Enquete da semana: os smartphones para jogos são (in)úteis?
Na enquete da semana passada, perguntamos para a nossa comunidade se os smartphones voltados exclusivamente para jogos são (in)úteis. As respostas nos surpreenderam. Confira o resultado abaixo.
Como de costume, reunimos os resultados da pesquisa nos quatro principais domínios do NextPit: Brasil, Alemanha, França e Internacional (COM).
Os celulares gamers não são odiados!
A nossa comunidade no Brasil considera que smartphones para jogos são relevantes, com um total de 68% dos votos. E realmente poucas pessoas ficaram indiferentes em relação à pergunta principal.
Na França, por exemplo, tivemos um resultado mais equilibrado, no qual a maioria relativa (47%) considera que celulares gamer são úteis contra 41% que pensam serem irrelevantes.
Na Alemanha, o resultado foi outro, a maioria (46) acredita que tais aparelhos são desnecessários ou se manifestou indiferente (36%). Apenas 18% da comunidade votou a favor dos smartphones para jogos.
A comunidade internacional, falantes de inglês, apresentou um empate técnico, dado que para 36% dos participantes o celular gamer é inútil e para 36% útil.
A potência extra não é perceptível para a maioria
Os smartphones gamers acabam sendo menos atraentes para algumas pessoas porque os carros-chefe das principais fabricantes são poderosos o suficiente para rodar os jogos disponíveis no mercado. Bom, pelo menos é isso que mostra a segunda votação da semana passada.
Muitas vezes os aparelhos deste nicho acabam oferecendo o mesmo SoC da maioria dos celulares de última geração e adicionam apenas um pouco mais de memória RAM. Neste comparativo, o quesito qualidade da câmera falou mais alto em alguns dos nossos domínios.
Um módulo de câmera melhor é mais atraente em um smartphone com especificações de CPU e memória similares para 71% das pessoas na frança; já no COM para 61% e 43% na Alemanha. No Brasil as coisas mudam, apenas 38% dos votantes levaria a câmera em consideração, porém, ainda assim representa a maioria.
O uso do smartphone para jogos é mais popular do que você imagina
Jogadores ocasionais acreditam que smartphones como o OnePlus 9 Pro ou o Samsung Galaxy S21 Ultra são suficientes para jogar. Contudo, quem costuma ultrapassar uma hora de jogo no celular sabe que o controle da temperatura do aparelho é importante, pois jogos tendem a superaquecer o dispositivo. E é aqui que os celulares gamers brilham em relação aos modelos Premium.
Desta forma, na nossa terceira enquete, sem surpresa, vemos que as pessoas que escolhem um celular gamer o fazem porque o celular possui um melhor controle de temperatura, como é o caso da nossa comunidade na Alemanha (58%) e no COM (32%).
No Brasil, se opta por um smartphone gamer por conta do desempenho extra (46%). Além disso, tivemos uma proporção grande de pessoas que usa o smartphone como console principal na Alemanha (25%).
Conclusão
Os smartphones para jogos possuem seus fãs e a indústria gamer vai bem, obrigado! Fiquei realmente surpreso ao ver que as pessoas que participaram disseram usar o celular para jogar mais do que para fazer fotos, especialmente entre a comunidade francesa.
Mas temos que colocar isso em perspectiva. No geral, as opiniões sobre a relevância dos smartphones para jogos estão longe de ser claras.
Pessoalmente, esperava que mais pessoas pensassem que tais dispositivos fossem perda de tempo. Foi uma boa surpresa!
Texto original
Snapdragon de última geração, 16 ou até 24 GB de RAM, 5.000 ou 6.000 mAh de bateria... Toda essa potência em um smartphone para jogos é realmente necessária? É realmente relevante um smartphone para jogos, por mais poderoso que seja e vendido ao preço de um topo de linha tradicional, mas com um câmera meia boca?
Essa é a pergunta que trazemos na enquete desta semana. Você acha que os smartphones para jogos são inúteis? Muitos fãs de tecnologia pensam assim, mas estou convencido de que não é verdade.
Entendo alguns dos argumentos de quem esnoba os smartphones gamers. Concordo que um ROG Phone 5 ou um Lenovo Legion Duel vendido por cerca de R$ 6.000 é muito menos atraente do que um Samsung Galaxy S21 Ultra, um OnePlus 9 Pro ou um Oppo Find X3 Pro, todos com desempenho excelente, o mesmo chip Snapdragon 888 e especialmente um módulo de câmera muito mais eficiente.
Os smartphones para jogos são realmente inúteis?
No entanto, já citei a utilidade de um projeto voltado para jogos em meus reviews, especialmente quando se trata de evitar o superaquecimento e as restrições térmicas.
Você pode até não precisar de um celular LED RGB OMG GG para jogar Call of Duty Mobile. Mas a experiência no game vai ser melhor com um smartphone que pode rodar o jogo a 120 FPS com gráficos máximos sem queimar as mãos ou ficar sem bateria após 2 horas de partida.
Dia desses li a opinião de um colega do Android Police, no qual ele comparou os smartphones gamers a um carro tunado. "Você pode colocar um aerofólio monstrão, rodas grandes e uma entrada de ar no capô de seu carro o quanto quiser, mas ele continuará sendo um Honda Fit".
Eu ri desta afirmação com lágrimas de fúria, pois a comparação é engraçada, e até inteligente, mas ao meu ver é errada. Mas talvez eu seja apenas um caipira cego pela grande engrenagem de marketing para geeks e viciados em jogos, ou um desses garotos que caem na conversa dos LEDs RGB das linhas GAMERZZZ.
De qualquer forma, gostaria de saber as razões do seu desinteresse por smartphones para jogos. É uma questão de preço, design, desempenho fotográfico ou simplesmente porque você não faz parte do público-alvo?
Por outro lado, se você é uma pessoa iluminada e visionária como eu, e entende o valor de um smartphone para jogos em relação a um smartphone "normal", eu também gostaria de saber por quê.
Agradeço antecipadamente a todos que participaram da pesquisa. Como sempre, o convido a explicar suas respostas nos comentários, afinal das contas, o debate importa mais do que as estatísticas. E, finalmente, desejo a todos um ótimo fim de semana enquanto espero vê-los na próxima segunda-feira para discutir os resultados.
O que é importante aqui, em minha opinião, é que é bom que haja uma variedade de dispositivos Android no mercado. Para aqueles usuários que querem jogar jogos móveis e estão dispostos a investir uma quantidade maior de dinheiro em um smartphone, é bom que exista essa opção. Particularmente, eu não gastaria uma certa quantia de dinheiro para jogar jogos no meu telefone... para isso já temos o ps5 ;)
Na minha opinião são gadgets de nicho , para os amantes de jogos, longe de ser meu caso.
Queria um para emulação e Genshim Impact, fora isso ou a bateria, um smartphone gamer não teria serventia para mim
Pra isso um top de linha de uns anos atrás teria um bom desempenho pra rodar tudo e custaria bem menos. Acho que só a questão da bateria é que seria um pouco complicado.
No meu tempo, e olhe que não sou velho, eu tinha Atari, Master System, Mega Drive, Sega CD, Game Gear, esse era portátil, naquele tempo, anos noventa, eram ótimos. Hoje tem os smartphones para jogos ou para esse nicho. Acho sinceramente desnecessário, pois são muito caros, mas sempre tem um público que gosta.
Eu aposentei a jogatina faz tempo. Os topos de linha ou até bons intermediários, já suprem esses aparelhos ultra caros. Mas se eu ainda gostasse de jogos, nada supera um vídeo game.
Celular game pra mim é algo inútil, supérfluo. Nem pra jogar dinheiro fora ele serve.