Feliz aniversário, Xiaomi! Os marcos ao longo da sua ascensão meteórica
Esta semana a Xiaomi comemorou o seu aniversário de 10 anos. Em apenas uma década, o fabricante chinês cresceu desde que nasceu para se tornar o quarto maior fabricante de smartphones do mundo. Em algumas regiões, como a Índia, a marca já é a número um.
Então, como eles fizeram isso? Vamos dar uma olhada em alguns dos números por trás da história de sucesso da Xiaomi.
Muitas vezes apelidada de 'versão chinesa da Apple', em parte, a alguma 'inspiração' de design que a marca tirou do Cupertino - Xiaomi conseguiu construir uma marca e uma comunidade tão dedicada ao 'mi' como os fãs da Apple são ao seu hardware californiano, pelo menos na China. O que é incrível na história de Xiaomi, no entanto, é a velocidade com que ela cresceu.
Quando você olha para os três fabricantes acima de Xiaomi em termos de vendas globais de smartphones, você pode ver do que estou falando. Samsung (#1, fundada em 1938), Huawei (#2, fundada em 1987), e Apple (#3, fundada em 1976), você pode ver o quanto bebê a Xiaomi é (#4, fundada em 2010) realmente está nesta disputa.
Xiaomi não é mais uma cópia chinesa da Apple. Xiaomi já não é apenas uma marca de sucesso para smartphones amigos do orçamento. Xiaomi é um jogador importante dentro e fora da China e continua a crescer. Os números provam isso.
Para celebrar o aniversário da Xiaomi, escolhemos alguns dos principais marcos "vida" da marca e compartilhar com vocês.
Xiaomi compra mi.com por 3,6 milhões de dólares (2014)
A marca é tudo neste negócio, e quatro anos depois de ter entrado na sua vida, Xiaomi percebeu que precisava de algo rápido. Há muitas coisas por trás e vai além da marca e logotipo Mi. A nome Xiaomi significa "arroz pequeno" (xiao é a palavra para pequeno, e mi significa arroz em chinês).
O famoso logotipo Mi laranja e branco, quando virado de cabeça para baixo, assemelha-se muito ao caractere chinês para 'coração' (心).
Xiaomi percebeu que se quisesse fazer com que os consumidores se apaixonassem pela sua marca, precisaria ser dona do mi.com. Em 2014, a Xiaomi investiu 3,6 milhões de dólares pelo domínio, uma jogada ousada para uma empresa de quatro anos, mas esta aquisição única tem sido vital para o sucesso alcançado desde então.
O 'Mi' é agora parte integrante de tudo o que a Xiaomi faz e, na minha opinião, a voz da marca de Xiaomi para Mi tem tido um enorme impacto no crescimento da empresa fora da China.
Xiaomi entra no Guiness Book of Records depois de vender dois milhões de produtos em 24 horas (2015)
Há cinco anos, Xiaomi tem o que você poderia chamar de "um bom dia no escritório". Para celebrar o seu 5º aniversário, a marca fez várias promoções na loja Mi.com apelidada de Fan Festival, e é seguro dizer que a campanha foi um sucesso.
Os números são bastante surpreendentes - 2.112.010 aparelhos vendidos em 24 horas, estabelecendo um novo recorde mundial do Guinness para a maioria dos celulares vendidos em uma única plataforma on-line em um dia.
Além disso, 770.000 aparelhos inteligentes, 247.000 adaptadores de energia e tomadas inteligentes, 208.000 rastreadores de fitness Mi Band e 38.600 TVs foram vendidos através da loja online, produzindo 2,08 bilhões de yuan (335 milhões de dólares) em receitas.
Um total de 14,6 milhões de consumidores fizeram compras naquele dia, atraídos por mais de 1.000 descontos individuais. Não é uma maneira ruim de comemorar seu quinto aniversário!
Xiaomi ultrapassa brevemente a Huawei (fevereiro de 2020)
No início deste ano, a Xiaomi conseguiu até conquistar o lugar da Huawei e ocupar o terceiro lugar no ranking dos principais fabricantes de smartphones do mundo. Para o mês de fevereiro, a Xiaomi entregou 6 milhões de smartphones, enquanto a Huawei embarcou 5,5 milhões no mesmo período.
Embora esses números sejam apenas para um mês e, portanto, não representem a participação total de mercado nas vendas de smartphones, o fato de a Xiaomi vencer a rival local pela primeira vez em termos de entrega de smartphones é um marco significativo.
A Xiaomi parece bem posicionada para atacar a Huawei neste momento. Assim como os telefones Mi continuam ganhando força, a Huawei está desacelerando, em partes devido ao problema que tem com o governo dos EUA.
Não me entenda mal, a Huawei está apresentando soluções e o que a gigante chinesa está fazendo com o HMS Core e sua App Gallery parece promissor, mas o concorrente local mais forte da Xiaomi, está no meio de um período de transição e isso merece uma oportunidade.
Mi 10 Pro leva a Xiaomi ao segmento premium (2020)
Com o Mi 10 Pro, a Xiaomi também está entrando no mercado principal, com hardware poderoso e preços premium. Semelhante ao que vimos de outro rival local, o OnePlus, parece ter seu caminho bem trilhado emergindo.
Novas marcas de smartphones procuram ganhar participação de mercado e notabilidade nos primeiros anos, diminuindo seus concorrentes no preço, mas à medida que a marca cresce, surge a confiança para competir no segmento premium do mercado. É essa confiança que a Xiaomi está mostrando agora, impulsionada pelo sucesso na China e na Europa e pelos ganhos que obteve na Huawei.
O que a Xiaomi está reservado para a próxima década?
Estou animado para ver o que essa jovem empresa pode fazer nos próximos 10 anos. As estrelas parecem ter se alinhado para a Xiaomi no início de 2020.
Seu principal concorrente está tendo que se reorganizar e reinventar, e os consumidores europeus estão adotando a ideia de que o Mi é uma marca legítima que é muito mais do que uma versão de orçamento baixo de suas Rivais norte-americanas e sul-coreanas.
Embora a Xiaomi olhe para o topo do mercado de smartphones, ao mesmo tempo, não deve desviar o olhar do que está se soltando.
Na minha opinião, vejo uma marca que está seguindo o mesmo caminho que a Xiaomi fez há 10 anos e caminhando rapidamente ao longo do caminho.
Qual você acha que foi o maior marco na curta história da Xiaomi?
Não vejo a hora de poder comprar meu smartphone!
Quanto mais concorrência melhor graças a Xiaomi a samsung acabou com a linha J
Só tem um enorme problema que embaçou a vida da Xiaomi aqui no Brasil, visto que ela depende diretamente de importação, e o valor do dólar explodiu... Resultado, agora ninguém vai querer comprar um aparelho dela, com dólar bem acima de R$ 5,00. Acho que só no final desse ano que as coisas vão ter um refresco, até lá só vendo pela internet mesmo.
Felizmente para nós consumidores a Xiaomi ganhou um concorrente a altura que é a subsidiária da Oppo a Realme , vai ser uma briga boa.