As cinco maiores ameaças ao Android
Nossa admiração pelo Android ocasionalmente nos faz esquecer as suas falhas, que geralmente não são benéficas ao sistema. Essas brechas podem criar margens aos concorrentes, que aproveitam para aperfeiçoar determinado problema em suas plataformas ou explorar os pontos críticos do sistema, a fim de superar o Android. Listamos as cinco maiores ameaças enfrentadas pelo Android atualmente.
Ramificação
Inicialmente o maior triunfo do Google foi disponibilizar um sistema de código aberto, responsável por atrair a atenção de diversas fabricantes, e permitiu ao Big G alavancar seus aplicativos e serviços como condição para o uso do Android. Com a expansão do sistema, o nível de ramificações ultrapassou todas as barreiras possíveis, gerando uma concorrência direta ao sistema ocasionada pelo próprio Android.
As ROMs personalizadas, como a CyanogenMod, estão crescendo ao ponto de desafiar o domínio do Android. Empresas como a Amazon, conseguem embarcar lojas proprietárias que funcionam dentro do Android, e oferecem promoções e descontos ainda mais atrativos do que a Play Store. A código aberto foi originalmente uma excelente ideia, mas atualmente a ramificação oferece uma ameaça ao sistema do Google.
Fragmentação
Ao conceder o direito das fabricantes de modificar o Android de qualquer maneira, o Google expôs o problema da fragmentação do sistema mundialmente. Bilhões de dispositivos Android rodam com versões diferentes, chegando ao ponto de apenas 10% dos modelos atuais possuírem a versão mais recente do sistema.
Além disso, as interfaces proprietárias viraram meios de acordos comerciais e parcerias entre fabricantes e empresas desenvolvedoras de software. O resultado desses acordos são sentidos pelos usuários do sistema através de aplicativos pré-embarcados, conhecido também pelo nome de bloatware, e uma série de recursos duvidosos que "diferenciam" os dispositivos Android do mercado. Essas modificações têm impacto direto no processo de atualização de software.
- Desativar aplicativos no Android: o que significa, quais são os benefícios e como fazer
Isto significa que a grande maioria dos usuários do Android não possuem o software mais recente, pacotes ou recursos de segurança essenciais, que só podem ser obtidos em dispositivos mais recentes. Até mesmo os modelos top de linha de diversas fabricantes não recebem as atualizações em tempo hábil.
Plataformas concorrentes
O Google também precisa enfrentar a concorrência de rivais, como as plataformas iOS e Windows Phone. A BlackBerry se encolheu significativamente, enquanto o Windows ainda não é um caminho viável, mas o sistema operacional da Apple continua sendo a maior ameaça para o Android.
- Android Lollipop vs iOS 8: diferenças que são bem-vindas
Apesar do Android ser o sistema móvel mais popular do mundo, grande parte desse mérito se deve à enorme diversidade de dispositivos. Nos últimos tempos, a Apple tem alegado que grande parte dos usuários de dispositivos Android estão migrando para a sua plataforma de maneira expressiva. A concorrência gerada entre as duas plataformas é grande, no entanto, a Apple consegue competir junto com o Google com apenas 5 dispositivos em toda a sua linha de smartphones.
Rentabilidade
Outro fator determinante para o sucesso do Android é o investimento em dispositivos de baixo custo. O valor médio de um iPhone chega ser até três vezes o preço de um dispositivo Android intermediário. Enquanto esse investimento contribui para o sucesso da plataforma, o fundo rentável do Android não tem obtido o mesmo êxito.
Apesar do crescimento contínuo no mercado, em 2014 o Android assistiu a uma queda de 44% em lucros obtidos a partir da plataforma (enquanto o iOS subiu 31%). Mesmo os dispositivos Android com valor mais alto, como o Galaxy S6 Edge, entregam margens de lucro relativamente menores. Além disso, o Google obtém 75% de sua receita gerada a partir de anúncios através das buscas móveis realizadas no iOS, e não no Android. A Play Store pode estar se tornando mais rentável, mas o sistema Android ainda não é muito bom para gerar receita.
Movimentos anti-Google
A China é o país com o crescimento mais acelerado no mundo em termos de smartphones. O problema do Android para este mercado é a proibição governamental no país para serviços do Google. O êxito obtido na China está momentaneamente reservado as fabricantes regionais, como Xiaomi, Huawei e Lenovo, que não dependem totalmente dos aplicativos e serviços do Google.
Mediante este cenário, as versões ramificadas do Android acabam sendo mais procuradas, cerca de 40% dos dispositivos Android comercializados em 2014 eram embarcados com versões ramificadas do sistema. Versões ramificadas, como mencionamos acima, não dependem dos serviços e aplicativos do Google, e sua popularidade está aumentando fortemente.
O movimento "anti-Google" é aquele que enxerga o gigante das buscas como monopolizador do atual cenário móvel. A Comissão da União Europeia está investigado o Google por violações antitruste, a Cyanogen Inc levantou mais de 100 milhões de dólares em parceria com a Microsoft para produzir versões que não dependam do Google, Android chineses ramificados estão cada vez mais populares, e a Apple está angariando os usuários do Android.
- Google sob investigação da União Europeia: como isso afeta o Android?
Seja qual for a razão para esse movimento anti-Google, sua simples existência alavanca milhões de usuários para as versões ramificadas do Android ou para o iOS da Apple. Como o Android resistirá com o passar do tempo ainda é uma incógnita. Mas da mesma forma como o Android cresceu e se tornou popular, o número de ameaças que o sistema enfrenta tem crescido na mesma proporção.
Na sua opinião qual é a maior ameaça ao Android? Como você enxerga o futuro do sistema operacional do Google? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.
Artigo feito em parceria com Kris Carlon do AndrodiPIT.com.
Eu não acho que a Apple seja uma grande ameaça, tem produtos bom e um ótimo sistema, mas com preços elevados e não alcançando as pessoas em geral, pelo menos aqui no Brasil.
?
Site para quem gosta de android, o Windows Phone dá 10 no uso profissional.
Acho engraçado colocarem " windows não é um caminho viável", dai cresce e junta todos os aparelhos na contagem, ai vão falar que não vale como se Android fosse tudo isso, são trocentos aparelhos android na contagem, um pior que o outro, e se não fosse viável a google não ficaria boicotando, os apps android e IOS já estão sendo "migrados" , não vai demorar pra se ter todos os apps, serão de igual para igual, so que WP é mais leve e mais fluido, muito mais se for com hardware idêntico, sou usuário Android e mesmo puro perde e ainda é cobaia já que vem bugadaço
podem tirar sarro de mim hoje! mais aposto todas as minhas fichas no W10! e vcs que tirarem sarro de mim, nos veremos daqui um tempo....
na boa... W10 tem tudo pra ser uma ameaça! como vcs sabem, a área da tecnologia é imprevisível, de um dia para o outro tudo pode acontecer, olha quantos anos a plataforma symbiam tomou conta, quando muitos ainda nem sabiam o que estavam usando!!!
Diziam a mesma coisa do 8. Mataram o wp7 pois diziam que toda a unificação viria com o 8. O wp8 veio e o so não vingou. Não sei se o 10 vai vingar. O wp além de ter muitos problemas ainda, tem uma concorrência consolidada. Eu não sei quem ganhará essa briga, mas se for pra apostar eu não colocaria minhas fichas no wp.
O W10 já ta dando um coro no Android, pois o android tem muitas funções graças às fabricantes, a google está implementando recém agora pra não ficar pra trás, a contagem de aparelhos android é grande pois qualquer um bota Android nos seus aparelhos, W10 vai englobar muito aparelho, e apps já não são mais um argumento, instabilidade e falta de segurança ainda são no android
Eu usei o Nexus e não sei de que funções você está falando. Dê exemplos. Como que o W10 vai englobar muito o aparelho? Me diz um exemplo real de alguma instalabilidade e falta de segurança do Android que realmente prejudicou alguém? Quantos aos apps não tem o que argumentar. Ainda tem muito app pequeno que sai pra iOS e Android e não sai pra app. Fora que muitos devs fazem o app mas não o atualizam. O Skype mesmo tem mais função na concorrência do que no próprio SO da MS.
Cara, iPhone não é rentável,eu NUNCA vou comprar um, WP pra mim não tem uma grande variedade de aplicativos, Blackberry, perai ainda existe? Então o cyanogen é sim a ameaça, e outra, é o Google, cara quero ver destronarem ele.
Eu acredito que as pessoas não tem noção,do poder do windows phone,com Windows Phone 10 a palavra é sincronia 100% com seu computador ,notebook,tablet,outros dispositivo,teremos muitas surpresas pela frente.
Pergunta de um leigo. Todo o fã da plataforma fala nessa sincronia dos w10. O que isso vai fazer de inovador ou diferente do que já é feito hoje em dia?
Mas se não existisse Android as fabricantes teriam que ter o Windows Phone como OS, ou comprar um iPhone. Não gosto do WP nem do iOS. Seria outro mundo tecnológico. Graças a deus o Android existe!!! Obrigado Google!!!
O pessoal pensa que a Google ficará sentadinha e olhando... Claro que não...
Claro que não, ela esta boicotando de todo jeito o WP, pena que a MS é melhor
A google não coloca "moral" na parada , até o galaxy SII tem uma rom CM12.1 - 5.1.1 !
Não vejo IOS como ''ameaça'' mas sim uma grande concorrente, a Google deveria se preocupar em aperfeiçoar o Android ainda mais, que conserteza continuará sendo um sucesso!
Preocupação a Google deveria ter era com o CianogenMod, que ao meu ver é a única ameaça aqui!
Este dado do artigo esta correto: "Google obtém 75% de sua receita gerada a partir de anúncios através das buscas móveis realizadas no iOS"???
Essa informação está duvidosa mesmo!
Acredito que o Google já previu que não pode se garantir a soberania extrema só com o Android, embora que eu veja que o objetivo do Android seja oferecer os produtos google e lucrar com anúncios, prevejo que a diferenciação de produtos ( Android auto e Android wear) sejam as apostas para manter o sucesso do sistema, e com certeza também oferecendo através de outras plataformas: TVs, PCs e outros com Android..