Chromebooks são ótimos para compartilhar com outras pessoas
Sou usuário do Chrome OS há muitos anos, acompanho de perto seu desenvolvimentos e evolução. Recentemente, testei um Chromebook Acer Spin 13 e, usando no apartamento que compartilho com meu colega, entendi em quais situações o sistema operacional do Google Desktop realmente brilha.
Moro sozinho há quase dois anos e, no geral, mesmo quando morava com a família, sempre fui o único usuário de meus aparelhos tecnológicos. Meu PC, meu notebook, meu smartphone e qualquer outro dispositivo de alta tecnologia conectado ou conectado: eles sempre foram usados exclusivamente por mim (e comprados por mim, é claro).
Não que eu seja ciumento ou egoísta, é simplesmente porque eu não gosto de abrir minha "ordem mental digital" para outros usuários que não usam a tecnologia como eu a entendo, e também porque eu gosto de encontrar as coisas exatamente como eu as deixei, tanto na vida real como na contraparte virtual.
Tive então a chance de usar o Acer Chromebook Spin 13 no final de semana como um primeiro teste para o próximo review. O aparelho oferece as características ideais para ser transportado dentro de casa entre mesa, sofá, cozinha e quarto. Se você quer escrever, assistir a um filme, desenhar algo com a caneta integrada ou apenas navegar pela internet, o Chromebook da Acer vai muito bem, mas discutiremos isso em outro artigo.
Foi, no entanto, quando meu colega me pediu para experimentar o laptop, que compreendi a conveniência e a utilidade que um dispositivo dessa categoria pode ter em um ambiente como família ou escola.
Meu castelo de areia pessoal
Alguns podem argumentar que o multiusuário é uma função já presente há anos em outros sistemas como Windows, MacOS e Linux, mas no Chrome OS o discurso é um pouco diferente.
Tudo o que eu precisava fazer para permitir que meu colega usasse o dispositivo sem pensar muito era sair da minha conta pessoal.
Cada conta do Chrome OS está vinculada a uma conta do Google. Se você usa o Gmail, basta digitar o e-mail e a senha para seu usuário entrar em operação. A vantagem disso é que você pode usar o Google Chrome, sincronizar guias e abrir páginas e ter acesso a todos os arquivos sincronizados com a nuvem do Google em qualquer dispositivo, sem precisar se preocupar com nada além dos dados de login.
Não há necessidade de confiar em qualquer tipo de serviço extra. Além disso, os aplicativos Android instalados e as extensões do Chrome são sincronizados automaticamente entre os vários dispositivos Android e Chrome OS que você porventura tiver.
Tudo é protegido por uma sandbox (uma ferramenta simples que isola a execução de programas e seus processos), um pequeno castelo de areia pessoal do qual o usuário é o rei indiscutível. Uma vez desconectado, nenhum outro usuário da máquina tem acesso aos seus dados, suas preferências ou seus aplicativos.
No Chrome OS, qualquer um é administrador de si mesmo e não tem poder sobre os castelos dos outros usuários. De jeito nenhum.
Nos sistemas de desktop tradicionais, há uma área protegida para arquivos pessoais em uma pasta, mas a maior parte do sistema de arquivos ainda é acessível a qualquer usuário administrativo. Em suma, o administrador do PC tem acesso às chaves de todos os castelos.
Tão simples quanto verificar seu email
Meu colega só precisou digitar seu endereço de e-mail e senha, aguardar alguns segundos para sincronizar suas preferências e começar a trabalhar em um dos muitos projetos que você estava criando. E depois que ele terminou de usar o notebook sentado no sofá, ele simplesmente se levantou e retomou o que estava fazendo no PC em seu quarto.
Da mesma forma, eu consegui retomar a posse do Chromebook e continuar de onde parei, simplesmente clicando em minha foto e digitando a senha.
Obviamente, eu também não tenho acesso aos dados do meu colega, pois ele não tem acesso ao meu. As duas contas ainda estão no Chromebook em que estou escrevendo este artigo. Nenhum dos dois pode administrar qualquer coisa dentro do perfil do outro e, acima de tudo, somos livres para instalar as próprias extensões de cada um, ou qualquer aplicativo, sem ter que solicitar uma senha ao administrador.
Se você usa um Mac ou um PC com Windows ou Linux com um perfil de não administrador, sabe que é uma chateação sem limites ter que ir pedir permissão para atualizar seus programas pessoais.
Casa, escola ou trabalho: o Chrome OS foi feito para ser compartilhado
Em uma situação de trabalho semelhante à nossa, onde produzir é essencialmente ter um navegador e uma conexão à Internet, o sistema operacional do Google mostra uma força única: o Chrome OS é feito para ser compartilhado.
Cada uma de nossas salas de reunião tem, por exemplo, um Chromebox da Asus conectado a um monitor, além de periféricos que qualquer pessoa pode usar durante as reuniões. Todos os funcionários têm uma conta do Google corporativa e podem se mover facilmente entre todos os locais disponíveis.
Não me surpreenderia também que o Google faça sucesso em sala de aula, onde os laptops podem ser compartilhados livremente pelos alunos, sem risco para outras contas conectadas e onde nem sempre usam a mesma estação de trabalho.
É por isso que eu recomendo um laptop com Chrome OS especialmente para quem procura um laptop "familiar", para manter em casa e ser usado por aqueles que mais precisam, para navegar ou para uso multimídia. As soluções econômicas são muitas e o Google promete 5 anos de suporte de software para cada modelo, o que não é nada mal.
A parte difícil de compartilhar um Chromebook é não lutar pela sua vez...
Você já usou um PC ou notebook com o Chrome OS?
Eu mesmo vi essa característica ótima do Google Chrome OS na minha faculdade quando não ia com nada além do meu celular e documentos e bastava entrar na sala, sentar na minha mesma e ligar o chromebook da faculdade pra começar a anotar as informações e exercícios passados e não ter que me preocupar com mais nada.
E offline (sem Internet) como funciona?
Utilizo um no dia a dia para trabalhar, sou desenvolvedor web e se comporta super bem, bateria extremamente longa, tounch tão bom quanto meu MacBook, tela de ótima qualidade. Chrome os e muito otimizado.
quanto custa uma parada dessa
Excelente artigo! Eu nunca me interessei em sequer abrir uma matéria sobre Chrome OS, mas o título desta me chamou a atenção e ao ler, me fez querer experimentar o sistema, parece algo leve e funcional.
Se vc possui um ambiente conectado e não utiliza programas bem específicos de produção, como programas de edição de fotos da adobe e autodesk manda ver pq ele é ágil e bem leve.
Obrigado pela dica, sou um usuário bem simples, utilizo praticamente só para assistir filmes, séries, redes sociais, então acredito que dê conta do recado sim. Valeu.
bem versátil e bonito
Um dispositivo bem interessante.
O Chrome OS é bom para tarefas básicas e entretenimento , basicamente um tablet Android com teclado ,sem conexão a internet virá um peso de papel ( não precisa estar conectado para ouvir músicas ou ver filmes armazenados no disco), como um segundo OS até que quebra o galho , mas eu ainda prefiro uma boa distro Linux como o Linux Mint.
Concordo é um SO feito pra usar conectado, e estando aqui no BR onde nem sempre temos conexão de Internet inviabiliza esse sistemas.
Gosto muito dos produtos da Acer. Nunca utilizei o Chrome OS, mas tenho vontade de usar. Sei que tem como instala-lo em notebooks e em PC´s, mas por enquanto estou feliz com o Windows...rsrrsrsr...o ruim é que esses notebooks com o sistema da Google são muito caros.
Verdade. Aqui no Brasil o preço é inviável, visto que os valores não diferem muito de notebooks com especificações mais robustas equipados com Windows.