Google Chromecast 3 vs. Amazon Fire TV Stick: qual ter na sua TV?
TV é paixão do brasileiro, para o bem e para o mal. É o sonho de muitos ter em sua sala um grande televisor, com ótima qualidade, passando seriados, filmes e até vídeos de gatinho. Mas nem sempre é fácil ter uma SmartTV em casa, e é por isso que dongles vieram ajudar nisso.
Para nós aqui no AndroidPIT, o mais conhecido é o da Google, o Chromecast, cuja terceira geração foi recém resenhada por aqui. Porém, já a algum tempo temos um concorrente de peso para ele, o Amazon Fire TV Stick. Difícil de escolher? Vamos falar um pouco sobre eles.
Design realmente importa?
Um é redondo e o outro é, como o nome diz, um stick, uma vareta. Mas talvez isso não importe muito, já que eles provavelmente ficarão escondidos atrás da sua TV. Porém, é importante dar uma olhada nisso sim, pois vai depender da conexão HDMI da sua TV.
Geralmente, as TV têm conexões HDMI na lateral e na traseira, e dependendo de qual delas você vai usar para o dongle, o cabo flexível do Chromecast 3 pode ser uma boa. No resumo, os dois são pequenos e bonitinhos, se escondem bem, mas o tijolinho da Amazon precisa de uma atenção.
Você pode resolver isso com o extensor HDMI que vem na caixa, e pode ser até melhor, uma vez que se ele falhar, você só precisa trocar o cabo, o que não pode ser feito no Chromecast. Ambos precisam de um cabo para funcionar, e ambos vêm com um cabo USB para que não seja necessário ocupar o espaço de uma tomada, embora eles também tragam uma fonte na embalagem.
Eles usam uma conexão microUSB para se sustentarem, e o fato de ficarem sempre na tomada significa que estão sempre ligados, esquentando. Se usar o USB, eles se desligarão quando a TV também desligar.
Hardware precisa aguentar algumas coisas
De parecido, temos o fato que os dois operam com conexões HDMI normais, e em resolução máxima de 1080p a 60fps, o Full HD. Não há no Brasil solução para o 4K, mas no exterior há versões dos dois aparelhos nessa qualidade. Ambos suportam WiFi 802.11ac dual band.
Nas diferenças, temos um espaço de 8 GB para armazenamento no Fire TV Stick, enquanto não há qualquer informação sobre isso no Chromecast. Como você verá mais abaixo, isso não é necessário para o aparelho do Google, mas é para o da Amazon.
Em RAM, o Fire TV tem 1 GB, além de processador MediaTek Quad-core ARM 1.3 GHz, e não temos dados oficiais para o produto do Google. O Fire TV tem Bluetooth, enquanto que o Chromecast não precisa disso, já que depende do smartphone. No áudio, pode se despreocupar, já que os dois têm áudio Dolby, som surround 5.1 a Dolby Digital Plus 7.1.
Durante os testes, percebi que, mesmo com hardware melhor (os Chromecasts antigos já eram inferiores), o Fire TV é lento para algumas coisas, como a navegação na interface, acesso aos apps e mídias, etc. O Chromecast, por depender muito mais do smartphone e da internet, consegue ser bem mais veloz.
O controle que faz a diferença
Você está acostumado a zapear canais de TV com seu controle, sentado no sofá? Você pode fazer algo similar com esses dois dispositivos, mas de maneiras bem diferentes. Enquanto o Fire TV Stick traz consigo um controle na caixa, o Chromecast precisa do seu smartphone para isso.
Uso o Chromecast faz tempo, então já me acostumei ao modus operandi: liga a TV no Chromecast, e enquanto isso vou zapeando no meu smartphone procurando o que quero assistir. Sejam vídeos no YouTube, seriados no Netflix ou até música no Spotify, quando quero usar a TV para isso.
Com o Fire TV Stick eu não preciso do smartphone. Ligo a TV nesse gadget e, com o controle vou passeando pela interface. Quando encontro o app que quero, entro e digito na busca o conteúdo desejado. O controle é sucinto, precisa de duas pilhas AAA que vêm na embalagem.
Há um pad de navegação, um botão central e outros seis botões menores, com voltar, home, menu e os controles de mídia. Porém, nada de botões de volume, o que pode atrapalhar. No Chromecast, todos os apps do Android e iOS compatíveis com ele têm sua própria interface de controle.
Digitar o que você está buscando com um controle que tem apenas um pad de navegação pode ser uma droga, então a Amazon disponibiliza um app que ajuda na navegação, apresentando um pad maior e um teclado, além de acesso à sua lista de apps para a instalação por lá. Ele vira quase um Chromecast.
Esse teclado, entretanto, é confuso, e o que você digita nem sempre é o que aparece na tela, e o que está na tela não aparece no seu teclado, é bem confuso. Uma coisa que notei é que, quando você precisa de uma navegação diferente, como em um jogo, o app te deixa na mão, e você só pode usar o controle remoto, ou um outro acessório Bluetooth.
Porém, no frigir dos ovos, isso significa que o Fire TV Stick é independente do smartphone, enquanto o Chromecast sempre precisará dele.
A vingancinha de um para outro
Você pode pensar que basta escolher qualquer um deles para ter acesso a tudo o que está acostumado a assistir, mas não é bem assim. Você precisa escolher quais o seus serviços preferidos e se quer acessá-los da forma fácil ou da difícil.
No caso do Fire TV Stick, você tem acesso a um YouTube não oficial. Para ver os vídeos dessa plataforma, você tem que baixar um dos apps alternativos da loja, e no caso do que eu instalei, era um atalho para o navegador, que eu também tive que instalar (no caso, o Firefox). Depois, fiz o login como se fosse um app de TV. Entretanto, não é uma experiência ruim depois dessa primeira vez.
Algo parecido acontece no Chromecast. Quer consumir conteúdo do Prime Video da Amazon? Você vai precisar baixar o app do serviço e espelhar a tela do smartphone na TV via Cast do sistema todo no gadget do Google.
E não há qualquer previsão da chegada de suporte de nenhum deles. Enquanto isso, os dois possuem suporte a Netflix, que está lá bonitão ganhando clientes dos dois lados...
Acesso a apps
O Chromecast tem para si uma base de apps gigantesca, sendo possível dizer que tem toda a Play Store para si. O Fire TV Stick tem acesso aa loja de apps da Amazon, que não deixa de ser um Android também. Mas, mais uma vez, há uma diferença aqui.
Embora muitos e muitos apps sejam compatíveis com o Cast do Google, nem todos são. Nesse caso, você precisa ir até a área de atalhos do seu Android e pedir o espelhamento do conteúdo da tela do smartphone na TV. Aí, quase qualquer coisa mesmo vai.
No caso do dispositivo da Amazon, são apenas os apps disponíveis em sua loja que serão compatíveis. A quantidade é muito menor, mas a maioria do que você precisar estará lá, afinal de contas seu uso principal é para mídia, e isso tem de sobra. Joguinhos e outros apps são extras.
A vantagem é que esses apps e jogos são adaptados para a TV, e isso os deixa melhor na grande tela. Se você tiver um controle para games Bluetooth, poderá aproveitar mais, caso contrário pode usar o próprio controle remoto (que não traz a melhor usabilidade para muitos jogos).
As interfaces são fáceis?
O legal da loja da Amazon dentro do Fire TV Stick é que você consegue ver informações boas sobre cada app ou jogo, sabendo se são compatíveis apenas com o controle ou com mais acessórios. Nos conteúdos de mídia, você vê informação de qualidade de áudio e nota no IMDB.
Os apps têm, em sua maioria, a mesma interface que aplicativos disponíveis para TVs e sistemas de TVs, como WebOS, Tizen e outros. Então alguns apps, como o YouTube e Spotify, seguem padrões de login e navegação iguais a esses outros.
No caso do Chromecast, a Play Store não informa com facilidade o que é compatível com seu dongle. Você precisa recorrer a listas pela internet ou ao símbolo de três ondas no canto do ícone do app, quando o desenvolvedor quiser fazer isso.
Para os principais apps, como YouTube, Netflix e outros, a interface dos apps no Chromecast é a do app no smartphone. Para outros, é mais curada, como a do Spotify. No caso de jogos, pode variar. No Fire TV você pode, inclusive, baixar temas.
Para comandos de voz, o Chromecast se sai melhor, uma vez que o Google Assistente já está mais completo por aqui. O Fire TV pode ser comandado via voz pelo app que você baixa no smartphone, mas não consegui fazer funcionar. O modelo 4K, que não vende aqui, tem a assistente Alexa no controle remoto.
Eles são computadores?
É possível ligar um teclado e mouse Bluetooth em ambos os gadgets, e os dois podem servir como computadores, se você utilizar o espelhamento de tela do smartphone em um monitor ou TV. O Chromcast faz isso nativamente, assim como o Fire TV que, quando você mantém o botão home apertado, abre um menu para o espalhamento.
A diferença fica para o Miracast do gadget da Amazon, pois nem todos os smartphones suportam esse protocolo de tela sem fio. Muitos modelos da Samsung, por exemplo, suportam.
Então, qual levar? Chromecast ou Fire TV?
Eu jamais chego a uma conclusão diferente de "você que sabe". O preço de ambos flutua no mesmo patamar. Após ler minha própria análise, creio que o Amazon Fire TV Stick seja o mais completo em conteúdo, já que aceita o Prime Video, coisa que o Chromecast ainda não faz direito. A solução do Fire TV para o YouTube não é a melhor, mas é mais indicada que a de espelhar o serviço da Amazon no Chromecast.
Para a escolha de diversidade de apps, acredito que o Chromecast leve a melhor, pois tem praticamente toda a Play Store disponível, enquanto no caso da Amazon, você depende de uma loja muito menor.
A usabilidade dos dois acaba sendo parecida em facilidade. Um tem o controle, o outro tem o acesso fácil ao smartphone. Se você tem muita gente em casa e nem todos querem ter diversos apps instalados no aparelho, o Fire TV é melhor. Porém, só uma conta do Netflix pode estar logada por vez, por exemplo. Se quer velocidade, vá de Chromecast, incluindo aí o acesso a qualquer conta que já esteja no smartphone.
Por isso, fica para você escolher o que considera mais importante para você. Eu tenho um ecossistema grande do Google em casa e no smartphone, e prefiro ficar com o Chromecast, mas assisti algumas séries do Prime Video que me deixaram bastante na dúvida.
E você, qual deles prefere?
Comentando em 16/07/2019 e atualizando. O Chromecast agora aceita transmissão diretamente do app Prime Video instalado no celular, sem necessidade de nehuma instalação adicional. E o inverso também é possivel. O Fire já transmite o Ytube direto. Um acordo entre as duas gigantes permitiu isso.
Tenho o Chromecast 2 e não me arrependi, é ótimo pra assistir qualquer coisa do celular pra TV. Já me acostumei com o aparelho e não sei se ficaria bem com o dispositivo da Amazon.
Tenho um stick fire da Amazon,estou muito satisfeito,É para minha surpresa,
O controle da TV Samsung onde ele está instalado é reconhecido em muitas funções, facilitando bastante e suprindo a configuração minimista do controle da Amazon!
É usando o dowlouder do sistema pode se buscar na web qualquer App disponível, muúuuito bom,!
Eu tenho o fire stick, e recentemente instalei o aptoide, com isso, consegui instalar o app do YouTube, telecine play, prime vídeo Br, Premiere, entre outras coisas mais, até o Kodi, mas não mexi nele ainda.... Isso sem falar o Netflix, Globo play, etc.... E tá tudo maravilha. Não me arrependi não, sem falar que não preciso ficar dependente de um celular pra poder assistir tv.
Tenho fire tv não consigo instalar esses aplicativos que você falou. Pode me ajudar, como instalar eles ?
Vou de Chromecast, tanto que já estou pensando em comprar o.meu.
Já tive Chromecast 1a e 2a geração e agora estou como Fire TV Stick e acho o último melhor por 3 aspectos: 1.Bluetooth, no Fire TV Stick você pode conectar fones Bluetooth e não incomodar ninguém com o barulho da TV. 2. YouTube, mesmo não tendo app official, usando o navegador da Amazon, o Silk, consigo sincronizar a minha conta via smartphone e aí funciona exatamente como o Chromecast. Acho um vídeo no smartphone e mando reproduzir na TV. 3. Miracast, como comentado no artigo, com um smartphone com suporte a esse protocolo (muitos Samsung tem, mas Motorola acho que nenhum), você consegue por o app do Play Filmes e TV para funcionar como no Chromecast também. Aí dá para alugar os filmes via Play Store. Acho que talvez a única falta relevante seja a HBO. Que, aliás, é pura bobagens deles não liberarem o App para a Fire TV na AmLat, já que nos EUA tem.
Bem, eu tenho o primeiro Chromecast (comprado na época do lançamento no Brasil) e uma Mi Box.
Antes de comprar a última, esperei por um concorrente da Amazon ser lançado por aqui, até para ter com o que comparar. Mas o Fire TV Stick chegou atrasado para mim (quando já tinha comprado a Mi Box)...
Na minha opinião, essa "guerra" entre o Google e a Amazon acaba sendo muito mais prejudicial ao crescimento do Prime Video e não afeta tanto assim o YouTube (pois há uma notória diferença no estilo de conteúdo e tamanho dos vídeos).
A Amazon se esquece que eles têm um serviço pago e que o assinante quer assistir ao conteúdo no dispositivo que já tem em casa. Chega a ser ridículo ter que comprar um novo aparelho SÓ para ter acesso ao streaming pago deles ou ter que recorrer as gambiarras para fazer funcionar.
E temos aqui em casa uma SmarTV da LG com um SO mais simples que tem acesso ao Google Play Filmes, Claro Video, Crackle, Globoplay, Globosat Play, Fox, Looke, Netflix, Telecine Play e YouTube. Nada do Prime Video também...
ainda não tinha visto esse da amazon, achei interessante
Pelo preço, nenhum dos dois vale a pena. Compensa muito mais pagar uma pequena diferença e comprar uma Mi Box, que possui hardware muito superior ao Fire Stick, roda mais apps (inclusive o Prime Vídeo) é 4k e ainda tem a mesma função do Chromecast embutida.
Já tive um Chromecast, e nunca mais quero ter um. Dias após o fim da garantia ele apagou pra nunca mais acender. Foi aí que descobri que ele é descartável. Liguei pra Google e o atendente me informou que não existe conserto. Que dentro da garantia eles efetuam troca. Comprei uma MI Box TV. Uso a quase 1 ano e não troco por nada. Pena que foram proibidas pela Anatel.
Pra quem tiver o Stick ai já em mãos , instala o Youtube vanced( sim aquele lá sem a betina enchendo a linguiça e com varias opçoes do youtube premium ,tema dark black blue pink e outros troços ) ,facin de achar o apk na web. praticamente vai completar o pacote do stick .e baixar o microG pra poder fazer login na conta google pra usar os dados nesse youtube.. vocês vão esquecer do youtube oficial.
Como ja tenho smart tv, eu ficaria com o Fire Stick com certeza, pois me faltam apps na minha LG dos quais sou assinante, como Telecine play, Hbo go, Primevideo principalmente e Spotify. Combando com a funçao smart da tv o netflix e o Yt, eu teria todos os apps que preciso *0*
Não tem HBO pelo Fire, infelizmente! Teria que usar o Mi Box pra ter o HBO.
Putz,no Fire não tem HBO, e no Chromecast, tem?
Putz, nao sabia. Nesse caso nenhum dos dois é viável pra mim, nao me convém espelhar o prime no chromecast com smartphome, ou ficar sem HBO Go que não é barato. O melhor dongle sempre será notebook + HDMI kkkk
Pra mim, o q falta na WebOs da LG é o Twitch e a Crunchyroll.
Se for para fixar com um, recomendo o Fire stick. Já tinha dois Chromecast (que é muito bom tambem) quando comprei o Fire. Ele e muito mais fácil de usar, prático e realmente transforma sua tv numa smart. O Chromecast está mais para um projetor. A única vantagem em relação ao Fire e que não necessita de tanta energia, o USB chega. O Fire, pelo menos o q tenho, tem que colocar na tomada.
O meu também precisa da tomada, no USB da TV fala que não há energia suficiente.
Eu fico com o Chromecast, nele tenho opções como Globosat, Premiere, HBO, Fox, YouTube oficial, Netflix HD, web browser pra vídeos, Kodi etc. Tudo rodando pela configuração do meu celular, snapdragon 625, 3g de ram. Quem tem problemas com o cast da Google precisa verificar a qualidade de sua rede wi-fi aqui comigo não tem problema.
A verdade é que são dois aparelhos completamente diferentes, é como comparar um carro com uma moto