Jogue enquanto baixa: Android 12 trará recurso gamer super aguardado
Ler em outras línguas:
O Android 12 terá algumas novidades importantes para quem gosta de jogar no celular ou tablet. Um dos destaques é o recurso chamado de "Play as you Download", que promete reduzir o tempo de espera para começar a jogar o game, antes mesmo do fim do download.
- Play as you Download reduz em até 2x o tempo de espera para iniciar o game;
- Recurso funciona de maneira automática no Android 12 para jogos na Play Store;
- Novidade dispensa trabalho por parte dos desenvolvedores.
Segundo o Google, o recurso será integrado à nova versão do sistema, esperada para setembro deste ano. A publicação no blog da empresa para desenvolvedores anuncia que o recurso permitirá iniciar games "em segundos", reorganizando o download dos elementos do jogo.
Diferentemente de outras iniciativas do tipo — como o Google Play Instant, que exigem um trabalho de adaptação por parte do desenvolvedor do game—, o Play as you download funciona de maneira transparente tanto para o desenvolvedor quanto para o jogador.
Segundo o Google, a otimização dos dados do jogo será feita de forma automática, analisando a ordem em que os diferentes elementos do game são carregados, por exemplo, mapas, texturas, personagens, menus, etc. A análise acontecerá nos dispositivos dos usuários, de forma anônima de acordo com o Google, definindo uma ordem de prioridade para as instalações seguintes.
A exigência para que o sistema funciona é que o jogo seja enviado como um App Bundle, ou AAB, que será obrigatório para novos envios à Play Store a partir de agosto. A partir dele, e aproveitando o sistema de arquivos incremental do Android, a Play Store começa a analisar e otimizar a instalação do game.
Na demonstração do recurso, o game Touchgrind BMX pode ser iniciado com apenas 18% do download realizado, quase 20 segundos antes da instalação total dos 127 MB.
Criação de games mais fácil
Além disso, o Google anunciou um kit de desenvolvimento de jogos — Android Game Development Kit, AGDK — para simplificar a criação de games para o sistema móvel. O pacote inclui bibliotecas de recursos para jogos, ferramentas para otimização de desempenho, além de um banco de dados com informações sobre versões de sistema, SoC e quantidade de memória em diferentes mercados.
Outra novidade é o Play Asset Delivery, que também promete reduzir o tempo de download dos jogos, com otimização dos formatos de textura para diferentes categorias de dispositivos, por exemplo, além de reduzir o tempo de atualização dos games com o uso de patches menores, com base nos recursos já instalados no celular.
No geral, além de encurtar o tempo necessário para começar a jogar no celular ou tablet, as mudanças podem também reduzir o espaço ocupado pelos games no dispositivo, além de economizar a franquia de dados no caso das conexões móveis.
Que tal essa novidade?
Fonte: Google