Google Wallet vs. Apple Pay: O que você precisa saber

Google wallet Apple pay
© Google, Apple, nextpit

Com o lançamento das novas versões do iPhone, a Apple também anunciou o Apple Pay. O serviço chamou muita atenção por introduzir pela primeira vez a tecnologia NFC em seus smartphones, recurso disponível para usuários Android desde 2011. Aproveitando a ocasião, resolvi comparar os serviços Google Wallet e Apple Pay e tirar algumas dúvidas que pairam no ar sobre os dois serviços de pagamento via app.

Google wallet Apple pay
Google Wallet vs. Apple Pay: quem copiou quem? / © Google, Apple, ANDROIDPIT

O que é o Google Wallet?

O Wallet é o sistema de pagamento móvel desenvolvido pela Google em 2011, e permite aos usuários armazenar cartões de crédito e de fidelização. Utilizando o serviço é possível fazer pagamentos e transferências entre contas do Wallet. O recurso "Tocar e pagar" foi recebido pela comunidade com muita expectativa, porém, a falta de suporte das lojas e o pequeno número de parceiros acabou fazendo com que o Wallet ficasse à margem do desenvolvimento do ecossistema de apps da Google.

Google wallet
Usando o recurso "Tocar e pagar" você pode usar a tecnologia NFC do seu smartphone e pagar pelos seus produtos sem a necessidade de cartões de crédito. / © ANDROIDPIT

O que é o Apple Pay?

O Apple Pay é sistema de pagamento eletrônico que também permite aos usuários fazer pagamentos usando o iPhone ou o Apple Watch utilizando a bandeira do cartão de crédito. Assim como o Google Wallet, o o sistema aproveita o NFC dos gadgets da maçã para realizar transações.

Apple pay
Usando o Apple Pay você pode fazer pagamentos via NFC em lojas que ofereçam suporte ao serviço. / © Apple

Diferenças e similaridades

Google Wallet Apple Pay
Lançado em maio 2011 Lançado em setembro de 2014
Funciona completamente nos EUA, e de forma limitada no Brasil e em diferentes países Funciona apenas nos EUA, mas a ideia é oferecer o serviço para o resto do mundo
Possui um cartão próprio e desconta do cartão do usuário o valor Utiliza a bandeira do seu cartão
Guarda os dados de todas as transações que você faz Não guarda os dados das transações
Pode ser usado em smartphones e computadores Pode ser usado em smartphones e smartwatches

Conclusão

Durante o evento de anúncio do iPhone 6, o CEO da Apple, Tim Cook, revelou que todos os dias, apenas nos Estados Unidos, os cartões de crédito são utilizados 200 milhões de vezes. Além disso, chamou este atual processo de pagamento de "bastante ultrapassado". Bom, de certa forma, concordo com ele, hoje em dia levamos o celular para todos os lados, e contar com um sistema pagamento móvel seria uma evolução natural que, infelizmente, a Google continua errando.

No final das contas, a verdade é que a Apple usou como base o serviço desenvolvido pelo Big G e, como sempre, aprimorou o mesmo. No caso do recurso lançado pela desenvolvedora do iOS, o usuário está em primeiro lugar, visto que pode utilizar seus gadgets para completar pagamentos de forma privada. Já quem conta com o Google Wallet está vinculado a um serviço voltado para a coleta dos dados de pagamento. Talvez com uma concorrente de peso, como a Apple, a Google coloque de lado o seu serviço de coleta e venda de dados privados em prol dos usuários.

E aí, estou curiosa para saber o que você acha dos dois serviços. Qual deles se encaixaria melhor no seu cotidiano e por quê? Deixe-nos saber o que você pensa nos comentários abaixo.

Ir para o comentário (15)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

Com mais de uma década de experiência em review de dispositivos, recentemente mergulhei no mundo dos wearables e desenvolvi uma paixão por inovações em saúde digital. Embora agora eu esteja profundamente imersa no ecossistema da Apple, meu entusiasmo pelo Android permanece forte. Anteriormente, fui editor-chefe do AndroidPIT e do Canaltech no Brasil, e agora compartilho minhas análises com o público dos EUA no nextpit. Além da tecnologia, valorizo muito minha coleção de vinis e acredito que a melhor maneira de conhecer um lugar é através da sua gastronomia. Junte-se a mim enquanto exploro a fusão da tecnologia e da cultura em nossa vida cotidiana.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Notificação por push Artigo seguinte
15 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • João Victor 25
    João Victor 11/09/2014 Link para o comentário

    Apple sempre inovando! sqn


  • Bruno Mattos 22
    Bruno Mattos 10/09/2014 Link para o comentário

    Lembrando que o uso de NFC para carteiras eletrônicas só é uns 10% do uso total da tecnologia de comunicação..., tem smart tags... interações de substituição a bluetooth (com tvs, rádios e inúmeros outros eletrônicos), possibilidades de realidade virtual (como os amiibos do Wiiu)...

    Simplesmente a Apple está começando muiiiiiiiiiiiiiiiiito atrasada e achando que pode se valer da sua fama para omitir que começou devagar no serviço... se fosse feita uma tabela com tudo que um aparelho android pode fazer com NFC, versus um Iphone, ou até um windows phone (temos que lembrar que a nokia é uma das pioneiras na tecnologia NFC)... putz... seria igual comparar um panfleto com uma enciclopédia.

    E ainda bem que o senhor Phil Schiller queimou a língua já que todos achavam que finalmente o NFC chegaria no Iphone (na versão 5) mas não veio, eles mesmo falou que o "passbook" era tudo que um user do Iphone precisava para carteira eletrônica... mas agora a linguinha dele deve está ardendo... vamos ver se futuramente o carregamento QI (por indução) entra no Iphone 7 com um badalar parecendo ser a nova invenção da roda, porém já saberemos que o android tinha faz tempos...

    p.s.: Não tenho nada contra a Apple, só não compro produtos deles por causa do preço, por eu achar francamente que não vale a pena. Porém sou contra atitudes presunçosas, não matará a Apple e principalmente seus fãs verem que nos outros ambientes (Android e WP) tem coisas boas e que podem ser aproveitadas e assumir que se inspiraram nisso. Mas a maioria diz, "ah isso é coisa de android, vai estragar o Iphone", ou "do android é péssimo, a versão do IOS é muito superior, não sei como, mas é".

    Marc FreitasJoão VictorIarle Lopes Olivier


  • Lipe M. 24
    Lipe M. 10/09/2014 Link para o comentário

    Vejo uma grande utilidade no NFC, uso pra recarregar vale transporte no bilhete único de São Paulo e pra consultar o saldo também.


  • 18
    NILLFRANK SILVA 10/09/2014 Link para o comentário

    No Brasil mais de 80porcento utiliza o plano pré pago. Pq não faz um sistema que desconte do próprio crédito? Pq crédito e dinheiro! E tudo a vista!

    Ivan Augustothiago araujo S.Diogo Paulo


    • João Victor 25
      João Victor 11/09/2014 Link para o comentário

      não estamos na época dos celulares lanterninha


    • FABIO NEVES DESERT MENEZES 20
      FABIO NEVES DESERT MENEZES 11/09/2014 Link para o comentário

      Isso traria problemas na hora da contabilização dos valores.
      Créditos de celular não podem ser utilizados como dinheiro, justamente por que não foram criados para terem essa finalidade.
      Sabe aquela história de receber balinha de troco ao invés de dinheiro? Economicamente falando é mais ou menos a mesma coisa.
      Transações financeiras só podem ser feitas por dinheiro ou títulos de crédito.

      Rafael


  • 10
    Carlos Moreira 10/09/2014 Link para o comentário

    Não confiaria em um serviço que não consegue nem ao menos manter fotos na nuvem, que dirá o meu cartão de crédito.

    Ivan AugustoDiogo PauloJoandersom MatosMatheus J. Shopek


  • Thiago19 40
    Thiago19 10/09/2014 Link para o comentário

    ate que enfim a Apple colocou NFC nos seus gadgets, espero que agora o NFC seja mais utilizado. vejo muita gente que nem sequer sabe o que é NFC e quando sabe não utiliza pq não tem com o que usar.

    Diogo PauloAdriano MartinsLipe M.


  • - marcosmaiacv 36
    - marcosmaiacv 10/09/2014 Link para o comentário

    O que a Google já tinha em 2012 , a Apple "inovou" em 2014 , esse novo iPhone e iOS 8 , é uma piada , merece ser comparado á um N4 , só esperando pra ver o Android L massacrar o iOs 8 hahahaha

    Ivan AugustoMarc FreitasDiogo PauloJoão Victor PerestrelloRodrigo SouzaMarcos GaldinoJosé perivaldo limaAdriano MartinsLipe M.Matheus J. ShopekDalton LimaMoacir TiradentesWallace MarquesConta desativadaOtávio MessiasJunior D.Pedro Lucas


    • Otávio Messias 17
      Otávio Messias 10/09/2014 Link para o comentário

      E o N4 ainda ganha com vantagens! 👌

      João Victor PerestrelloJoandersom MatosRodrigo SouzaAdriano MartinsRenato MirandaLipe M.Matheus J. Shopek


    • 18
      Matheus Santos 11/09/2014 Link para o comentário

      Calma fera, ta sem dinheiro pra comprar um?

      RafaelGabriel Félix


      • - marcosmaiacv 36
        - marcosmaiacv 12/09/2014 Link para o comentário

        Não é falta dinheiro , mas só não sou burro o bastante pra dividir um celular em 12x , pra sair "ostentando" igual vocês usuários de iPhone faz , de um aparelho que nunca inova e não atende as minhas necessidades , agora você tem um iPhone e ainda continua andando de metrô/ônibus né ? hahaha


  • 20
    Fábio de Mello 10/09/2014 Link para o comentário

    Parem de chamar o Google de Big G.

    Gabriela LamiraIvan AugustoDiogo PauloFernando AguiarMateus PerinRenanmpTelecoPedro HenriqueThiago19David SilvaAdenilson Molmelstet


    • Deco S. 19
      Deco S. 10/09/2014 Link para o comentário

      Acho estranho também. O termo Big N é conhecido internacionalmente no mercado com uma forma mais curta de nomear a Nintendo, mas nunca vi nada mais ser chamado assim seja no mundo da tecnologia ou não (olha que eu leio muito e acesso muitos sites de assuntos diferentes). Acho que se inspiram nisso.

      Ivan Augusto

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.