Como a IA pode renovar as redes sociais...ou destruir tudo
Apesar de muitos de nós xingarmos o Facebook, após várias violações de dados e escândalos de privacidade, o uso de mídias sociais em geral não diminuiu. De fato, cerca de 2.7 bilhões de pessoas tem pelo menos uma conta social e esses números estão projetados a crescer. Mas, saiba que não são apenas humanos que examinam tweets e posts no Facebook. Apesar de você não saber, a Inteligência Artificial já está presente em várias plataformas e seus papéis estão se expandindo - para melhor ou para pior.
Mídias sociais em si podem ser imensamente poderosas, seu papel em eventos globais não pode mais ser ignorado. Desde o inicio de 2010, vimos isso como uma ferramenta para ativismo e resistência civil - ajudando a organizar protestos e revoluções, como a Revolução de 25 de janeiro no Egito; tem sido a plataforma para jornalismo e, claro, um jeito de se conectar com pessoas pelo mundo.
Contudo, também vimos as redes serem usadas para propaganda e como plataforma para discurso de ódio e desinformação. É por isso que, à medida em que a inteligência artificial continua a evoluir e sua presença nas mídias sociais cresce, precisamos estar atentos para a direção em que ela será usada.
Uma mãozinha
Todos nós já nos envolvemos em discussões on-line acaloradas com trolls pelo menos uma vez em nossas vidas e, provavelmente, todos nos deparamos com conteúdo altamente ofensivo. Não é de admirar, então, que a rede social seja frequentemente rotulada como um espaço tóxico e deprimente. Como muito outros, eu acredito que algumas pessoas se sentem fortalecidas pelo anonimato ou pela falta de consequência on-line, conduzindo ao mal comportamento.
Claro, empresas como o Twitter são responsáveis por moderar esse conteúdo, mas não as culpo quando as coisas escorregam. A quantidade de conteúdo postada nesses sites todos os dias é imensa. De acordo com o Internet Live Stats, em média, cerca de 6.000 tweets são postados a cada segundo. É aí que a inteligência artificial entra.
Pesquisadores da Universidade de Cornell desenvolveram um bot, que tinha a tarefa de identificar quando uma conversa/debate poderia se tornar tóxica. Ele teve um desempenho pior que o dos humanos, acertando apenas 65% do tempo, em comparação com a precisão de 72% das pessoas. No entanto, à medida que a tecnologia melhora, e especialmente se houver colaboração entre o humano e a máquina, os resultados podem ser ótimos.
É claro que existem preocupações e possibilidades de que um sistema desse tipo possa ser jogado ou usado para fins nefastos, mas é o caso de quase todas as tecnologias. Eu também acredito que a inteligência artificial poderia potencialmente ajudar no combate a fake news ao escanear dados online e checagem de fatos. No entanto, quão bem isso irá funcionar dependerá de como o mecanismo será treinado.
Não é incomum que humanos passem seus preconceitos até para a Inteligência Artificial. Eu pessoalmente acho que pode ser um pouco cedo demais para ver esse uso da IA em ação, mas com o tempo, ela pode desempenhar um papel positivo.
Um desastre em formação?
À medida que as plataformas sociais amadureceram, elas passaram de sites em que as pessoas postam suas selfies para espaços que agregam enormes quantidades de dados sobre cada ação e preferência de cada usuário. A Inteligência Artificial, por sua vez, só ajudou a acelerar este processo. Para que servem os dados coletados? Pra automatizar o que é exibido no seu feed e em outras partes do que você acessa.
O Twitter, por exemplo, está trabalhando em um algoritmo de aprendizado de máquina que categoriza cada tweet. A idéia é fornecer conteúdo com o qual as pessoas mais se importam no topo de sua linha do tempo. Isso pode significar uma mudança significativa na forma como as pessoas atualmente visualizam os tweets dentro do formato cronológico. O Facebook também está usando inteligência artificial em seu feed de notícias.
Fornecer conteúdo relevante é bom, mas a personalização em excesso pode isolar pessoas em bolhas sociais altamente tóxicas
Contudo, embora fornecer conteúdo relevante seja ótimo, na minha opinião, há problemas com a personalização. Ela pode isolar pessoas em bolhas, onde suas opiniões são constantemente afirmadas. A narrativa pode então tornar-se extremamente tóxica, como já vimos nos sub-fóruns do Reddit, como o caso 'Fat People Hate'. Também pode levar empresas que gerenciam mídias sociais a vender ainda mais dados, já que os anunciantes insistem em anúncios ultrapersonalizados.
Mas esses não são os únicos problemas: comunidades on-line isoladas geralmente são mais fáceis de serem manipuladas, desde a alimentação, até a saúde, eleições e outras diretrizes de governabilidade. Na minha opinião, é saudável ser confrontado com idéias opostas e ter seus preconceitos desafiados. No entanto, a inteligência artificial pode tornar isso cada vez mais difícil no futuro.
O que você acha da relação entre inteligência artificial e as redes sociais?
* Escrito em colaboração com Suzana Dalul, do AndroidPIT.com
aí mora o perigo das redes sociais. Vazamento de dados e outros problemas pode comprometer tudo
Another brick in the wall
Na minha opinião, rede social está se tornando algo onde as pessoas utilizam de forma descontrolada. Muitos acham que podem fazer o que querem e dizer o que quer sem se importar com as consequências, e ainda usam como desculpa a liberdade de expressão. Mas há uma diferença muito grande entre expressar sua opinião e dizer o que você acha que é certo ou errado, e ainda por cima querer que as pessoas sejam obrigadas a concordar com seu ponto de vista. Um exemplo disso foi no ultimo ano com relação a política (Apenas citando como exemplo).
As pessoas fazem em redes sociais aquilo que elas não tem coragem de fazer pessoalmente, e fazem isso por que se sentem protegidas pela tela do celular. Hoje infelizmente em redes sociais, as pessoas mostram realmente quem elas são sem escrúpulo nenhum. Mas isso é apenas uma parte do problema. Aquilo que era para ser uma ferramenta útil de notícia, está se tornando algo para proliferação de conteúdo impróprio e falso. E a grande massa que utiliza hoje infelizmente são leigos, que por apenas ver uma manchete já acredita no que vê e compartilha sem saber se é verdade.
Não sei se com IA nas redes sociais teremos mais proteção neste ponto. Hoje muitas empresas utilizam essa tecnologia simplesmente para seus benefícios. Agora imagina organizações maliciosas, ou qualquer que seja, fazendo isso para obter aquilo que não lhe é de direito? Realmente, diante da situação que vivemos hoje, eu desacredito. Rede social na minha opinião está virando um problema.
Redes sociais deveriam acabar
Meu receio é que a IA seja usada por governos afim de censurar sites/domínios , aí seria dureza.
Será interessante para detectar os fakes news e possíveis desvios .