Sim, os smartphones ficaram mais caros nos últimos meses. Saiba o porquê
Mesmo quem não está pesquisando preços para comprar um novo aparelho já deve ter percebido: o valor dos smartphones subiu consideravelmente nos últimos meses. Neste caso, me refiro principalmente aos modelos que eram apadrinhados com a Lei do Bem, encerrada pelo governo em dezembro de 2015. Mas, afinal, de quanto foi esse aumento e por que tudo aumentou?
A Lei do Bem foi responsável por isentar eletroeletrônicos das alíquotas de PIS/Cofins, como parte do Programa de Inclusão Digital do governo. Assim, o tributo do produto era pago pelo varejo e a redução era repassada ao consumidor pelo próprio varejista, não pelos fabricantes. Os smartphones foram os últimos beneficiados pelo programa, que abrangia apenas laptops, computadores de mesa e tablets anteriormente.
No caso dos smartphones, a fabricação local, a oferta por apps nacionais pré-instalados no aparelho e o investimento em pesquisa e desenvolvimento no país eram requisitos obrigatórios para que o aparelho fosse beneficiado pelo incentivo. Não à toa, inúmeros smartphones foram lançados no país com o valor igual ou inferior a R$ 1.500,00, preço limite para o incentivo fiscal.
Como parte do pacote de ajuste fiscal do governo para este ano, a alíquota de PIS/Cofins foi reajustada de 9,25% para 11,75% em novembro de 2015. Assim, os produtos que até então eram isentos de PIS/Cofins começam a se enquadrar dentro das novas alíquotas de tributação com o fim da Lei do Bem.
Neste caso, o reajuste dos impostos não é aplicado apenas em lançamentos, mas também serve para todos os produtos que estão à venda no varejo. O repasse ao consumidor é imediato e os reajuste no preço de prateleira é feito rapidamente, como mostra o gráfico a seguir:
Em média, os smartphones ficaram cerca de 8 até 10% mais caros com o fim da Lei do Bem, entre os meses de dezembro e o inicio de fevereiro de 2016. Cada fabricante tentou minimizar esse impacto ao consumidor da sua maneira, como a Motorola, a Xiaomi e a Asus, três empresas que conversaram com o AndroidPIT nos últimos meses sobre o fim do incentivo.
Para essas empresas, além do fim do incentivo fiscal, a alta do dólar e a crise financeira do país são fatores que impactaram diretamente no reajuste recente de seus produtos.
Por que a Lei do Bem faz falta?
Vale lembrar que o Brasil é o segundo maior polo de fabricação de smartphones fora da China, impulsionado inicialmente por essas isenções fiscais que deixaram de existir - sim, temos até uma Foxconn na cidade de Jundiaí. Mesmo importando componentes internos de outros países, o custo de fabricação no Brasil se tornou vantajoso para esses fabricantes, mesmo com a alta constante do dólar.
Com o fim da Lei do Bem o custo da mão de obra se manteve vantajoso, no entanto, os demais encargos que envolvem o processo de fabricação até a venda final voltaram a ser repassados ao consumidor.
Além disso, como mencionei no início do artigo, o investimento em pesquisas e desenvolvimento na industria, um dos principais focos do Programa de Inclusão do governo, está sendo brecado aos poucos. Segundo o site Convergência Digital, cerca de 100 profissionais, cientistas e pesquisadores, perderam seus cargos após o fim da Lei do Bem apenas na cidade de São Paulo.
Além dos preços altos, o país está perdendo em desenvolvimento de novas tecnologias e abrindo margem para um mercado que estava adormecido nos últimos tempos: o de produtos paralelos.
Respondo só pela samsumg ,essa empresa sim tem preços absurdos nos aparelhos top
se for fazer uma comparação em relação às outras marcas como a LG vc encontrará aparelhos top como LG G4 com um preço que possa caber no seu bouço.
Mudando um pouco de assunto, acho engraçado quando os e-commerce conseguem vender bem mais barato que nos sites oficiais das fabricantes, comprei um notebook HP que no site deles estava 2.800,00, comprei por 1;900,00. Agora a pergunta, como que eles conseguem vender mais barato que a própria fabricante? Compra em atacado não daria essa margem!
Não se iludam em achar que o aumento foi entre 8 ou 10%. Houve modelos que teve reajuste de mais de 30%. Nenhum aparelho teve 10%. Todos os modelos aumentaram bem mais que isso.
E isso é um puta de uma sacanagem.
Ilusão, preguiça ou má vontade. Fica claro que as empresas usaram isto como desculpas e aumentaram muito os preços. Só não percebe quem é bobo.
Engraçado... Quando a "lei do bem" ainda estava em vigor, uma grande loja fez uma promoção do Moto X 2014 por 770 reais (770!!!!!!!!!!!!) à vista, e eu não consegui comprar a tempo, e o melhor preço que consegui poucos dias depois disso foi de 1038 à vista. Agora eu pergunto: Vocês acham que essa grande loja seria BURRA a ponto de vender por esse preço e tomar um baita prejuízo??? JAMAIS, né? Ah, e não foi "bug" no site. Ou seja, ele PODEM SIM diminuir suas margens de lucro exorbitantes e continuarem com os mesmos preços que praticavam antes dessa lei terminar, mas já que o brasileiro continua comprando, PRA QUÊ baixar? Isenção de impostos eles adoram, mas nunca fazem sua parte. Outro detalhe: o imposto que mais pesa para a indústria é o ICMS, que é imposto ESTADUAL, como a própria FIESP já declarou em entrevista: www . reportermt . com . br/variedades/icms-e-o-tributo-que-mais-pesa-na-industria/5885 e leiam também em: economia . ig . com . br/2012-08-31/icms-e-o-imposto-que-mais-pesa-no-bolso-do-brasileiro.html (tirem os espaços)
E assim o Brasil segue, cobrando mais, roubando mais repassando menos e fazendo nada.
cada país tem o governo que merece. o desse país subdesenvolvido,o tal do Brasil, paraíso de corrupto que se foda.
Existe a possibilidade dessa lei do bem voltar?
Muito boa matéria! Bem esclarecedora!
Só li fatos, otima matéria
O M4 e o Quantum GO aumentaram bastante... triste esse governo.
eu sei pq... esse governo safado quer dinheiro onde quer q eles podem meter a mão
Agora o que resta é esperar, essa crise vai passar quem sabe lá para 2018 ou 2020 as coisas melhorem
Aahuaauhauauhauhauha
Sorte de quem comprou antes disso, o que já era caro ficou ainda pior.
Eu como fui um trouxa, achei uma promoção de um LG G4 no submarino por 1129,00 e não comprei achando que ia baixar mais. Me arrependo até hoje por isso!
Adeus Moto X Style! Adeus Moto X Force! The dream is over!
Adeus LG G4! Que to esperando baixar pra 1500,00, mas ta difícil!
Cara na Black Friday 2015 o LG G4 estava por 1.200,00 em 10x sem juros, até mandei o link pra meu amigo e ele comprou um, acredito q esse ano seja impossível encontrar alguma promoção como essa.
Fim da lei do bem+ desvalorização cambial+ inflação cavalar + custo/lucro Brasil elevaram.brutalmente os preços dos gadgets.