Google Play está removendo apps que pedem permissão para usar telefone e SMS
O Google parece estar fazendo uma limpa em sua loja. Todos sabemos que a Play Store tem uma quantidade muito maior de lixo do que de apps úteis, e é por isso que aqui no AndroidPIT garimpamos bons apps para vocês. O alvo da vez da Big G são os apps que pedem permissão de uso de SMS e do seu telefone.
Uma das metas de 2019 do Google parece ser uma bela limpeza em sua loja. Recentemente, passou a excluir apps que vendiam remédios e drogas, e algumas semanas atrás também apagou apps que só serviam para mostrar anúncios e outros que continham malware.
- Entenda tudo sobre as permissões de aplicativos e proteja seu Android
- O que são atualizações mensais de segurança?
Há algum tempo, o Google avisou os desenvolvedores que apps que pediam permissão de uso de SMS e telefone teriam que se encaixar em suas novas diretrizes. Com isso, eles teriam três opções: ou enviavam um documento ao Google, justificando o uso dessas permissões em seu app; ou pediam um tempo para se adaptarem; ou removiam de vez o app.
Esse tempo que a criadora do Android deu já se esgotou, e agora os apps que não tomaram providências estão sendo removidos da Google Play Store. Os desenvolvedores que enviaram documentação ou pediram mais tempo têm até o dia 9 de março de 2019 para receberem um retorno do Google, ou também serão retirados da loja.
Os casos permitidos são aqueles em que, obviamente, lidam especificamente com ligações e SMS, como gerenciadores ou apps alternativos. Ainda há os que funcionam junto ao Google Assistente, e por isso também podem utilizar essas permissões.
Porém, apps que usam essas permissões, mas não exatamente com o app de Telefone, o de Mensagens e o Google Assistente, podem ter problemas. Aplicativos de segurança e antivírus que examinam mensagens SMS, aplicativos de gerenciamento de contatos, registros de chamadas e outros já estão sendo banidos.
- É assim que o Android guarda suas impressões digitais
- Isso é o melhor que você pode fazer para manter seu smartphone seguro
A decisão é parte do Projeto Strobe, uma iniciativa criada para limitar o acesso dos desenvolvedores às informações do usuário. No ano passado, em outubro, o Google notificou os desenvolvedores para atualizarem seus aplicativos para o nível 26 da API.
A empresa já recebeu dezenas de milhares de declarações de desenvolvedores que esperam poder usar as permissões, e nesse processo muitos apps que foram abandonados pelos criadores (mas que ainda são úteis para muitos) em breve serão apagados.
Porque essas permissões são perigosas?
O Google apresenta soluções para muitos casos, oferecendo APIs mais novas que dão mais segurança ao usuário e que apenas se conectam a ligações e SMS, sem de fato acessarem os dados mais sensíveis.
Com elas, uma pessoa mal intencionada pode fazer ligações no seu smartphone, enviar SMS sem o seu consentimento e, tendo acesso também ao que você recebe, pode burlar a segurança de autenticações de dois fatores que mandam mensagens com códigos para dar acesso a algo.
E meus apps preferidos?
Muita gente já fica apreensivo, pois alguns apps são importantes para seu uso e caem nesse problema de permissões. Mas algumas coisas já estão sendo resolvidas. O desenvolvedor do Tasker, por exemplo, já informou que o Google aceitou suas requisições.
Porém, nem todos estão a salvo ainda. O famoso app Cerberus, que ajuda a gerenciar o smartphone, ainda não tem a permissão, e muitos outros que permitem gravar ligações, como o ACR Call Recorder, Easyjoin e mais ainda estão brigando com o Google para continuarem na loja. Outros já estão migrando para lojas como Samsung Apps e Amazon.
Será que o Facebook dança nessa?
Achei curiosíssimo, um App que parece vir pré-instalado nos Galaxys Samsung, j5 e 7, chamado Sherlock 1.0, que tem permissão total do sistema para acessar todas as funções do aparelho e fazer qualquer alteração no sistema.
Eu uso o Cerberus a anos e esse recurso de ligações e SMS é extremamente útil. A solução paliativa do Cerberus, foi deixar em seu site o APK com todas as permissões.
Tem que tirar mesmo. O App com função tal, tem que cumprir essa função e nada mais. Dependendo do App que você baixa, se você não libera o acesso ou eles não funcionam direito ou ele fica pedindo permissão, isso é chato demais. Isso é algo muito ruim que acho na Play Store, por mais que exista uma quantidade muito variada de apps, ao mesmo tempo tem muita porcaria.
Até que enfim! Até app de lanterna pedindo acesso a telefone, sms e até microfone.
Com pouca privacidade e tantos vazamentos de dados pelas empresas, já passou da hora. Tomara que essas permissões fiquem ainda mais restrito.
Passou da hora em.moralizar a Store.
Muito boa essa iniciativa do Big G, visto que não é interessante, instalar um aplicativo e este ficar pedindo permissões para acessar todo o dispositivo.
Próximo passo: limitar a customização "in the sake of security"... Ops, me esqueci da pinimba com o Substratum...
Saudades do tempo em que Android significava a liberdade de "construir" a plataforma que você quer usar...