Como a Inteligência Artificial fará (ou já faz) parte do seu smartphone
Em maior ou menor escala, a Inteligência Artificial (AI) já está presente em nosso cotidiano. Seja em um game mais elaborado para consoles, seja no carro do Google ou em um filme ruim do Spielberg, o fato é que nós já convivemos com ela mais do que imaginamos. E isso ocorre, inclusive, em nossos smartphones, onde essa Tecnologia estará (ou já está) bastante presente. Que tal alguns exemplos?
O Google Now também usa Inteligência Artificial
Esse é o exemplo mais básico, mas o fato é que o assistente de voz do nosso smartphone Android tem a sua dose de inteligência artificial para entender nossas ordens. Seja para abrir um aplicativo ou site, fazer uma ligação, responder perguntas ou agendar um compromisso no Google Agenda, a AI está presente para executar os comandos.
A Inteligência Artificial do Now aprende com os hábitos dos usuários e, a partir disso, executa os seus comandos com cada vez mais precisão. Até porque o Google afirma que a taxa de erro para reconhecimento de palavras, hoje, é de menos de 8%. Logo, não fique com medo de “conversar” com seu smartphone, mesmo que isso pareça estranho às outras pessoas. Prometemos que isso vai quebrar um galhão no seu dia-a-dia.
Os bots do Facebook Messenger
Anunciado no último dia 12 de abril, os bots que vão integrar o Facebook Messenger funcionarão como robôs, que farão o papel de pequenos assistentes. Eles se comunicarão com o usuário usando a inteligência artificial para executar determinados serviços, como pedir uma pizza, enviar flores ou pedir um resumo das notícias do dia.
Veja no vídeo abaixo como eles trabalharão:
Até o momento, a plataforma de Bot do Facebook Messenger ainda está na fase beta e não chegará aos smartphones neste momento. A partir de agora, os desenvolvedores - aquelas pessoas que tornam o uso do seu celular mais simples e intuitivo - passarão a integrar tal serviço aos seus aplicativos.
Depois disso, você poderá ler as suas notícias sobre o Android diretamente da tela do mensageiro, bem como pedir a sua pizza predileta enviando apenas uma mensagem "gratuita".
Os bots do Telegram
Mas a Inteligência Artificial não será exclusividade do Facebook. Os russos do Telegram também já começaram a colocar os “robozinhos” para trabalhar em seu messenger. Anunciado também em abril passado, a versão 2.0 da sua “loja de Bots” permitirá aos usuários interagir ainda mais intuitivamente com estes robôs ao utilizar quatro etiquetas diferentes: como @music, @youtube, @foursquare e @sticker.
Um dos diferenciais são os botões embaixo das mensagens, que evitam que o usuário precise enviar uma mensagem para interagir com o robô.
Cada um tem seus recursos. Para ficar em um exemplo: o da tag "@music". Ao digitá-la, o “robov” (robô, em russo. Ou não) vai oferecer o download de várias composições de músicas clássicas, de artistas como Bach, Mozart e Beethoven. As canções são oferecidas em listas paginadas, e ele também é capaz de entregar uma composição aleatória. Tudo isso sem enviar qualquer mensagem.
De acordo com o Telegram, o recurso funciona como um Inline Bot. Isso significa que você pode escrever @music em qualquer conversa e procurar pelo MP3 de compositores renomados enquanto conversa com um amigo. Também é possível ouvir as músicas antes de escolher a melhor para enviar na conversa.
O Google Fotos adivinhará os locais das imagens mesmo sem tags
O Google, claro, é uma das empresas mais presentes quando o assunto é Inteligência Artificial. Além do seu carro que dispensa motoristas, a empresa estaria implementando a AI em outros dos seus produtos online. E, entre eles, está o Google Fotos, cuja tecnologia em desenvolvimento consegue identificar onde uma foto foi registrada, mesmo sem o uso de uma tag de localização geográfica.
Com o nome de PlaNet, o funcionamento do sistema é simples: ao identificar uma foto, ele analisará pixel por pixel dela e passa a comparar seus dados com outras 90 milhões de imagens geoposicionadas, que estão armazenadas em seus banco de dados. A partir daí, o software passa a cruzar referências, detalhes e padrões da sua foto para identificar o local onde ela foi registrada, mas com incrível precisão.
Porque o LG G5 é o próximo passo na evolução dos smartphones
No primeiro teste do PlanNet, o sistema conseguiu identificar o país onde uma foto foi tirada em 28,4% dos casos; e na hora de “descobrir” qual o continente, o nível de precisão foi de 48%. Parece pouco, exceto por um detalhe: no começo, a plataforma tinha apenas 2,3 milhões de imagens em seu banco de dados. Agora, com 90 milhões de imagens, espera-se que o índice de acertos suba consideravelmente.
Os smartphones Android reconhecerão imagens em tempo real. E sem precisar de internet
Uma parceria do Google com a fabricante de chips Movidius – que já ocorrera anteriormente para o Projeto Tango – permitirá que os próximos smartphones Android fiquem ainda mais inteligentes.
Isso porque a Big G utilizará o chip MA2450 nestes telefones, que conseguirá executar o “Aprendizado Profundo” (Deep Learning) para o reconhecimento de imagens em tempo real. E sem a necessidade de estar conectado a internet.
O Deep Learning é uma das ramificações do aprendizado de máquina e que serve não apenas para detectar e reconhecer imagens, mas também sinais de rua e outras figuras.
Uso bastante o Google Now. Pareço um louco falando com o cela principalmente quando estou dirigindo e que tenham pessoas comigo. Elas ficam impressionadas e não acreditam e querem que eu configure seus aparelhos também. Passo impressão de conhecedor de tecnologias sem ser tecnicamente, apenas acompanho a evolução do robozinho verde ET que veio para dominar o mundo. Ele foi enviado do futuro pela SkyNet. Cuidado......
O WhatsApp também possui bots, não?
Conheço ao menos um, que é o Max, para agendar eventos.
Entretanto, acho que ele "morreu".
Ótima matéria.
Não podemos negar que a tecnologia facilita nossas vidas em muitas coisas, mais há também quem defenda que isso nos deixa burros. Usem com moderação galera!
"Mas a Inteligência Artificial não será exclusividade do Facebook. Os russos do Telegram também já começaram a colocar os “robozinhos” para trabalhar em seu messenger."
Só para esclarecer, o Telegram já usava bot bem antes do Facebook. Do jeito que o autor pôs, ficou parecendo que foi ao contrário.
Screenshots de um iGadget 🤔
Não podiam faltar, sendo artigo escrito pelo RuIOS,...
matrix
A tendência é essa, a tecnologia cada vez mais avançada.
É o nascimento da Skynet......fujam para as colinas.-)
IA é bom, desde que não aconteça como no exterminador do futuro, kkkkkk
tecnologia... te amo
I <3 tecnologia
Legal essas informações, e bela foto do Moto Maxx!!