Por que os novos Galaxy S6 e S6 Edge custam tão caro no Brasil?
Esta semana a Samsung anunciou oficialmente a chegada dos novos Galaxy S6 e S6 Edge no Brasil. Estivemos presentes no evento que contou com representantes da empresa e algumas celebridades nacionais. Após a apresentação dos novos dispositivos, fomos convidados a participar de uma sessão de perguntas aos executivos da empresa. A pergunta mais aguardada foi a que obteve a resposta menos convincente: porque os novos Galaxy custam tão caro no Brasil?
- - Saiba onde comprar!
Ao ser questionado sobre o valor dos novos aparelhos no Brasil e a ausência da versão de 128 GB, Antônio Quintas, Diretor Sênior de dispositivos móveis da Samsung, respondeu que tudo se trata de uma estratégia mercadológica. Segundo o executivo, ambos os dispositivos são fabricados no Brasil com alguns componentes eletrônicos importados. Contudo, o acabamento final e as especificações introduzidas nessa geração colocaram os novos Galaxy S6 e S6 Edge em um patamar premium. Quintas acrescentou que a versão de 128 GB não foi disponibilizada no Brasil devido a baixa demanda pela capacidade, já que os usuários mais avançados se contentam com o armazenamento entre 32GB e 64GB.
"Os novos Galaxy são fabricados no Brasil, é necessário apenas inserir um chip de memória para comercialização da versão de 128 GB, se identificarmos a demanda pela mesma. Não existe restrição tecnológica para que isso aconteça."
Sobre o valor dos novos dispositivos, Quintas afirma que a experiência oferecida no novo software, o acabamento composto por materiais nobres e as especificações técnicas, fazem com que Galaxy S6 e S6 Edge estejam com o valor de mercado alinhado aos demais concorrentes. O executivo foi indagado sobre as características retiradas, que estavam presentes no Galaxy S5, como resistência a prova d'água e bateria removível.
- Galaxy S5 vs. Galaxy S6: um abismo entre gerações
"Tudo se trata de uma estratégia de mercado. Resolvemos oferecer uma experiência completa ao consumidor, e para isso foi necessário uma reformulação nos recursos. É muito difícil entregar um dispositivo com uma traseira de vidro que possa ser removida para acesso á bateria".
Segundo o site Re/code, a versão de 64 GB do Galaxy S6 Edge tem o custo de produção avaliado em US$ 290. Este valor é US$ 34 a mais do que o Galaxy S5, com traseira revestida em policarbonato. No mercado americano essa variante é comercializada por US$ 799, provendo à empresa uma margem de lucro de 41%. No Brasil a situação é pior, já que a Samsung possui fábrica com linhas de produção em Campinas/SP e na Zona Franca de Manaus, esta última oferece redução de até 88% do Imposto de Importação.
Ainda no evento, os executivos da empresa afirmaram que a cada três meses novas propostas de revisão no preço dos dispositivos são repassadas ao comercio nacional. Agora, vamos aguardar três meses após o lançamento oficial dos novos modelos em 25/4 para confirmar se teremos uma boa noticia aos usuários.
E aí, qual a sua opinião a respeito do valor cobrado no Galaxy S6 e S6 Edge?
Devem de comprar fora do brasil, eu comprei um Zemfone de 128gb de memoria interna por R$ 650,00 mais frete e um Iphone 6 plus de 128 gb de memoria interna por R$ 850,00 mais frete, se comprasse esses 2 celulares no brazil tinha que gastar mais de R$ 7000,00 reais
Se por um lado a sansung explora o mercado nacional, porque aqui é casa da mãe Joana e vem descaradamente na sombra do Apple até na busca do mesmo status elitizado de preço. Por outro lado o tempo depõe contra marca e a favor do consumidor na queda progressiva dos preços e um péssimo investimento no que se refere à desvalorização certa.
Só esperar em pouco tempo está especulação de preço irá se ajustar ao consumidor brasileiro
Agora me diga, que outro aparelho que valha tanto, mais que R$ 4.000,00?
Pra mim um aparelho desse, top, acima de R$ 2.000,00 é uma compra ruim.
Taí a lógica de que quando se torna um bem tão valioso, inalcansável por muitos, chama-se ainda mais a atenção dos ladrões.
Os preços adotados pela fabricante no Brasil, considero desonesto e por isso ao meu ver torna o produto uma bela porcaria, mas não à qualidade final dele, mas pelos preços adotados para com o consumidor brasileiro. Na matéria acima a própria Samsung afirma que seus preços adotados estão além do que realmente valem! É abuso ao consumidor.
Queria ver se a Samsung conseguiria cobrar isso da nação norte americana! Queria ver se eles comprariam! Comprariam um produto similar ao preço muito além?
Deve haver muito brasileiro que é trouxa de comprar neste valor.
Existem várias alternativas tão boas, ainda caras, mas não absurdas.
Resulmo, brasileiro cada vez mais apanhando na cara, porque aqui é o país da exploração absurda.
O que mais dói é que consequência disso torna nossa moeda cada vez mais desvalorizada porque cria o efeito dominó, e mais, e mais empresas acabam seguindo essa filosofia, assim voltamos ao tempo de inflações dos cruzeiros e cruzados. Isso é deprimente.
A Motorola cobra no Brasil +/- o mesmo preço que cobra nos EUA. POR QUÊ será que Samsung e Apple não fazem o mesmo??? É a pergunta que não quer calar...
Não me convenceu! Sou usuário da Samsung desde o primeiro Galaxy S e sempre gostei dos seus aparelhos. Mesmo com a Touch Wiz nos infernizando. Mas acho que eles estão nos explorando. R$3.700 num smartphone? Copiando a maçã até no preço? Acho um absurdo alguém se sujeitar a isso. E a questão não é ter condições de pagar, mas pagar esse valor por algo que estará obsoleto em pouco tempo por outro aparelho da mesma fabricante. Boicote não só a Samsung mas todas as outras marcas que cobram preços absurdos como a Apple e a Lg, que em breve lançará seu G4 também por esse preço estratosférico. Vão plantar batatas!
É a lei da oferta e da procura, colocam um preço alto e veem se cola, se vender, ótimo, se não vender rearranjam a estratégia, como no Brasil o povo é trouxa e compra, essa estratégia sempre será usada, por que a apple elitizou o iphone no Brasil, pra vender mais caro, Como o brasileiro continuará comprando, os preços continuaram sendo sempre altos.
Solução? não comprar, vai acontecer? não.
Eu particularmente dou valor ao que eu ganho com meu trabalho, e não compro, pelos preços absurdos que são praticados, mais muitos ganham e jogam no lixo, ou melhor dão para as empresas.
Concordo plenamente com você, o último top de linha da Samsung que eu comprei foi o s2, e estou feliz com ele até hoje
Para muitos brasileiros, ostentação parece que é TUDO, Paulo... Fazem "das tripas coração" para mostrarem aos amigos...
Caro!
Por favor, perdoem-me a minha singela ignorância, mas ele respondeu a pergunta com um estratégia de mercado?
Ou seja, nós temos que pagar mais caro porque somos ricos? Temos mais dinheiro que os americanos? Nosso salário mínimo é o maior do mundo?
Simples: Temos que bancar e dar lucro para eles! Vendem mais baratos para os seus patrícios e mais caros para nós. Remetemos nossos lucros para lá!!!!
Mas, os produtores brasileiros vendem nossas commodities pelo mesmo preço aqui e lá!
Eles são mais inteligentes mesmo ou nós é que estamos dando mole, mole?
Eles vendem caro porque tem muito brasileiro que paga! A Motorola cobra +/- o mesmo preço aqui que cobra nos EUA. As demais não o fazem porque já perceberam que em nome da ostentação muitos brasileiros gastam o "olho da cara"... Simples.
Ou seja, estamos nos comportando como trouxas!!!
Curto e grosso!
Assino em baixo!
s6 edge ja apresentando defeitos la fora,eu pensava que o defeito era so valor absurdo que estao pedindo.
Gilberto pode me citar os defeitos?
Arranhões na tela; problemas ao girar a tela; alguns com a câmera; e, que eu saiba, só.
O único que foi confirmado como um real problema pela a Samsung foi o do flash da câmera, o resto bem, o que a fama de um dispositivo não causa...
Um problema não precisa ser confirmado por empresa alguma para ser real.
Vai negar todas as evidências proporcionadas pelos usuários?
Lembre-se: algumas empresas admitem o problema, outras se vão nas sombras, tentando esconder.
Não é porque a empresa não se compromete em resolver/admitir, que não existe. É só ver o relato dos usuários que constataram o problema, e verá que ele existe.
Claro que também temos de ficar atento a "falsos problemas", criados só pra chamar atenção/sujar a imagem da empresa; como aparelhos que quebram sozinho; pegam fogo de repente, usando todos os acessórios originais; entortam (não engloba o iPhone 6 Plus); etc.
e o que o leonardo e esses defeito foi dito pelos consumidores.
Me perdoe se escrevi de forma que os outros casos eram falsos, o que eu quis dizer foi que o único defeito que atingiu vários dispositivos foi o do flash que podemos supor que foi um lote defeituoso.
Muitos outros também puderam chegar com outros problemas até por que em uma carga de 3 milhões de aparelhos um ou outro pode vir defeituoso.