Projeto que acelera atualizações do Android pode chegar a celulares antigos
Com o anúncio do Android O, durante o último Google I/O, o Google anunciou algumas novidades bem interessantes para o novo sistema. Uma delas é o Project Treble (Projeto Triplo), que pretende modificar a base do sistema e deixar o trabalho de customização para as fabricantes. Acontece que esse esse projeto pode deixar de ser exclusivo da versão nova e chegar a modelos antigos.
Durante um podcast do Android Developers Backstage, os desenvolvedores Romain Guy, Iliyan Malchev, e Chet Haase falaram um pouco sobre o Treble. Eles afirmaram que o Google está considerando levá-lo para modelos antigos, mas que isso é algo dependerá de parcerias que as empresa precisará fechar com fabricantes, operadoras e distribuídoras.
Isso acontece porque o Project Treble atualiza os drivers do hardware e a base do sistema operacional, adicionando melhorias, correções ou até mudando a versão do sistema. Todo esse trabalho é feito pelo Google, enquanto a fabricante fica responsável por cuidar da customização da interface e serviços adicionais. Não se sabe ao certo se as empresas envolvidas estão dispostas a colaborar com o projeto. Muitas fabricantes também desenvolvem o código-fonte por conta própria, e com o Project Treble quase tudo ficaria padrão na base do SO.
O Treble foi confirmado apenas para o Google Pixel até o momento, e a Google precisou fechar uma parceria com a Qualcomm para que o mesmo fosse viabilizado. Segundo os engenheiros, a empresa está disposta a fechar novas parcerias para estender o projeto aos modelos antigos, mas nenhum detalhe a mais sobre isso foi revelado até o momento.
O que você achou da ideia do Google? Será que o Treble pode realmente chegar aos modelos mais antigos?
Fonte: Android Developers Backstage
Tudo isso é muito lindo e maravilhoso na teoria.
Mas é ver se continuará assim na prática.
Tomara que chegue para meu galaxy gran prime android 5.1.1
Essa ideia não sairá do papel nunca, é contraproducente, ninguém daria um tiro no pé assim, nem mesmo o Google teria interesse em desagradar seus parceiros.
parece bom
Diz a lenda....
Humrum...operadoras e fabricantes estão amando essa idéia...afinal,é muito rentável o usuários permanecerem 3 anos com um aparelho e recebendo atualizações... #sqnmesmo
Os caras já engolem a seco a Apple(que já incluem as atualizações no alto preço) e agora a Google vem querer "salvar" os dispositivos...vou até me deitar na cama ali pra esperar...
🙂
Gostaria de entender como as custom ROMs e Xiaomi fariam
Uma coisa que mata e deveria ser abolido é a participação e modificação do sistema devido bloatwares das operadoras.
Apple não deixa o iPhone ser modificado.
Google bem n deveria nem as fabricantes permitirem
Obs: somente operadoras (o que já encurta bastante o tempo de atualização)
Ai não seria open source
A Apple é dona de IOS e IPHONE, pode fazer o que quiser, o que é o inverso do Google.
acho muito longe isso...... não chega tão cedo
Faz uma cota q leio esse papo ai. Desde o Android 5.0
Deve fazer isso. A google está é demorando a fazê-lo. Como já disse e bem sabemos temos muito aparelho com hardware bom por aí que pararam no Lollipop, e se não fosse as roms da LineageOS, RR, etc, muitos aparelhos como por exemplo os s3, s4, s5, LG G3, G4, e muitos outros, estariam totalmente abandonados. Acredito que a google tem que fazer um SO que seja instalável em qualquer aparelho antigo (porque quem tem um antigo é porque gosta e o hardware atende bem até agora). Claro que sabemos que há, sempre limitações, mas que os aparelhos não fique de todo abandonado, podendo atualizar, para um novo SO, pelo menos umas duas versões ou mais. Tomara que o projeto vingue para que o sistema seja mais livre do poder das operadoras e empresas que querem mesmo é só vender.
O único projeto que realmente funciona e trás atualizações para celulares antigos é a Custom Rom! ^^
Fato
Ótimo, mas as fabricantes não estão nem aí!
Triste realidade brother Claudio Robo!
Já apresentei a solução para atualizações. Não permita que as fabricantes transformem suas interfaces em algo nativo.
Sempre Breves einh brother!
E n permitir modificações por operadoras, como a Apple tbm n permite