfriar. Como consequência disso, o smartphone leva muito tempo até voltar para a frequência normal. Isto acarreta o aumento do consumo da bateria, devido ao fato de que o Snapdragon 810 precisa reduzir e aumentar a frequência por mais vezes para executar tarefas.
Os dispositivos que rodam com o Snapdragon 810 são o HTC One M9, o LG G Flex 2, o Sony Xperia Z4. Apesar da LG ter diminuído o overclock do G Flex 2 para evitar problemas com o processador do dispositivo, a HTC One M9, por exemplo, acabou com um aparelho que esquenta sempre que executa processos mais pesados. Tal problema acabou fazendo com que o dispositivo tenha uma baixa autonomia de bateria.
- Snapdragon 820: Qualcomm usará tecnologia da Samsung para fabricar o processador
A Qualcomm nega que o Snapdragon 810 tenha problemas de superaquecimento e, por consequência, não possui problemas com a bateria. Contudo, depois da LG ficar em silêncio sobre a escolha do Snapdragon 808 para o LG G4, agora confirma oficialmente que fez essa escolha porque o consumo de energia é realmente menor.
Declaração oficial da LG!
Em contato com os representantes da LG na Alemanha, recebemos a seguinte declaração sobre a escolha do Snapdragon 808 para o LG G4 em detrimento ao 810:
Na nossa opinião, o processador oferece o melhor equilíbrio entre performance e consumo de energia. O 808 oferece, além disso, uma performance topo de linha, sendo mais do que suficiente para vídeos, jogos, multitarefas, etc. A grande vantagem é seu pequeno consumo de energia se comparado ao 810.
Com base nesta declaração, é possível dizer que a LG tornou público aquilo que a Qualcomm ainda está se negando a reconhecer: o Snapdragon 808 é melhor do que o Snapdragon 810.
E aí, você já esperava ver a LG confirmando que foram realmente os problemas de bateria do Snapdragon 810 que fizeram com que a fabricante optasse pela versão inferior do chipset da Qualcomm?
Artigo desenvolvido em parceria com Nico Heister, do AndroidPIT.de.
Sabia mesmo foi a Samsung em abandonar a Qualcomm...
Detalhe que o g4 perde oro htc m9 em bateria neh lg
Se esquentar, mergulha o Z4 na agua que ta tudo resolvido kkkk. Só falta ferver a agua
Mãe o forninho caiu!
Bem, a Xiaomi usou uma solução própria para resolver esse problema do superaquecimento e, pelo que vi, parece ser bastante eficiente.
Se o Z3 já tem problemas de superaquecimento... Imagina o Z4 com o Snap810 :O o jeito vai ser carregar um copo d'agua junto.. pra qd esquentar muito kkkkkk
a LG no meu ponto de vista, foi muito ‘sábia' em optar pelo soC sem nenhum problemas, quanto ao snap810, não é novidade essa ‘coisa’ de superaquecer, mesmo antes de ser apresentado já avia rumores desse possível problema,
O 810 é um desastre, em aparelhos como o HTC M9 é simplesmente trágico. Em 60 segundos de uso você tem um aparelho funcionando com um desempenho inferior a geração anterior (M8). O 808 do G4 tem performance melhor que o 810 do M9. O único contra do 808 é a GPU com desempenho inferior, mesmo assim na prática a diferença é pouco notável, ainda mais pela menor variação de desempenho.
O que me surpreende é a Qualcomm ainda não ter previsão de entregar sua nova geração de CPUs, vai investir nos modelos da ARM. E agora inventaram de colocar mais núcleos. Não bastasse ter os cores A72 para cenários de maior desempenho agora inventaram de usar DOIS conjuntos de menor desempenho A53. Qual a lógica de ter um conjunto A53 funcionando em menor velocidade e outro em maior velocidade? Não bastava apenas alterná-la? Ridículo.
O Android agora a partir do 5.1 tem o comportamento de espalhar mais o processamento entre os núcleos, mas com todos eles funcionando de forma tão desconjuntada desse jeito, não consigo ver como algo bom.
A Qualcomm está em um perigo muito grande de quebrar as pernas nos próximos anos. A Intel não desiste em entrar nesse mercado e está evoluindo rápido. Nvidia ainda deve fazer mais uma tentativa. Samsung prepara sua volta. LG considera. Huawei promete dominar o mercado asiático e de baixo custo alternativo. A situação não está nada boa.
Ah, só aproveitando para comentar o texto do artigo... Não, essa interpretação de que o 808 é melhor que o 810 é exagerada e bastante equivocada. O representante apenas disse que o 808 é bom o bastante, para aqueles preocupados em ter sempre o chip mais recente em um aparelho top de linha.
Eu esperava que uma empresa honesta oferecesse uma resposta também honesta, e foi o que a LG fez! Legal a postura dela ao reconhecer que o 808 é mais equilibrado que o 810, mesmo tendo um aparelho usando este último.
O fato é que os testes mostraram que o 808 consegue funcionar com a frequência máxima durante mais tempo que o 810, e isso faz com que o desempenho dele quando quente seja melhor que o do irmão mais forte, mesmo tendo 2 núcleos "pesados" a menos. O menor consumo de bateria é uma consequência bem-vinda!
Empresa honesta?
Essa "empresa honesta" MENTIU 2x sobre o 810.
canaltech.com.br/noticia/lg/LG-rebate-Samsung-e-diz-que-Snapdragon-810-funciona-muito-bem-obrigado/
canaltech.com.br/noticia/lg/LG-admite-problemas-com-o-Snapdragon-810-mas-diz-que-eles-estao-resolvidos/
Disse que ele não tinha nenhum problema, e depois se retratou e disse que ele tinha problema sim, mas tinham sido corrigidos.
E ainda fez um marketing TOTALMENTE mentiroso sobre a tela do G4.
Bom, a honestidade foi em relação ao 808, se ela fez essa bagunça com o 810, a história é outra mesmo. Talvez a empresa só confirmou os problemas depois de um tempo de lançamento (já que a própria Qualcomm nega até hoje), por isso a demora em admitir.
"empresa honesta" ...
E o problema do 810 é simplesmente IMPOSSÍVEL passar despercebido, ele perde METADE do desempenho com o uso.
Puts, se perde a metade do desempenho é difícil dizer que não viram mesmo, pensei que não era tanto. Com uma dessas a LG forçou a barra. Mas foi bom ela ter admitido que o 808 é mais estável, aí caso o Flex 2 se queime (literalmente) no mercado, tem o G4 pra salvar o barco.
Sobre a tela, qual é o problema do G4?
Ela disse que a tela dele tinha cores "excelentes" mas as cores dela são inferiores até a do G3.
Inferiores ??? O G4 usa um sistema de cores diferente do sistema usado pelo G3, assim como foi dito aqui no Android Pit...o que torna o as cores mais nítidas do que a do G3. E aliás , como sabe que ficou inferior , já viu o aparelho a venda em alguma loja ???
Não preciso sequer encostar em um aparelho para saber como ele é.
E sim, as cores do G4 são imprecisas, mais imprecisas que a do G3.
Uma pena que os engenheiros da htc com o M9 não tenham percebido ou deixado passar tal problema de superaquecimentos e consumo excessivo de bateria.
De todas essas marcas, a única que tenho respeito fora a Apple eh definitivamente a HTC.
A HTC sabia muito bem que o 810 tinha problemas, e colocou mesmo assim.
A HTC merece se ferrar mesmo. Não bastasse o SoC ser defeituoso, o design do aparelho também "defeituoso". Corpo todo de metal, com a PCB espremida entre a bateria... Praticamente todo mundo evita colocar a bateria por cima do SoC para não ter problemas, mas a HTC não.