HarmonyOS: quais celulares e tablets receberão o novo sistema
Anunciado no começo de junho, o HarmonyOS já foi prometido para uma centena (isso mesmo) de aparelhos, incluindo não apenas celulares, como também tablets e até smart TVs. Confira a lista de dispositivos que devem receber o novo sistema operacional da Huawei.
Nova base para o ecossistema de produtos e serviços da Huawei, o HarmonyOS (ou Hongmeng, ou ainda 鸿蒙) já está em beta teste em alguns aparelhos no mercado chinês, onde deve gradualmente substituir a personalização EMUI.
Durante o evento de anúncio do HarmonyOS — que já equipa o Huawei Watch 3 e a nova geração do tablet MatePad — a Huawei divulgou uma lista gigantesca de dispositivos que receberão o sistema, com mais de 100 modelos diferentes, tanto da Huawei quanto da ex-subsidiária Honor.
A Huawei ainda não confirmou quando a atualização estará disponível também para aparelhos vendidos fora da China, nem se a lista terá os mesmos modelos.
Para traduzir alguns dos nomes de modelos e versões, montamos uma versão pesquisável da lista, com links para as páginas de notícias e reviews de alguns aparelhos testados pelo NextPit.
HarmonyOS: lista de aparelhos para o novo sistema
Junho de 2021 | 3º trimestre de 2021 |
|
|
4º trimestre de 2021 | 2022 |
|
|
O HarmonyOS estará disponível também para os smartwatchs da linha Huawei Watch, mas a fabricante não confirmou a lista dos modelos compatíveis.
Na China, os interessados em testar o HongmengOS já podem se inscrever no app My Huawei, no serviço Huawei Club ou ainda nas lojas físicas da fabricante no país asiático.
Quando a Huawei disponibilizar o beta teste em versão global, atualizaremos o texto com as instruções para instalar o sistema operacional.
Curioso com o novo sistema, ou o HarmonyOS não passa da EMUI renomeada? Deixe sua opinião no campo de comentários e nos diga se a novidade será suficiente para reerguer a Huawei, dentro e fora da China.
Fonte: Huawei (Weibo)
Legal disso é que um bocado de aparelhos já descontinuados vão receber uma sobrevida. Tem modelo aí de quatro anos atrás.
Rubens tenho uma questão bem curiosa...
A Huawei vai debandar de vez do Android (by Google) em toda sua linha, e até na marca que não pertence mais a ela (Honor). Dai fica o questionamento...
Algumas marcas chinesas manifestaram interesse embarcar "em novos modelos" o HarmonyOS, mas e quem quiser (fora da China) se aventurar e mudar a Rom de seus aparelhos mais antigos que ainda rodam Android, provavelmente irão esperar bastante para experimentar esse O.S. concorda ?
Me atrevo a dizer que a galera lá do XDA vai responder sua dúvida. Considerando que o Harmony OS ainda é o Android disfarçado poderemos ver até Samsung com ele numa Custom ROM.
O legal é que dessa forma vamos ver Harmony OS com Google Services ou mesmo apps e recursos dele rodando em aparelhos Android by Google...
Sobre os Honor acho que os antigos modelos ainda são responsabilidade da Huawei por isso entram na lista de updates para o Harmony, ainda mais porque rola rumores de que o próximo Honor vai vir com Android e Google Services.
Concordo com sua linha de raciocínio.
No caso das outras fabricantes - Oppo, OnePlus, Vivo, Realme, Xiaomi... - não acredito que ofereçam a atualização retroativamente...
É muito trabalho para adaptar uma personalização totalmente diferente.
Concordo com você, acho que vai demorar muito caso sigam por esse caminho.
Sem contar que cada uma vai querer embutir o seu próprio ecossistema por cima do Harmony, haja programadores pra isso.
Uma bela custom ROM by Huawei-)