Finalmente: Chrome para PC ganha miniplayer flutuante para vídeos
O modo de janela flutuante, ou Picture-in-Picture, está chegando ao Chrome para computadores. O Google já tinha prometido que essa função seria incorporada ao navegador em algum momento e, aparentemente, a empresa cumpriu com sua promessa.
O modo de vídeo flutuante do Chrome já está disponível para todos os usuários, com algumas restrições. A primeira delas é que, no momento, apenas o player do YouTube funciona com essa opção, ou seja, ainda não será possível usar o miniplayer em sites que hospedam seus vídeos em outras plataformas.
A segunda restrição é que a janela flutuante está limitada a funcionar na página em que foi carregada, portanto, não será possível "flutuar" com a janela para a área de trabalho ou alterná-la entre as demais abas do Chrome.
Basicamente, se você ativou o miniplayer no YouTube, conseguirá navegar entre as demais seções da plataforma assistindo ao vídeo fixado no rodapé da página. O mesmo é válido para vídeos do YouTube incorporados em sites e blogs.
Para usar essa função, basta procurar por esse ícone no player:
Depois, a janela será aberta no rodapé e você poderá navegar e continuar assistindo ao vídeo na aba que estiver aberta.
Lembrando que usuários do YouTube Premium têm acesso ao modo de janela flutuante no Android nativamente (imagem abaixo), assim como a opção de ouvir o vídeo com a tela desligada. Também é possível usar o modo PiP no Android Oreo com um truque bem simples, que você pode conferir no artigo abaixo:
O que achou da novidade? Útil?
nessa ai o Opera deu um sacode, além ter a muito tempo, ele funciona em qualquer vídeo e em qualquer janela ou até mesmo com navegador minimizado.
Nao funciona no UC Browser!
Opera mandou lembranças! A janela flutuante funciona em qualquer vídeo, de qualquer site, e funciona mesmo alternando janelas ou indo para a área de trabalho, sem essa limitação de só funcionar na aba em que foi aberta.
Facilitar bastante a vida!!
Muito boa essa novidade, muito mesmo.
É uma função do site do Youtube, não do Chrome.