Enquete da semana: o que você anda ouvindo por aí?
Nesta semana, perguntamos à nossa comunidade quais são as preferências de conteúdo para consumo durante uma viagem de metrô de casa para o trabalho ou escola. Sem surpresa, a maioria de vocês escolhe a música como companhia. Contudo, podcasts, YouTube e audiobooks já caíram nas graças de muitas pessoas.
Abaixo, você confere o resultado da nossa enquete da semana nos quatro principais domínios do NextPit.
Music non stop!
Para 89% das pessoas que participaram da nossa pesquisa no Brasil, música é a companhia ideal para o deslocamento da casa até o trabalho. O consumo de podcasts apareceu em segundo lugar, seguido de perto pelo YouTube, que aparecem com 33% e 31%, respectivamente, o que demonstra que informação e entretenimento também são opções importantes para a nossa audiência no país.
O que chama a atenção é que o rádio aparece com apenas 8% dos votos, e serviços como IGTV e TikTok não estão entre as plataformas utilizadas pela nossa comunidade brasileira.
Escuto música sempre que possível. Melhor companhia no transporte público não há. [...] Eu usava muito o PowerAmp que considero até hoje o melhor player de música off-line por conta do equalizador. Como eles lançaram um app separado pra usar em outros players, inclusive nos serviços de streaming, adotei o YouTube Music já que ele combina minhas músicas, as oferecidas na plataforma e até vídeos.
Soterio Salles, NextPit Brasil
Entre todos os domínios do NextPit, a comunidade que se mostrou mais ligada ao rádio foi a alemã. Para 31% das pessoas, o rádio continua sendo uma boa opção de consumo de conteúdo. Em primeiro lugar apareceu a música, com 80% dos votos, e em terceiro o YouTube, com 22%.
Além disso, 20% afirmou consumir podcasts, enquanto 16% usa filmes e séries para entretenimento durante o trajeto casa-trabalho-escola, e 15% opta por audiobooks — a maior média entre os domínios do NextPit.
Você realmente quer meu comentário? Bem, eu gosto de ouvir música. Mas completamente diferente, do que pessoas "normais". Clássico, Idade Média, melodias, de países estrangeiros, de preferência com instrumentos chineses, por exemplo. Podcast? Vá embora! Eu quero ler, não ouvir, eu durmo. Rádio? Normalmente não, pois as pessoas falam sobre coisas que não me interessam. E o que eles chamam de "música" lá é pior do que frieiras. Exceções são feitas às rádios da web, por exemplo, sucessos antigos dos anos 50 e 60, instrumentos de sopro, ritmos latino-americanos, música folclórica REAL e melodias. Filmes e séries: sim, mas pouco. Documentários e relatórios científicos de bom grado.
Audiolivros? Ainda não. Eu tenho que ler isso, então o enredo acontece na minha cabeça. Senão acabo dormindo enquanto escuto. Youtube? Muito raro. IGTV??? Você consegue se livrar disso com penicilina? Eu não sei. TikTok? Esse é o jogo com a bolinha de plástico... oh não, não importa, eu não vou tentar de tudo.Lapidarius, NextPit Alemanha
Já a comunidade francesa se destacou pelo interesse em podcasts, que aparece como preferência para 58% dos participantes. Música aparece na primeira posição, com 79% dos votos e, em terceiro, temos o bom e tradicional rádio, com 29%.
Vale ainda mencionar aqui o interesse pelo YouTube (21%), filmes e séries (17%) e audiobooks (12%).
Meu trabalho é, entre outras coisas, viajar de carro e consumo o rádio sem moderação, 5h/5 6 dias por semana.
É a maneira mais prática e menos perigosa de "consumir conteúdo", na verdade, à noite é dedicada principalmente a redes nas estações de rádio do grupo Radio-France.Louis Hory, NextPit França
Já no domínio internacional, que abrange falantes de inglês dos EUA, Índia e Inglaterra, assim como nas demais comunidades temos a música como preferência para 84% das pessoas que votaram na enquete. Depois, aparecem podcast com 22% na segunda posição e, um empate entre rádio e YouTube com 12% vos votos cada.
Conclusão
Seja tradicional ou digital, a música é a melhor opção de entretenimento de acordo com a nossa comunidade. Contudo, plataformas como podcast e streaming de vídeo já aparecem como opções relevantes para consumo, mesmo tendo se tornado mais populares nos últimos anos.
O fato de termos um significativo consumo de rádio entre a nossa audiência, muitas vezes indicado nos comentários como opção para quem usa o carro como meio de transporte, mostra que as pessoas ainda preferem usar um serviço que usa a antena de rádio em vez dos dados do celular.
O que chama a atenção é que ferramentas como TikTok, que recentemente chegou ao número de 1 bilhão de instalações, não estão entre as plataformas queridinhas da nossa audiência para passar o tempo. Ao que tudo indica, vocês gostam mesmo do tradicional.
Como sempre, muito obrigada a todas as pessoas que participaram da nossa pesquisa essa semana! É sempre muito bacana perceber as diferenças e similaridades entre as preferências de pessoas distribuídas em várias regiões do mundo. Até sexta-feira, quando uma nova enquete será publicada pelo meu colega Benjamin Lucks!
Artigo original
Do meu primeiro walkman ao meu celular, contar o tempo para chegar de um ponto da cidade a outro sempre envolveu música. Porém, as coisas mudaram um pouco nos últimos anos. Agora episódios de podcast e audiobooks duelam pela minha atenção quando estou na rua.
Nessa semana, queremos saber que tipo de conteúdo você anda consumindo quando está a caminho do trabalho ou da escola?
Em primeiro lugar, preciso confessar que, ao escrever a pesquisa dessa semana, fui mais uma vez confrontada com a realidade da minha bolha. Isso porque depois de muitos anos consumindo música via streaming e assinando uma série de podcasts, ao pesquisar sobre a receita no segmento de "Música, Rádio e Podcast", descobri que o maior deles ainda é o rádio tradicional, com um volume de mercado de 35,5 milhões de dólares em 2021 (Statista).
Porém, isso não é uma surpresa dado que, em muitas regiões, essa ainda é uma opção gratuita de consumo de mídias.
Contudo, poucos são os modelos de celular que ainda oferecem uma antena de rádio embarcada — o que era bastante comum há cinco anos. Hoje, aplicativos como TuneIn (Android; iOS) fazem as vezes de rádio FM, porém, frequentemente, necessitam de acesso à Internet para funcionar.
Além disso, temos muito mais opção do que em 1994, quando meu walkman Sony permitia carregar minhas fitas K7 e trocar de tempos em tempos o álbum que estava tocando. Sim, sou uma Millennial com muitas histórias para contar... não vou nem comentar sobre meu adorado Discman Casio!
Hoje a nossa atenção é disputada por aplicativos de a) Audiobooks, b) vídeos curtos, criativos e hilários no TikTok ou Reels, c) criadores de conteúdo no YouTube e IGTV, d) serviços de streaming de vídeo e, com sorte, talvez ainda consigamos nos prender à paisagem de vez em quando ou a um bom livro (ok, Kindle)!
Por esse motivo, estou realmente interessada em saber da Comunidade NextPit que tipo de conteúdo está sendo consumindo durante o caminho de casa até o trabalho, escola ou universidade. Seja de bicicleta, patinete, busão, metro, carro ou no uso das próprias pernas! Diz aí:
Como sempre, muito obrigada por participar da nossa enquete da semana! Lembrando que verificar o resultado da votação é sempre um divertimento, mas os insights oferecidos por vocês via seção de comentários enriquecem ainda mais o debate. Por isso, não hesite em compartilhar a sua opinião sobre o tema.
Na segunda-feira, vou compartilhar o resultado da enquete nos quatro principais domínios do NextPit. Contado as horas aqui. Ótimo final de semana!
Uso YT music
Escuto música sempre que possível. Melhor companhia no transporte público não há.
Fiquei um tempo sem fones porque o meu tinha estragado e estava esperando o novo chegar e sofri viu kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu usava muito o PowerAmp que considero até hoje o melhor player de música off-line por conta do equalizador. Como eles lançaram um app separado pra usar em outros players, inclusive nos serviços de streaming eu adotei o YouTube Music já que ele combina minhas músicas, as oferecidas na plataforma e até vídeos.