A geração Millenium não é a mais cuidadosa na segurança dos seus celulares
Uma pesquisa da empresa de segurança Kaspersky Labs indicou que, em 2015, 30% dos jovens internautas (entre 16 e 24 anos) perderam um dispositivo (17%) ou tiveram o celular roubado (13%). Mas o que chamou a atenção é que 83% desse total afirmaram ter sofrido consequências negativas pela perda do celular, incluindo violação de privacidade e roubo de dados.
O fato de perder seus telefones mais vezes não é exatamente uma surpresa. Os jovens tendem a ser mais distraídos e se metem em situações que expõem mais os seus telefones. Mas o que é preocupante é o fato dessa faixa etária ser totalmente despreocupada com a proteção dos dados armazenados nos aparelhos.
A geração Millenium não pode reclamar da falta de conteúdo sobre como proteger seus smartphones
Senão vejamos: dos 83% que tiveram dor de cabeça com a perda do telefone, um terço (34%) teve suas contas online invadidas, 25% perderam definitivamente suas imagens e vídeos pessoais e 24% tiveram suas informações pessoais e sigilosas vazadas.
Além disso, um quinto dos usuários sofreram punições no trabalho, pois o dispositivo perdido ou roubado continha dados corporativos (22%). E 21% notaram que as informações financeiras armazenadas no dispositivo foram usadas inapropriadamente.
E, para completar o quadro, menos da metade das vítimas (40%) - após a perda ou roubo do dispositivo - solicitou o bloqueio do celular à operadora ou comunicaram o incidente à polícia. A pesquisa apontou também que apenas 29% limparam o dispositivo remotamente ou tentaram encontrá-lo usando um software de localização (15%).
O acesso maior a recursos não torna ninguém mais cuidadoso
Esses números são alarmantes pelo seguinte motivo: os jovens de hoje já são totalmente adaptados com dispositivos móveis e aplicativos afins e não precisaram passar por nenhum tipo de familiarização tecnológica, como ocorreu aos mais velhos (este que vos escreve incluso). Mas, mesmo assim, a falta de preocupação mínima com a segurança dos aparelhos ainda é notória.
“É fundamental, no mínimo, usar a proteção por senha, criptografar todos os dados sigilosos e manter os aplicativos de segurança atualizados”, declarou Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky. “O uso de recursos antirroubo bloqueia o acesso de terceiros, ajuda a localizar o aparelho e apaga seus dados pessoais, se necessário. Essas boas práticas melhoram em muito a proteção dos usuários, mesmo após um perda ou roubo”, acrescenta o especialista.
Que tal gastar um pouco do seu tempo para saber mais sobre segurança?
E mesmo com uma infinidade de recursos de segurança disponível (e, muitas vezes, gratuitos), a faixa etária mais conectada da população continua se importando muito pouco com a segurança do aparelho. E não é por falta de informação.
Uma busca rápida aqui no AndroidPIT (ou em outros sites especializados) permite que se encontre uma variedade de matérias sobre segurança, dicas de como tornar o smarpthone mais protegido, de como bloqueá-lo em caso de roubo ou perda e indicações de apps que podem transformar seu telefone em uma pequena caixa-forte. Basta querer se atualizar.
A evolução dos dispositivos mobile tornou a nossa vida muito mais fácil para diversas tarefas. Na mesma medida, os pilantras – físicos ou virtuais – também enxergaram maiores oportunidades de botar a mão no seu suado dinheiro, seja acessando seus dados dentro do smartphone, seja simplesmente vendendo o aparelho. Ou apenas sumindo com as boas lembranças que você tenha guardado dentro do telefone.
Logo, que tal gastarmos um pouco mais do nosso tempo entendendo como tornar nosso smartphone mais seguro? Nossa privacidade e nosso bolso agradecem.
Quando fui furtado, meus apps continham senha e não consegui resetar ele de fábrica porque na hora cortaram a conexão dele. O número bloqueei na hora, assim como o BO, mas para bloquear o celular levei mais de uma semana pois o sistema da Tim "estava indisponível".
Ou seja, o gerenciador de dispositivo está longe de ser perfeito (até mesmo bom) e o bloqueio do IMEI (que só bloqueia o uso de dados e voz) não é prático, fora que existem grandes chances de serem usados normalmente fora do país ou de serem desbloqueados. Nem tudo gira em torno de descaso.
Acho que o mínimo que as pessoas poderiam fazer é botar senha nos dispositivos ou ao menos colocar senha nos aplicativos que possam ter sua privacidade exposta sem consentimento, vejo muitas pessoas que não utilizam por preguiça de ficar digitando toda hora a senha quando pegam no celular.
Tem um pessoal que facilita demais, esquece nos lugares, até deixa cair e não percebe, deixa visível no bolso de trás, tem q ter cuidado.
Boa matéria!
Principalmente para os descuidados...
Muitos cabeça de vento kkk
muitos nem querem saber de segurança... já vão picando-lhe os dados em tudo que baixa
Sempre dou uma batida de leve no bolso só pra ver se meu smartphone está lá. Se não tá lá, eu tenho um mini infarto, aí depois de uns segundos já lembro onde foi que eu coloquei. Mas me assusta ver que 17% das pessoas entrevistadas simplesmente não encontram o aparelho, nunca aconteceu comigo e espero que nunca aconteça. Também, graças a Deus, nunca fui roubado. Sempre deixo serviços de proteção e localização ativados, não são muito eficazes, mas é que nem o Bradesco Seguro, é melhor ter vai que... Kkk
Aquele momento em que você toca o bolso e não sente o smartphone... Sei como é! Não existe desespero maior!
Sou um dos poucos dessa geração que não perdeu o smartphone, só mesmo um celular com rádio FM.
Deixando a birra de falar de Apple, de lado, este é um ponto onde um dono de iPhone me faz inveja... o sistema de rastreio quase perfeito da Apple é de cair o queixo, espero até hoje o dia onde verei um Android com tanta segurança. Atualmente em 5 minutos você reseta um aparelho android e ele fica zerado de fábrica.
Samsung tem o bloqueio de reativação em todos tops de linha desde o note 3, não sei dizer se tem nos mid e low end.. Funciona igual o bloqueio do Icloud..
Quase fui vítima de assalto uma vez saindo do serviço pra minha sorte saquei antes do meliante... Na hora o bandido fanfarrão viro um pobre cidadão todo educado não é aconselhável reagir a assaltos porém também não da para sair entregando tudo de mão beijada. Se tem uma coisa que falta no Android é o esquema de localização de aparelhos roubados da Apple que é fantástico ja o do Android deu um reset ja era, bom me refiro ao da Apple se bom porque já tive colegas que tem iPhone que já foram roubados ou até mesmo perderam o aparelho e conseguiram recuperar.
Atenção é tudo
Boa matéria segurança e sempre bem vinda
Interessante essa matéria, e ter esses cuidados, realmente fazem a diferença.
eu tenho o modo resete no meu note 5 caso errem a senha 5 vezes ele irá fazer um resete no aparelho sendo assim deletando tudo
Qual modo e este.?
Geração Mamão com Açúcar, melzinho na chupeta!
Tem que ralar não é Deivis
Pois é brother Andreu!
Mas hoje em dia é de sentir dó em ver essa geração! Dou aula pra crianças e adolescentes e sei do que estou falando!