Eleições 2020: saiba como justificar o voto
As eleições municipais de 2020 serão no dia 15 de novembro (primeiro turno) e 29 de novembro (segundo turno). Se você, por algum motivo, não vai poder comparecer para votar, é possível justificar seu voto e evitar problemas com a Justiça Eleitoral.
Confira, logo a seguir, como proceder.
Eleições 2020: como justificar seu voto
Quem não puder ir até sua zona eleitoral para votar, pode justificar o foto de duas maneiras: a primeira é se dirigindo a uma seção eleitoral com o título de eleitor e um documento oficial com foto. Depois, é só preencher um formulário e entregar com a justifica.
Para quem não pode comparecer presencialmente - seja porque não está perto da zona eleitoral ou por conta da pandemia do coronavírus -, é possível justificar a ausência online, tanto pelo app e-Título quanto pelo Justifica, do TSE.
O prazo para justificar o voto é até dia 14 de janeiro (primeiro turno) e 28 de janeiro (segundo turno).
Eleições 2020: como justificar o voto pelo e-Título
Passo 1: depois de fazer o download do app e se inscrever, toque em "Mais opções", do lado inferior direito da tela.
Passo 2: em "Justificativa", toque em "Justificativa de ausência". Depois, selecione a opção "Eleições Municipais 2020 - 1º turno" e, abaixo, declare sua justificativa. No terceiro campo, insira seu e-mail e toque em próximo.
Por fim, é só anexar o documento comprobatório e clicar em "Concluir".
Eleições 2020: justificar ausência pelo Justifica TSE
Acesse o sistema em seu smartphone ou computador e toque em "Iniciar requerimento de justificativa". Depois, informe os dados necessários.
Por fim, confirme seu e-mail, telefone e selecione a opção desejada para justificar o motivo da ausência, finalizando em "Enviar".
Caso a justificativa não seja feita dentro do prazo estipulado, uma multa de R$ 3,51 deve ser paga.
Se eu pudesse justificar meu voto toda eleição, eu faria. Minha justificativa seria: Não voto porque não há candidato que realmente queira resolver nossos problemas.