Clubhouse: Facebook e Twitter já trabalham em réplicas?
Ler em outras línguas:
O sucesso sem precedentes do Clubhouse parece ter feito soar um alarme nos concorrentes. Enquanto escrevo essa nota, diferentes sites especializados já noticiam que o Facebook e o Twitter estariam trabalhando em recursos semelhantes aos da nova plataforma social. Na verdade, o Twitter já até introduziu uma função similar chamada "Spaces".
Quando uma nova rede social faz sucesso na Internet logo de cara, tenha certeza de que a equipe de Mark Zuckerberg acionará o departamento de compras ou copiará a nova plataforma. É isso que o Clubhouse deve estar descobrindo agora, porque apenas cinco dias depois que o próprio CEO do Facebook falou sobre a rede social de conversas por voz (relacionado aos temas AR e VR), o The New York Times conseguiu contato com fontes que relataram que a empresa já está trabalhando em um recurso de bate-papo em áudio semelhante ao Clubhouse.
O clone do Clubhouse ainda estaria em estágio embrionário no Facebook
O Clubhouse já existe há cerca de um ano, embora o aplicativo de conversas por voz só tenha decolado há algumas semanas. Os esforços do Facebook para desenvolver algo semelhante ainda são muito recentes, de acordo com as fontes que, obviamente, preferem ficar no anonimato.
Não foi revelado se a aparição de Mark Zuckerberg no Clubhouse estimulou esse desenvolvimento, ou se a gigante das redes sociais estaria trabalhando para trazer o recurso há algum tempo. O que se sabe é que a "cópia" do Clubhouse estaria no estágio embrionário, ou seja, ainda no início.
O Twitter também entrou na roda
O Twitter também estaria trabalhando - desde o ano passado - em algo semelhante ao Clubhouse. Conhecido pelo nome "Spaces", a função funciona a partir de conversas de áudio e deve ser integrada como um novo recurso ao micro blog. Como o "Spaces" já está sendo testado, o Twitter chegaria à frente do Facebook neste caso.
Ambas as empresas conhecem bem o negócio da cópia de funções. Recentemente, o Twitter introduziu o Fleets, o Stories que a pareceu pela primeira vez no Snapchat e que praticamente todas as plataformas já copiaram. O Facebook já é um velho conhecido do ramo das cópias de formatos de sucesso... ou compra de empresas em ascensão.
Mais uma vez, o Stories é um bom exemplo, que foi replicado para o Facebook, Instagram e WhatsApp, mas começou basicamente muito antes, com a aquisição do FriendFeed em 2009, quando a empresa comprou a tecnologia e mão de obra para criar próprio News Feed. Mais tarde, concorrentes como o Instagram e o WhatsApp foram engolidos e outras funcionalidades (Stories, Rooms, Reels) foram simplesmente replicadas.
Opinião do autor
O Facebook está tentando imitar o Clubhouse e isso provavelmente não surpreende ninguém. Mas não esqueçamos que a empresa faz muitos testes e, muitas vezes, acaba nem lançando o produto por conta da recuso da própria audiência. Logo, se o Facebook está se propondo a desenvolver em casa uma tecnologia de áudio similar a do concorrente, talvez nem chegue realmente a lançá-la.
Contudo, é claro, Mark Zuckerberg tem uma grande oportunidade de alcançar um número maior de pessoas. Embora o Clubhouse esteja até agora exclusivamente disponível para o iOS, um concorrente do tamanho do Facebook poderia tornar esse recurso de áudio amplamente disponível.
Seja como for, ainda penso que o Clubhouse é uma plataforma que, apesar de estar em alta, ainda precisa provar a que veio. Agora, resta saber se o interesse pelo Clubhouse vai diminuir caso o Twitter e o Facebook garantam ter um recurso idêntico à disposição.
O que você acha: será que o Clubhouse é apenas propaganda ou a rede social baseada em áudio poderia diminuir mesmo o interesse das pessoas pelo Twitter, ou pelo Facebook?
Pouco se cria ,muito se cópia , o hype do clubhouse é devido a pseudo exclusividade , tem que receber convite , os iFãs adoram está exclusividade .