Equipe de Evernote volta atrás e revê nova Política de Privacidade
Nessa semana, a equipe do Evernote anunciava uma nova Política de Privacidade, na qual informava que, a partir do dia 23 de janeiro, funcionários da empresa teriam acesso às notas e informações dos usuários em prol da otimização da tecnologia de aprendizagem automática do serviço. Depois de muitas críticas, a empresa revisou essa mudança.
Para quem acompanhou o site nesta semana, publiquei um artigo falando sobre a indústria dos dados e como tais serviços estão querendo aprimorar seus recursos de AI (Inteligencia Artificial) às custas da nossa privacidade. Como havia dito anteriormente, empresas como Facebook e Google vivem em cima dos dados de comportamento dos usuários e, a gigante das buscas inclusive salva todos as informações que você pesquisa, texto e voz, em seus servidores no intuito de melhorar a qualidade dos serviços de busca.
O Facebook, recentemente, atualizou seus termos de serviço e política de privacidade, na qual dia compartilhar informações com o WhatsApp, uma de suas empresas. Este tipo de colaboração de dados foi revogado no Reino Unido e está em discussão no continente Europeu, processo encabeçada pela Alemanha.
Companhias como Google e Facebook não revogam suas políticas de privacidade ou termos de serviço sem serem cobrados legalmente. Contudo, a equipe do Evernote diz ter escutado o feedback dos seus usuários após a atualização da sua política de privacidade e resolveu retirar deste documento a parte que previa o acesso aos dados dos usuários pelos funcionários da empresa, confira:
Após receber muito feedback dos nossos clientes mostrando preocupações sobre as mudanças que estavam por vir na nossa Política de Privacidade nos próximos dias, a Evernote está reafirmando seu compromisso de manter a privacidade como centro focal de tudo que criamos.
O resultado disso é que não mais implementaremos as mudanças anunciadas anteriormente na nossa Política de Privacidade que estavam agendadas para entrar em vigor em 23 de janeiro de 2017.
[...]
Além disso, disponibilizaremos as tecnologias de aprendizado automatizado aos nossos usuários, mas nenhum funcionário poderá ler conteúdos de notas como parte desse processo, a não ser que os usuários optem por isso.
O que chegará aos usuários nas próximas semanas ainda é um mistério, mas acredito que a equipe do Evernote não vai mais pedir o acesso às notas dos usuários. Reconheço o esforço da empresa em voltar atrás e espero que os usuários do serviço tenham realmente conseguido fazer com que a privacidade prometida na hora de passar a usar o Evernote seja mantida.
Confira a declaração da empresa na íntegra:
Evernote revisa mudança na Política de Privacidade em resposta a feedbacks
“A confiança está no coração do nosso serviço. Isso significa que precisamos ser transparentes, admitir nossos tropeços, e nos comprometer a fazer com que a experiência Evernote seja a melhor possível, desde a maneira que o aplicativo funciona entre as plataformas até a forma como nos comunicamos com as pessoas que o utilizam.” Essa foi a mensagem do CEO da Evernote, Chris O’Neill, hoje.
Após receber muito feedback dos nossos clientes mostrando preocupações sobre as mudanças que estavam por vir na nossa Política de Privacidade nos próximos dias, a Evernote está reafirmando seu compromisso de manter a privacidade como centro focal de tudo que criamos.
O resultado disso é que não mais implementaremos as mudanças anunciadas anteriormente na nossa Política de Privacidade que estavam agendadas para entrar em vigor em 23 de janeiro de 2017.
Em vez disso, nos próximos meses revisaremos nossa Política de Privacidade atual para rever as preocupações de nossos clientes, reforçando que os seus dados permanecem privados como padrão, e confirmando que a confiança que eles depositaram na Evernote é bem fundada.
Além disso, disponibilizaremos as tecnologias de aprendizado automatizado aos nossos usuários, mas nenhum funcionário poderá ler conteúdos de notas como parte desse processo, a não ser que os usuários optem por isso. Convidaremos os clientes da Evernote a nos ajudarem a construir um produto melhor ao se juntarem ao programa.
“A mudança anunciada para nossa política de privacidade fez parecer que não nos importávamos com a privacidade de nossos clientes ou de suas notas. Essa não era nossa intenção e nossos clientes nos mostraram que erramos, sem incertezas. Ouvimos o que tinham a dizer e estamos agindo imediatamente para corrigir isso,” disse O’Neill.
“Estamos animados com o que poderemos oferecer aos clientes Evernote com o uso do aprendizado automatizado, mas precisamos pedir permissão, em vez de assumir que temos permissão. Pedimos desculpas se decepcionamos nossos clientes e estamos revisando nossa política de privacidade inteira por causa disso.”
A Evernote permanece comprometida com o seguinte:
Os funcionários da Evernote não visualizam e não visualizarão suas notas sem a sua permissão expressa.
A Evernote cumpre a lei de maneiras que mantém a privacidade dos dados do cliente em primeiro lugar.
Nossas “Três Leis de Proteção de Dados” permanecem intactas: seus dados são seus, são protegidos, e são portáteis.
Esse é o padrão que buscamos atingir e agradecemos nossos clientes por nos lembrar dele.
Para discutir esta alteração ou fazer perguntas, por favor, visite os Fóruns Evernote.
E aí, você curtiu a atitude do Evernote ao voltar atrás e repensar o acesso aos dados dos usuários?
Fonte: Evernote
Dizer que o keep tem as principais funções do evernote é demonstrar desconhecimento do evernote! De fato, quem afirma isso diz que não usava quase nada do evernote, o que explica a própria escolha. É um cara dizer que não usava nem 30% do smartphone e passou usar um lg B220, que tem as principais funções do smart, como fazer ligações, ter agenda e um calendário!
nunca usei esse app rs
"E aí, você curtiu a atitude do Evernote ao voltar atrás e repensar o acesso aos dados dos usuários?" - Sim. Foi uma bela atitude a ainda me surpreendi com a maneira como eles fizeram isso, pois a declaração mostrou cordialidade, transparência e humildade.
Esse Evernote é um lixo! Por que sou obrigado a ter essa podridão, sem utilidade, no meu aparelho, sendo que paguei pelo mesmo?
Ué, tava postando um comentário aqui e de repente deu 'freezing' aqui na tela.
Porque será!!
tava na hora mesmo
O maior problema é que quando eles divulgam que vão ver os dados dos usuários, mesmo depois de voltar a atrás, quem garante que não vão ver quando acharem necessário sem a permissão de ninguém...?
Isso é uma bandidagem!!!
Comecei a usar o Evernote na época da licença premium de um ano para clientes da Vivo.
Acredito que a prioridade deve ser sempre a privacidade!!
Ótimo , antes tarde do que tarde demais-)
é... Agora vão ler suas notas sem seu consentimento na encolha
ah só pra consta o Zenfone 3 Max 5,5" já está disponível na loja da Asus por R$1.299,00 no boleto só que ainda não tá em estoque, parece melhor do que foi anunciado anteriormente pois conta com 3GB de Ram a menos que seja uma das variantes... mas enfim parece com o aparelho que eu esperava.
Pessoal, quem aqui utiliza o Evernote? E o S Note? Em breve adquirirei um Tab A da Samsung e qual aplicativo de anotações vocês recomendam? Quero riscar muito os meus PDF's sem ter que imprimi-los.
Sei lá como seria com ou sem, afinal nem o utilizo. Prefiro o Keep do que qualquer outro.
Todo mundo quer serviços de qualidade, inteligentes, sob medida, mas ninguém quer ceder dados para que estes serviços possam ter renda e sobreviver. Todo mundo quer informações sobre trânsito, mas poucos querem ligar o Wase o tempo todo que está dirigindo.
É igual aos termos de uso na hora que você vai instalar um programa, ou aplicativo. Você pode ter vendido a alma pro capeta, por exemplo, e concordou sem ter lido. =)
Po, nunca pensei nessa não. Mas também, é bem difícil alguém ler.
Já usei Evernote e achei legal, porém eu não usava nem 1/3 das funções que tinha, então desinstalei ele e tô usando o Keep como App de notas, além de abrir 200X mais rápido, é mais simples, prático, leve e tem as funções mais importantes do Evernote.
Eu também. Embora o evernote seja muito completo, eu também não usava praticamente nem 30% do potencial. E aí conheci o keep, que é muito mais prático, e objetivo.