Review preliminar do Lenovo P2: um smartphone para quem quer dias de bateria
Ler em outras línguas:
Nesta semana que passou, a Lenovo apresentou alguns dos seus novos smartphones durante a IFA 2016, a feira de tecnologia de Berlim. Depois de me surpreender positivamente com o Moto Z Play, neste final de semana foi a vez do Lenovo P2 ter me causado uma ótima impressão. O motivo para tanto é simples: uma excelente bateria associada a um design muito elegante.
Lenovo P2 – Data de lançamento e preço
Ainda não temos informações sobre um lançamento do Lenovo P2 no Brasil, bem como também não se sabe por qual valor a fabricante traria o dispositivo. Na Europa, o P2 deve chegar entre 249 e 299 euros (em uma conversão direta, ficaria entre 901 e 1.082 reais), e estará disponível em novembro.
Lenovo P2 – Desenho & Qualidade de Construção
O Lenovo P2 é muito bonito, utiliza alumínio tanto na moldura quanto na parte traseira e uma tela de 5,5 polegadas. Na parte frontal, temos o sensor biométrico que, também funciona como os botões de navegação dependendo da pressão que colocamos sobre ele, bem como o de multitarefas.
Na parte de baixo, temos a entrada USB 2.0 no centro. Também tem o alto-falante de um lado e, provavelmente, o microfone do outro.
Na parte traseira, temos a câmera principal com um sensor da Sony de 13 megapixels, um flash de LED e, assim como a Sony, o sinal de onde está localizado o recurso NFC. A parte traseira é feita de um alumínio liso e não tem problemas com marcas de impressões digitais, o que me alegra bastante.
Em relação ao design, o Lenovo P2 é um grande jogador no mercado de smartphones com super baterias e um dos motivos para é o seu projeto visual que, em nenhum momento, deixa a desejar para smartphones com 2K a menos de capacidade de bateria.
Lenovo P2 – Tela
O Lenovo P2 veio com uma tela de 5,5 polegadas e resolução Full HD. A tecnologia usada no display é a mesma do Moto Z Play, ou seja, AMOLED, que otimiza ainda mais o uso da energia do aparelho. Isso se deve ao fato de que, com a tecnologia AMOLED, os LEDs se apagam com um fundo preto e, portanto, não emitem luz e economizam essa energia.
Lenovo P2 – Software
A Lenovo está atualizada em relação ao software do seu dispositivo, o Android 6.0.1.Marshmallow, visto que o primeiro smartphone a sair de fábrica com Android 7.0 Nougat será o LG V20. Contudo, ao contrário da Motorola, a Lenovo modifica fortemente a versão do Android que chega da Google e oferece uma série de recursos exclusivos e uma interface única. Assim, o tempo de update do software não será o mesmo, pois levará mais tempo para adaptações.
Além disso, a empresa traz uma série de aplicativos próprios, o que pesa no sistema. Contudo, ainda preciso de mais tempo com o aparelho para falar algo neste sentido, sendo que alguns serviços podem ser removidos e outros apenas desabilitados.
Lenovo P2 – Performance
O Lenovo P2 vem com um processador Snapdragon 625, com clock máximo de 2GHz. Ou seja, praticamente as mesmas especificações do novo Moto Z Play. O dispositivo ainda vem com 4GB de memória RAM, e duas opções de armazenamento interno: 32 ou 64GB. Em outras palavras, este smartphone tem especificações de um campeão. Além disso, a câmera principal vem com um sensor de 13 megapixels e a frontal com um de 5MP.
Durante meus testes, percebi alguns engasgos, mas o aparelho que utilizei estava no espaço dedicado ao público da IFA, ou seja, era um aparelho de demonstração. Para falar mais sobre o desempenho do Lenovo P2, ainda preciso de muito mais tempo com o aparelho.
Lenovo P2 – Bateria
O que realmente chama a atenção no Lenovo P2 é realmente a sua bateria de 5.100mAh. Quando o assunto é autonomia de energia, a fabricante possui alguns nomes interessantes, especialmente depois de ter adquirido a Motorola. O Moto Maxx foi eleito o smartphone com a melhor autonomia de bateria do mercado no início deste ano, e os usuários do Moto X Play não tem o que reclamar neste sentido.
Contudo, nenhum destes modelos tem a elegância do Lenovo P2, nem o modo de economia de energia avançado deste aparelho. A Lenovo traz uma chave na lateral esquerda que permite ativar o modo avançado de economia de bateria, chamado de Ultimate Power Saver. No meu breve teste, este recurso logo me lembrou o modo de baixo consumo de energia da Samsung e da HTC, e um pouco o Stamina, visto que limita diversas funções do aparelho para permitir mais tempo de uso do smartphone.
Ou seja, além de uma capacidade de bateria acima da média, o Lenovo P2 possui ainda um modo bastante avançado de economia de energia em comparação aos demais modelos da Lenovo + Motorola, e ainda vem com a tecnologia de carregamento rápido.
De acordo com a Lenovo, o P2 possui uma autonomia de bateria de três dias e, em apenas 15 minutos de carregamento, você ganha 10 horas de uso.
Ao contrário do havia informado na época do seu lançamento, o novo smartphone da fabricante chinesa não possui USB Type-C, mas USB On-the-Go que, em outras palavras é um suplemento para o USB 2.0.
Lenovo P2 – Especificações Técnicas
Veredito preliminar
A Lenovo vem se mostrando uma empresa realmente preocupada em melhor a experiência dos usuários de smartphones Android. Isso deve ser consequência da aquisição da Motorola, uma empresa que sempre esteve à frente na evolução do mercado de dispositivos móveis.
O Lenovo P2 me parece um bom exemplo de uma empresa que escutou os usuários, pois, apesar deste ser um smartphone com um nicho bem específico (o usuário que quer passar mais tempo com um celular em uso), a empresa não esqueceu do resto. O P2 vem com um dos melhores processadores da categoria, duas variantes de memória RAM e armazenamento mínimo de 32GB. Além disso, não veio apenas com uma super bateria, mas recursos para economizar ainda mais energia.
Se você estava a procura de um smartphone que possa permanecer mais tempo com você sem ter que ser plugado na tomada, mas sempre ficava em dúvida quando olhava a lista de especificações técnicas, o Lenovo P2 pode ser uma boa opção agora. Pelo menos esta foi a minha primeira impressão.
E aí, você acha que este aparelho seria uma boa opção no mercado nacional? Por quê?
Sonhar mais um sonho impossível, !!5000mAh de bateria dá pra zuar um pouco!
Minha preocupação são esses engasgos, concordo completamente e acredito que seja da Lenovo, fui comprar um LenovoK5 e antes de pagar fui ver o funcionamento na mão e percebi que engasgava pra trocar de tela, aplicativos, enfim de executar várias tarefas, enfim acabei não comprando e ao chegar em casa vi alguns vídeos que outras pessoas constatavam o mesmo fato. Enfim, vou aguardar o lançamento, alguns vereditos pra saber se estes problemas persistem.
Seria um monstro de autonomia de bateria aqui no Brasil. Será que chega aqui?
Com certeza não vem até aqui, e se vier custará uma perna e um olho !!!
Isso não existe, um aparelho custando 249 euros ter uma bateria de 5.100mAh e o iPhone 7 com uma bateria de 1.950mAh que custando 700$...
Esse celular é muito interessante pro consumidor brasileiro...
Pena não pertencer ao tipo de smartphone q vem pra cá!
Belo design, bela bateria, gostei... Parece ser um bom aparelho.
lindo, com bom desempenho, boa tela, possivelmente um bom preço e o melhor uma excelente bateria.
Com o preço que eu comprei o K5 compraria o xiaomi 3 pro que pelo o que eu vi por aí dá um banho nele.
Esse aparelho pode até ser muito bom, ter uma excelente bateria, mais eu tenho o Vibe K5 e deixa muito a desejar principalmente na bateria que descarrega rápido.
Vc elogia e ao invés de colocar um "mas" pra dizer algo negativo, vc menciona outro celular que não tem nada a ver com a ideia inicial do seu comentário.
Compreendo o valor que vc, A.A., dá à concatenação lógica das ideias, que se reflete na construção das frases. (A ilógica também se reflete perfeitamente, claro.)
Mas, dando o benefício da dúvida, é possível que aquele "mais" seja um "mas" (escrito, digamos... de forma pessoal) e subentenda "porém é da marca Lenovo, e..."
um ótimo aparelho e com uma ótima bateria, talvez seja meu próximo aparelho, capaz dele vir num preço de uns 1400 na versão de 32gb e uns 1700 no de 64gb
Vc tá sendo otimista demais. Provavelmente será quase 2k na versão mais simples, porém, duvido que venha para o Brasil, já que nem o Vibe P1 temos por aqui, que tem bateria de 5.000 mAh.
Aí sim, ótima bateria, configuração boa também, e preço justo, vamos esperar pra ver se tudo se confirma.
vai ser um bom aparelho se ele não passar de uns 1000 ou 1200 na versão mais simples, mas ainda sim é um aparelho a ser observado, não vejo a hora de ver o review completo dele
Vc tá sonhando mais que o Iuri Francisco. Se vier, nunca será perto de 1k.
Delícia de aparelho. Pra mim o único ponto negativo são os botões virtuais sendo que podiam ficar ali do lado do sensor, olhando assim fica a mesma coisa estranha do Moto G4 Plus. Mas nada que me impediria de comprar esse P2 sem medo de ser feliz. Tomara que venha pro Brasil com tudo.
Lenovo ta acabando com a Motorola, parece Samsung
Pra mim as duas empresas são uma coisa só