Google I/O 2017: cinco coisas que todos os usuários devem saber
O Google I/O é a conferência do Big G voltada para os desenvolvedores. Contudo, todos os anúncios feitos por lá terão consequências práticas nas vidas de todos os usuários, mesmo aqueles que não são desenvolvedores. Por isso, resolvi separar três destaques que todos nós devemos ter em mente sobre o I/O 17.
1. O famoso machine learning
A aprendizagem automática ou aprendizado de máquina (em inglês: "machine learning") é o cérebro da inteligência artificial. Se esse mecanismo melhora, a inteligência dos assistentes virtuais se aperfeiçoará e, consequentemente, a experiência do usuário será melhor. Com assistentes virtuais eu quero me referir ao Google Assistant, a Bixby, a Alexa, a Siri e a Sense. Não apenas esse tipo de recurso ficará melhor, como também o Google Tradutor, por exemplo, que poderá gerar traduções melhores. É claro que o machine learning não se limita a isso, mas também poderá nos proporcionar descobertas novas.
Ainda nesse sentido da inteligência e aprendizado, um dos primeiros anúncios feitos por Sundar Pichai no Google I/O 2017 foi o Google Lens, que estará embarcado no Fotos e no Assistant. Com ele, o usuário só terá que apontar o celular para um rótulo, estabelecimento ou até mesmo uma flor para que todas as informações sejam exibidas. Outro ponto interessante aqui tem haver com o reconhecimento facial, que será capaz de identificar os rostos na imagem e sugerir o compartilhamento da mesma com o contato correto. Sinceramente, nossas vidas irá mudar.
2. O Google comprou briga com o Amazon Echo
Agora, falando sobre o Google Assistente, o assistente do Big G está preparado para competir com seu principal concorrente de mercado, o Echo, da Amazon. Finalmente, o projeto ganhará mais integração com serviços e conteúdos multimídia, como Spotify, Deezer e SoundCloud.
O Assistant conseguirá mostrar seu potencial quando melhor integrado aos smartphones, tablets, Android TVs e entre outros dispositivos que contam com plataformas de streaming. O suporte que o produto oferecerá será tão abrangente e integrado quanto o Echo. Infelizmente, o Home não estará disponível no Brasil neste primeiro momento.
3. Nossos smartphones serão mais seguros
Se nos próximos meses você decidir trocar seu smartphone ou então estiver pensando em comprar um novo, provavelmente terá a sorte de levar pra casa um smartphone com Android 8.0 O.
A principal característica que estará presente na futura versão do sistema é o Google Play Protect, uma plataforma integrada ao Google Play que irá gerenciar aplicativos que podem causar problemas ao sistema. Outro ponto divulgado no Google I/O, além da segurança reforçada, é o melhor gerenciamento que o sistema fará para poupar bateria monitorando o comportamento dos apps.
4. VR será menos elitista
Um dos grandes anúncios da conferência foi a chegada de um óculos independente, que não precisará de um smartphone para funcionar. Isso vai além do que temos hoje com o Gear VR, o HTC Vive, o Oculus Rift e o PlayStation VR. Quebrar a dependência do óculos com o smartphone significa algo grande, que é a exigência de um dispositivo caro para seu funcionamento, o que é uma limitação para muitos usuários.
O Google também está dando uma resposta clara aos fabricante, que estão lançando produtos incompatíveis com a plataforma Daydream, ou então sem dar a devida importância a mesma. É como se o Big estivesse dizendo: se vocês não querem fazer, eu faço. Esperamos que com isso o novo investimento seja mais amplo e massivo, atingindo novos públicos, e não se espelhando no Google Pixel, que é um produto super caro.
5. Google Fotos pode levar seu relacionamento ao divórcio
Não se deixe enganar pelo título engraçado, pois não é bem assim. Uma nova funcionalidade do Google Fotos (plataforma onde todos os dias são enviados 1,2 bilhões de fotos, segundo o Google), será capaz de criar álbuns físicos selecionados pelo Google, e que custarão entre 9,99 e 19,99 dólares, e que serão compartilhados/enviados para os contatos selecionados pelo usuário automaticamente.
O exemplo usado na conferência foi o seguinte: "pense num situação onde as imagens feitas com seu filho serão enviadas automaticamente a sua esposa". O Google quer estabelecer uma relação de confiança entre o usuário através de mecanismos e códigos que processam informações pessoais. Mas, e se por um erro, essas imagem forem enviadas a pessoa errada? E se o sistema não identificasse o destinatário correto? Este é um recurso interessante, mas requer nossa atenção.
Qual dessas novidades mais te chamou atenção?
Pra mim a I/O 2017 não impressionou nesse ano, esperava mudanças e novidades mais significativas.
Parecem interessantes.
Boas novidades, mas a que quero ver mesmo é essa de melhorar o consumo dos apps e fazer a bateria durar mais...
Eu acharia interessante ter esses assistentes como o Google Home e o Amazon Echo. A parte ruim pra mim nem é o fato de ser vendido no Brasil, mas o fato de só funcionar em algumas línguas e o meu inglês falado é no nivel do Joel Santana.
bem bacana
fraca fraca, esperava mais
Achei o I/O muito fraco esse ano em comparação aos anos anteriores, não tivemos inovações tão significativas quanto às do ano passado, por exemplo, sem contar que, estranhamente, talvez a melhor novidade para as próximas versões do Android não foi sequer mencionada, o Project Treble. Como assim eles deixam de mencionar uma mudança que pode acabar com o maior problema do OS, a fragmentação? Vai entender...
Vai ver sabem que não vai funcionar direito e não quiseram apresentar
nunca,impossivel acabar com a fragmentação
Google!
Te amooooo
..
Quê isso FH? Traindo a moça da foto? rs....
Kkkk
É uma traição fictícia.. rs
UAHAUAHAUAHAUAHA todas as mulheres de membros do androidpit, tem que saber que temos esse segundo amor hahaha
Verdade Leandro, elas têm que dividir espaço com a tecnologia! rs....
6 coisas que todos devem saber.....
Eu continuarei só olhando, impressionado e babando! ^^
Google lens nao é a mesma coisa que o bixby vision?
sim,mas dá google
Querer um backup automático que realmente funciona é pedir muito?
Onde você está tendo problema? Mais fácil que o Fotos acho impossível o.o
O Ruy não trabalha mais no AndroidPit? Nunca mais postou nada...