Samsung Galaxy Note vira nome de estação de metrô em Madri

Samsung Galaxy Note vira nome de estação de metrô em Madri

Placa da estação "Estación Sol" com informações sobre as linhas 2 e 3 do metrô, destacando destinos.

Não é novidade para ninguém que a Espanha está mergulhada numa crise econômica que parece ser incontornável. E não muito diferente do que temos acompanhado quando o assunto é Grécia, a ordem no país ibérico é a de conter gastos por todos os lados. E claro que como uma das formas de manter subvenções à população, muitas vezes os governos devem estabelecer parcerias público-privadas. Enxuga-se o Estado sem que serviços ou benefícios sejam necessariamente cortados. Para se ter uma ideia, 60% do custo de um bilhete no metrô de Madri são subvenções públicas. Ora, como cortar tal gasto e ainda não criar mais descontentamento na população espanhola, já farta de ausência de soluções para a crise que assola quase todos? Afinal, cortes nas subvenções devem significar aumento no preço da tarifa do metrô... Pois bem, a empresa que administra o serviço metroviário em Madri, a Metro, resolveu investir no conceito de street marketing. Como tal conceito deverá ser aplicado às estações de metrô de Madri? Simples: as estações passam a carregar, junto com seu nome tradicional, uma marca. O melhor exemplo disso é que a estação Praça Sol passou a chamar Estação Sol Galaxy Note! Isso mesmo: a Samsung patrocina o serviço metroviário de Madri e dá o nome de seu dispositivo Android para uma das estações da cidade.

A estação Sol é símbolo de resistência ao sistema

As reações podem ser bem díspares diante de tal fato. Antes de mais nada, vale lembrar que a estação Sol foi o palco de uma das manifestações políticas mais importantes nos últimos anos na Espanha, onde se reuniram milhares de pessoas para demonstrar sua indignação diante da inação dos governantes espanhóis perante a crise por qual passa o país. Imagine, portanto, que a estação Sol passou a ser quase que um símbolo não somente contra a crise, mas até contra o capitalismo. Como, portanto, interpretar a atitude da Metro de criar uma parceria com uma gigante do capitalismo, como é o caso da Samsung? Há quem veja nessa PPP uma das soluções para a crise espanhola. Outros, por sua vez, analisam tal fato como um grande sarcasmo e ironia dos setores públicos. Afinal, por que iniciar um projeto de street marketing justamente no foco de resistência ao sistema?

Deixamos claro que a Espanha não é o primeiro país que traz esse tipo de solução. Mesmo as linhas de metrô de Berlim são tomadas por cartazes publicitários. E obedecendo ao mesmo princípio de Madri, desde 2009, a estação do Brooklyn em Nova Iorque passou a chamar Barclays. O fato é que são contextos sociais e políticos totalmente diferentes que regem EUA, Alemanha e Espanha. E no caso dos espanhóis, a tal parceria pode, na verdade, indigná-los mais ainda. O que vocês acham: a solução deve ser louvada ou criticada por seu conteúdo, que pode muito bem ser interpretado como sarcástico e irônico?

 

Fonte: El País

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1 comentário
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    José Luís Silva Martiniano 16/06/2017 Link para o comentário

    Legal!!