Google I/O 2019: Pixel 3a e Android Q lançados!
Todos os anos, os fãs do Android esperam por alguns grandes eventos relacionados ao sistema. Um dos maiores é o Google I/O, conferência da empresa voltada para desenvolvedores, que mostra novidades, principalmente, da nova versão do Android.
Google I/O 2019 - Destaques e novidades
Ele chegou! Google anuncia o Pixel 3a
Os que sonham com um Google Pixel de baixo custo podem se animar. Para a surpresa de ninguém, o Google aproveitou o I/O 2019 para anunciar o Pixel 3a e Pixel 3a XL, versões de baixo custo de seus carros-chefe.
O principal destaque do Pixel 3a é seu preço. Apenas US$ 399, metade do preço de um Pixel 3. O aparelho tem processador Qualcomm Snapdragon 670 com 4 GB de RAM, 64 GB de memória interna e tela OLED 18,5:9 com resolução Full HD+. O design é quase idêntico ao do Pixel 3.
A Google não economizou no principal destaque dos Pixel: a câmera. O Pixel 3a usa exatamente o mesmo sensor de imagem que o Pixel 3, e roda os mesmos algoritmos de software. O resultado é praticamente a mesma qualidade de imagem, tanto de dia quanto em fotos noturnas.
O Pixel 3a estará à venda a partir de amanhã (08/05) nos EUA e Europa.
Os destaques do Android Q
Segundo o Google, o desenvolvimento da próxima versão do Android, que deve ser lançada no final deste ano, está sendo baseado em três pilares: inovação, segurança e privacidade e bem-estar digital.
No pilar da inovação, a empresa destacou o suporte a foldables, com o recurso de "App Continuity" integrado ao sistema. Os usuários poderão começar a usar um app com o smartphone dobrado, desdobrá-lo e continuar usando o app instantâneamente em uma tela maior.
O sistema também terá suporte nativo a 5G, e o tão esperado "Tema Escuro", que ajudará a economizar bateria em aparelhos com telas OLED.
No quesito privacidade, o sistema terá um novo painel na tela de configurações, onde o usuário poderá controlar como, e por quem, suas informações pessoais serão utilizadas. Uma atenção especial foi dedicada à localização. Agora o usuário pode permitir ou negar o acesso à localização por app, ou até mesmo ativá-lo apenas enquanto um app estiver sendo usado.
No bem-estar digital, o novo "Focus Mode" pode silenciar automaticamente apps que causem distrações quando ativado. E com o Family Link, pais poderão, de seus aparelhos, controlar o acesso e uso de apps no smartphone de seus filhos. Isso inclui autorizar a instalação de apps e a capacidade de definir limites de uso, por app e gerais para o dispositivo.
A terceira versão Beta do Android Q estará disponível a partir de hoje em 21 aparelhos de 12 fabricantes diferentes, incluindo todos os smartphones da família Pixel. Segundo o Google, hoje há mais de 2,5 bilhões de aparelhos Android ativos, produzidos por 180 parceiros em todo o mundo.
Novas ferramentas de acessibilidade
O Google está investindo em ferramentas de acessibilidade para facilitar a vida de usuários que são portadores de alguma deficiência. Entre elas, três voltadas para usuários com dificuldade de audição ou fala. O Live Transcribe é uma ferramenta simples que transcreve conversas em tempo real, usando as tecnologias de reconhecimento de voz do Google. Além de ler o que é dito pelo interlocutor, o usuário pode digitar uma resposta, que será lida pelo app.
Já o Live Caption é um sistema de geração automática de legendas para qualquer tipo de conteúdo de vídeo, não importa se é um vídeo no YouTube, um clipe armazenado localmente ou mesmo um vídeo sendo gravado naquele momento com a câmera.
Por fim, o Assistive Chat permite transformar conversas telefônicas em um chat. O que é dito pelo interlocutor vira texto, e suas respostas são lidas para ele.
Todos estes recursos podem ser usados mesmo com o smartphone offline. Isso porque a Google conseguiu encolher os modelos de processamento de fala, que antes ficavam em um servidor e ocupavam 2 GB, para apenas 80 MB. Assim, todo o reconhecimento acontece no aparelho, sem que nenhum dado seja enviado para a rede.
Google Assistant fica mais rápido, e mais poderoso
Os esforços para melhorar as ferramentas de busca também se aplicam ao Google Assistant. O Google conseguiu encolher os modelos de processamento e síntese de voz, reduzindo seu tamanho de 100 GB para apenas 500 MB. Assim, parte da inteligência do Assistant pode rodar no próprio smartphone, o que torna o assistente até 10x mais rápido na resposta aos comandos. O Google chama isso de "Next Generation Assistant" (Assistente de próxima geração).
Quem tem um "Smart Display" com Google Home poderá agora ter resultados personalizados, com o assistente sendo capaz de diferenciar usuários e entregar resultados relevantes a cada um, recurso chamado de "Picks for You".
Por fim, o Assistente irá ganhar um novo "Modo Direção". o dizer "Hey Google, let's drive" (Ei Google, vamos dirigir!) o app mostrará uma interface otimizada, com as atividades mais relevantes relacionadas à sua rota em destaque. A nova geração do Google Assistant chegará ao mercado ainda neste ano, junto com a próxima geração dos smartphones Google Pixel. Assista a demo do que a próxima geração é capaz de fazer:
Novidades na busca
A Google está trabalhando para integrar a câmera à sua ferramenta de busca, adicionando "uma nova dimensão" aos resultados. Em breve, os resultados de buscas incluirão experiências em AR: modelos tridimensionais poderão ser vistos de todos os ângulos, e até colocados sobre o ambiente ao seu redor usando a câmera. Assim, fica mais fácil checar os detalhes de um modelo anatômico, ou como um tênis fica junto com suas roupas.
O Google Lens também está ficando mais poderoso. Em breve, você poderá apontar a câmera para o menu em um restaurante, e o app mostrará para você quais são os pratos mais populares, e até mesmo fotos deles. E se você apontar a câmera para a conta, ele poderá ajudar a calcular a gorjeta e a dividir a conta entre você e seus amigos.
Os novos recursos do Google Lens também serão integrados ao Google GO, o app de busca para smartphones de entrada. Bastará apontar a câmera para uma placa ou cartaz, por exemplo, e o Google Lens será capaz de ler o texto em voz alta. Não fala o idioma? O app pode traduzir o texto, sobrepô-lo à imagem da câmera e ler a tradução.
Segundo a Google, isto será especialmente útil em países em desenvolvimento, onde grande parte da população não sabe ler. Este recurso estará disponível em 15 idiomas, incluindo o português, no final deste mês, e será otimizado para funcionar mesmo em smartphones de baixíssimo custo.
E você, o que achou das novidades anunciadas durante o Google IO?
A priori, são muito boas e muito bem vindas essas melhorias.
Espero que o Google atualize toda interface atual e jogue pra todos os smartphones sendo avançados intermediários ou os de entrada
Esperando a Stella instalar o beta 3 do Android Q pra eu decidir se instalo ou não.
Olha, deu um trabalhinho aqui, rs. Deu um bug que não terminava de instalar, tive que reiniciar o aparelho muitas vezes. Mas parece super estável, sem problemas até o momento. :D
* Cobertura do evento Google I/O. O artigo será atualizado em tempo real *
Muitas melhoras para o sistema, dentre as quais, ampliar a autonomia da bateria do smartphone. Um sistema que possa rodar super fluido, sem consumir muita memória RAM.
To curtindo muito essa nova identidade visual, apesar de achar ela um pouco espaçosa demais rsrs
Vem tranquilo Pixel, vem tranquilo. 😎
🤣
Vamos torcer para a Google finalmente trazer a Google Store ao Brasil.
Isso seria um sonho
Quero a Google vendendo sua produtos no Brasil.....pode ser até pela Amazon.
Não quero um novo Android. Quero uma correção de bugs da versão atual :'(
que venha o Android 10.... A OnePlus certeza que vai liberar quase junto do pixel
E as marcas não terminaram nem de mandar o 8 direito.
Meu sonho é um smartwatch pixel, a prova d'água que bata de frente de verdade com o Apple watch
Pessoal do Google me ligou e disse que vai se chamar Android 10.0 Quindim.
já quero no meu
esperar pra ver
já estou ansioso para meu mi a1