Enquete da semana: com que frequência você troca o wallpaper do celular?
Sim, querida comunidade NextPit, vocês trocam o wallpaper do celular! Em alguns países com mais frequência, em outros com menos, porém, customização parece ser algo relevante para a maioria de vocês.
Como sempre, o resultado da nossa enquete considera as votações dos quatro principais domínios do NextPit: Brasil, Alemanha, França e a nossa comunidade internacional (.COM).
Pelo menos duas vezes ao ano!
Eu mudo o papel de parede do meu celular pelo menos uma vez na semana. De vez em quando, inclusive, retorno para algumas imagens que já utilizei no passado, mas sempre gosto de variar o visual da tela de fundo. O mesmo parece acontecer para a maioria das pessoas na nossa comunidade brasileira, pois 33% dos participantes da pesquisa afirmou o fazer todas as semanas. Já no NextPit.com, 17% diz trocar o wallpaper pelo menos a cada 15 dias.
Nas comunidades alemã e francesa, a maioria diz optar por mudanças na imagem de fundo do smartphone pelo menos duas vezes ao ano. Essa opção apareceu para 24% dos participantes da enquete na Alemanha e 21% na França.
A comunidade alemã também aparece em destaque quando o assunto é o oposto, ou seja, manter o wallpaper, dado que 48% afirma não trocar o papel de parede. O mesmo vale para a comunidade internacional, que aparece logo em seguida com 38%. No mesmo quesito, Brasil teve 18% dos votos e França 24%.
Eu mudo de wallpaper todo santo dia, baixo imagens do Walli, Pinterest, Google, etc, e os coloco pra mudar aleatoriamente todo dia configurado pelo Casualis.
Emerson Morais, comunidade brasileira
Eu mudo meu papel de parede quando troco meu telefone (aproximadamente a cada 5 anos até alguns meses).
Vince, comunidade francesa
Pessoalmente, estou satisfeito com a aparência gráfica da tela do celular, e a principal razão pela qual não mudei a aparência é porque eu só quero usar os aplicativos, a aparência da tela me interessa muito pouco e também só me confundiria.
Sorin, comunidade internacional
Meus papéis de parede mudam automaticamente a cada 24 horas, escolhi todos eles para que combinassem com temas pretos e modo noturno. Ajustou o resto com coisas boas da Samsung. Tudo parece bastante natural e as possibilidades excedem os velhos sonhos dos antigos costumes.
Olaf Gutrun, comunidade alemã
Eu tenho um iPhone 12 Pro e uso os atalhos para definir a imagem do dia atual do Bing como plano de fundo todas as noites. Você não vai se cansar disso tão rapidamente :-)
lu-mia, comunidade alemã
Aplicativos e imagens de terceiros são bem-vindos!
Quando se tratam de papéis de parede, confesso que acabo optando quase sempre por duas categorias no meu celular: Living Universe e Earth - às vezes, Landscapes. Quando estou bastante inspirada, utilizo imagens de um amigo fotógrafo, mas sempre com autorização. Percebo que no meu meio familiar, muitas pessoas optam por fotos em viagens, dos meus sobrinhos e até mesmo bichos de estimação. O que vejo como um toque bastante pessoal.
Na nossa segunda enquete, quem costuma trocar de wallpaper afirma que baixa aplicativos específicos para tanto na Play Store ou App Store, bem como, utiliza opções oferecidas na Internet. As comunidades brasileira e francesa aparecem em destaque aqui, com 64% e 57% da maioria dos votos, respectivamente. Já para 45% dos participantes da comunidade internacional e 46% da comunidade alemã aplicativos e imagens de terceiros também são uma opção.
Só mudo o plano de fundo quando configurá-lo pela primeira vez com a foto favorita da minha família. O que posso trocar várias vezes até ficar satisfeito são os ícones.
Xaradozz, comunidade alemã
Costumo definir um papel de parede de um ou dois tons com uma estrutura central contínua. Eu gosto mais dos papéis de parede originais da Sony, também no iPhone. Os ícones e widgets são fáceis de ver nelas. Nos dispositivos Android, sempre tenho o Nova Launcher com um papel de parede ao vivo da Sony e um pacote de ícones MiUI da Play Store.
C++, comunidade alemã
Customizar ícones não é uma ação tão comum
Muitos de vocês não deverão sentir falta da opção de personalização avançada de temas que temos hoje no Android 11, que permite customizar manualmente o estilo dos ícones de sistema, o contorno dos ícones de aplicativos e fontes. Isso porque a maioria afirmou não personalizar os ícones dos aplicativos no celular.
Os números foram expressivos em todos os domínios: Brasil (62%), Alemanha (65%), França (56%) e COM (52%).
Contudo, isso não significa que haja um grande interesse neste tópico. Inclusive, existem pessoas tão minimalistas como o Douglas Charles Cunha, da nossa comunidade no Brasil, que cria os próprios ícones:
Na verdade eu mesmo crio meus temas totalmente únicos. Crio os papeis de parede, crio os ícones e crio os widgets. Como o que eu crio eu gosto, então fico muitos meses, talvez anos com um e quando enjoo, o que é difícil, eu crio outro tema ou coloco um que já tenho. No meu atual celular, que fará 2 anos em outubro, eu estou no terceiro papel de parede, mas com os mesmos ícones. O widget eu mudei uma vez.
Conclusão
De modo geral, a comunidade NextPit personaliza o celular através da mudança de papel de parede e ícones. Mesmo as pessoas que comentaram utilizar uma imagem preta, o fazem. Apesar de 10% da nossa comunidade internacional ter afirmado utilizar o papel de parede que veio de fábrica com o celular, este tipo de comportamento foi menor nos demais países.
Fundo preto de uma vez por todas e é isso!
Kukrapok, comunidade francesa
Nunca [mudo o wallpaper], sempre tenha um fundo preto.
Yiruma, comunidade alemã
Além disso, muitos de vocês relatam que, mesmo que não troquem o wallpaper com frequência, fazem pelo menos uma vez, deixando da maneria mais agradável possível.
Para a primeira pergunta, escolho um fundo que permita destacar o máximo de ícones possíveis, como céu estrelado ou lua crescente... e quando encontro algo mais próximo dessa "necessidade", não toque mais...
Louis Hory, comunidade francesa
Como relatei no texto da enquete, com a chegada do Android 12 aos celulares, teremos uma noção maior do impacto do Material You no sistema e na adaptação dos novos recursos pelas fabricantes em suas interfaces. Por isso, em agosto de 2022, pretendo repetir essa enquete para saber se com a chegada do tema dinâmico ao sistema operacional do Google, teremos de fato uma mudança de comportamento entre quem utiliza smartphones Android ou não. Marque na sua agenda!
Mais uma vez, muito obrigada a todas as pessoas que participaram da enquete, assim como os que desenvolveram suas respostas nos comentários. Caso tenham sugestões para novas pesquisas, fiquem à vontade para compartilhá-las. Na próxima sexta-feira teremos uma nova enquete da semana!
Texto Original
É isso mesmo: com que frequência você troca o wallpaper do seu celular? Eu sou grande fã da frase "mude o wallpaper do celular, mude sua vida", e adoro organizar os meus aplicativos no smartphone de forma lógica e sem interferir na imagem de fundo que escolhi. Em outras palavras: I'm a control freak!... E, você?
Na semana passada, perguntamos para a comunidade NextPit quais as ferramentas mais comuns usadas para proteger o smartphone. O resultado foi que a famosa "capinha de celular" apareceu em primeiro lugar em todos os domínios do NextPit. E eu prefiro acreditar que essa capinha foi escolhida com intenção, que você não colocaria o seu celular em um acessório qualquer. Portanto, penso que você também gosta de personalizar o seu smartphone.
Mas hoje não vamos falar sobre a parte externa do seu dispositivo, mas daquilo que você vê todos os dias na tela do celular: o seu papel de parede!
Desde que o Google anunciou o Material You, a nova diretriz de design que chega com o Android 12, não me sai da cabeça que o wallpaper terá um papel fundamental na aparência de boa parte da UI do sistema operacional.
Isso porque o novo mecanismo de tema dinâmico do Android — codinome “Monet” — irá gerar paletas de cores com base nas cores extraídas do papel de parede do seu celular. E isso vai além de algumas partes da UI, mas se aplica também para os aplicativos que oferecem suporte. 🤯 Caso recente do teclado Gboard, por exemplo.
E é por esse motivo que essa semana eu resolvi fazer uma pergunta bem básica para você:
Logo depois que o Google liberou o Beta 3 do Android 12, fiz uma pesquisa na internet sobre o tema "papel de parede" enquanto escrevia o meu teste prévio do novo sistema operacional. Na época, o que me chamou a atenção foi o volume de busca por "wallpaper roxo", que me levou até o canal de Suzi Wright, no Pinterest. Esse foi o momento em que entendi que não estou sozinha nesse mundo, pois se existe um mercado para download de papéis de parede roxos para celular, é porque existem outros control freaks por aí.
#FicaDica: O Pinterest é um universo em expansão para quem curte mudar o papel de parede do celular com frequência.
Então, se você é do tipo que troca o wallpaper do smartphone com certa frequência, diz aí se você tem o costume de baixar aplicativos de papel de parede na Play Store ou na App Store ou se prefere fazer mesmo uma curadoria na internet para achar novas imagens de fundo de tela? Aliás, você já baixou os wallpaper do Google Pixel 6 indicados aqui no NextPit?
Agora, porque eu sou realmente curiosa, não me contive em compartilhar a terceira e última enquete deste artigo. O Material You do Android 12 não trouxe só coisas legais ao sistema, na realidade, o Google causou até certa polêmica ao remover a personalização avançada de temas da próxima versão do SO, que permitia os ícones de sistema, o contorno dos ícones de aplicativos e fontes.
Logo, se você é usuário de um celular Pixel como eu, ou usa um dispositivo da Motorola — talvez até Android One ou Android Go —, é possível que tenha que encontrar mais opções na loja do Android. Ou, talvez, você já até faça isso. Diz aí: você customiza os ícones dos aplicativos e do sistema?
Obrigada por participar da nossa enquete! Como sempre, te convido para compartilhar a sua opinião sobre o tema abordado neste artigo através da nossa seção de comentários. Fazendo isso, você enriquece a análise dos resultados que publicaremos na segunda-feira e, de quebra, seu comentário pode ser citado nos quatro domínios do NextPit!
Ah, e antes que eu esqueça, a frase "mude seu wallpaper, mude a sua vida" eu ouvi de uma pessoa que eu sou realmente fã e, talvez, você também seja: Marques Brownlee!
Não tenho um prazo ou período estipulado. Estou sempre olhando novas imagens e se alguma me agrada, troco. Volta e meia retorno à alguma imagem que já usei antes.
eu troco sempre, acho que toda semana, tirando que troco o pacote de ícones, seleção de cores.... uma loucura.... eu uso muito o KWGT assim eu deixo o celular sempre com uma aparência nova e super bacana.
Nem lembro a última vez que troquei, mas fazem anos..
Na verdade eu mesmo crio meus temas totalmente únicos. Crio os papeis de parede, crio os ícones e crio os widgets.
Como o que eu crio eu gosto, então fico muitos meses, talvez anos com um e quando enjoo, o que é difícil, eu crio outro tema ou coloco um que já tenho.
No meu atual celular, que fará 2 anos em outubro, eu estou no terceiro papel de parede, mas com os mesmos ícones. O widget eu mudei uma vez.
P.S.: equipe NEXT, vocês poderiam liberar a postagem de imagens em alguns artigos como este para a gente mostrar nossas homescreen.
Sempre gostei de trocar no intervalo de 15 dias...
Hoje em dia, eu altero mais no intervalo dos quinze dias. Acredito que uma homescreen sóbria acaba fazendo qualquer tipo de wallpaper ser "tolerável", então a minha própria área de trabalho ajuda a preservar a identidade do meu smartphone por muito mais tempo.
eu mudo de wallpaper todo santo dia, baixo imagens do Walli, Pinterest, Google, etc, e os coloco pra mudar aleatoriamente todo dia configurado pelo Casualis
Sinceramente.....sou bem relaxado quanto a papéis de parede no celular, uso fundo preto do 1o ao último dia do gadget a anos.