CES 2019: confira o melhor do que foi apresentado

AndroidPIT CES 2019
© nextpit

O Consumer Electronics Show (CES) é uma das maiores feiras de alta tecnologia do mundo e se concentra inteiramente na inovação tecnológica em eletrônicos de consumo. Ocorre a cada janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos, e já existe há mais de 50 anos. Em 2019, aconteceu de 8 a 11 de janeiro. Veja os principais destaques.

Google Assistente apareceu em diversos produtos

Se tem um serviço que está aparecendo demais na CES é o Google Assistente. O serviço de assistência por voz do Google está na maioria dos lançamentos voltados para casas inteligentes, gadgets inteligentes e inteligência artificial que estão sendo apresentados na feira.

A notícia combina com o último anúncio da Big G, que afirmou que seu assistente estará presente em mais de um bilhão de dispositivos pelo mundo até o fim de janeiro, um recorde se lembrarmos que eram 500 milhões em maio de 2018. Sabendo disso, há banners, parquinhos e trens do Google por toda a feira.

Veja alguns produtos que devem vir com o Assistente do Google:

  • LG Styler: um guarda roupa que te ajuda a escolher o que vestir;
  • LG XBOOM Speakers: não é novidade, mas é um aparelho de som com o assistente
  • JBL Link: uma caixa de som especial para TVs que já vem com Android TV e Asssitente embutido;
  • Smart Display Kitchen-Aid: a maraca de batedeiras traz um gadget para cozinhas com proteção IPX5;
  • House of Marley speaker: uma caixa de som com Assistente feita em bambu;
  • D-Link Wi-Fi Water Sensor DCH-S161: um sensor contra vazamentos de água;
  • Fones de ouvido JBL LIVE: uma batidinha na lateral e você fala com o Google;
  • Espelho Simplehuman: sua agenda do dia enquanto você escova os dentes;
  • IKEA Smart Shades: persianas que atenderão comandos por voz;
  • MUI: um bloco de madeira que se integra ao Assistente, entre outros;
  • Instant Pot Smart Wi-Fi: a panela inteligente que poderá ser controlada à distância;
  • B-hyve Wi-Fi sprinkler timer: deixe a rega das suas plantas e jardim em dia, usando o Google.

Destaque para o Anker Roav Bolt e o JBL Link Drive, que prometem ser para o seu carro o que o Chromecast é para sua TV. São dispositivos que, ao serem ligados na saída de energia do carro (antigamente conhecida como acendedor de cigarros) traz o Google Assistente para o veículo.

O produto da Anker ainda traz duas portas USB de carregamento rápido, e os dois permitem streaming de música para os falantes do carro (via cabo auxiliar ou Bluetooth) e trazem cancelamento de ruído para ajudar no fato de estarem sempre ouvindo e esperando um comando, como um Google Home Mini.

Sony, Samsung, LG, Motorola, Asus?

As marcas que mais poderiam nos interessar não pareceram muito animadas com a CES, e guardaram seus lançamentos para eventos individuais ou para a MWC. A Sony, cujos rumores indicavam o lançamento de ao menos três aparelhos de gama média, nem se manifestou, mas lançou produtos como o AX7000, que transforma seu carro em Android Auto com classe.

sony AX7000
Sony AX7000 / © Sony

A Samsung trouxe TVs, demonstrou seu flexível para algumas pessoas, e anunciou para a grande massa novas parcerias com a Bixby, além da chegada de novos idiomas (não, português não foi incluído). A LG mostrou seus novos televisores, firmou um compromisso em trazer um aparelho com 5G e disse que trará uma nova revolução ao mundo móvel. Aguardamos.

A Motorola apresentou produtos de smart home, como você verá mais abaixo. Já a Asus se concentrou em trazer novos notebooks, e não fez feio nisso. Dentre eles, o mais diferente é o ROG Mothership, que tem o estilo da Surface Pro do Windows ao se desmontar todo para se transformar em uma super plataforma para jogos.

rog mothership
ROG Mothership / © Asus

Com tela de 17.3 polegadas 1080p com taxa de 144Hz e tempo de resposta de 3ms, conta com GPU Nvidia RTX 2080 GPU e processador Intel Core i9-8950HK, aceitando até 64GB de RAM DDR4. Tudo com overclock, pos´sível graças ao sistema de resfriamento especial da empresa.

Essa não foi uma boa CES para quem curte smartphones. 

Chromebooks resistem

Não apenas estão acontecendo lançamentos de Chromebooks na CES 2019 como há um player novo na jogada. A AMD anunciou seus primeiros processadores para o sistema operacional baseado no navegador do Google. Antes, apenas Intel e ARM produziam esse tipo de processador.

A AMD considera que "os Chromebooks são um mercado carente, mas crescente". Um mercado que, na verdade, cresce 8% ao ano e o aumento do preço médio desse tipo de aparelho, como os novos Pixelbook, que executam aplicativos Android e suportam Linux.

HP Chromebook 14 Chalkboard
Chromebook 14 da HP/ © Divulgação

Foram dois chips anunciados, e dois novos Chromebooks, um da HP e um da Acer. A 7ª geração A6-9220C tem um CPU dual-core com uma velocidade base de clock de 1.8GHz e Max Boost de 2.7GHz, além de uma Radeon R5 Graphics. O A4-9120C tem CPUs dual-core com freqüência de 1,6GHz com Max Boost a 2.4GHz e Radeon R4 Graphics.

Na ala mais tradicional de marcas que fabricam chips para Chromebook, a Asus anunciou o Chromebook Flip C434, sucessor do C302, sucesso de críticas. Ele possui tela que se abre completamente, corpo em metal e processador Intel de 8ª geração.

TVs em novo patamar

Depois de conseguir "popularizar" o 4K, as empresas começam a bater na tecla do 8K, mas não é só isso que veremos na CES. A LG, por exemplo, além de já ter a tecnologia de som sob o display em TVs, mostrou também o primeiro modelo comercial de TV OLED que pode ser enrolada.

Mostrada como protótipo em 2018, a TV agora poderá ser comprada ainda esse ano, por um preço claramente obsceno. Uma novidade legal é que, a partir de 2019, as TVs da Samsung irão integrar tanto o Google Assistente quando o Alexa, da Amazon.

5G aparece, mas ainda engatinha

Um assunto que apareceu muito nos últimos meses de 2018 foi o 5G. Sem previsão decente de chegar ao Brasil, nos EUA e na Europa as discussões já acontecem, e umas poucas fabricantes, como a Samsung, demonstraram versões de aparelhos seus com a nova rede celular.

Com o lançamento do chipset Snapdragon 855, já com suporte ao 5G, o assunto promete render mais em 2019. A Qualcomm acredita que ainda em 2019 possamos ver ao menos 30 aparelhos já suportando a tecnologia. Eles serão, claro, topos de linha.

dl 5g day 9
Será que o 5G pega? / © Deutsche Telekom

Na CES, foram demonstrados alguns aparelhos e gadgets com essa nova tecnologia que é essencial para a Internet das Coisas, prometendo velocidades incríveis de transmissão de dados. Um ou outro smartphone apareceu, mas eram todos protótipos e nenhum está pronto para venda ainda.

TCL apresenta nova tecnologia de display para smartphones

A chinesa TCL anunciou dois novos smartphones sob a marca Alcatel. O Alcatel 1x (2019) traz tela maior e mais nítida que a do modelo do ano passado. A tela de 5,5” possui um painel IPS+ 720p e é protegida por vidro Dragontrail 2.5D. A câmera traseira é dupla de 13 MP + 2 MP e faz vídeos em Full HD, além de ter 16 GB e slot para expansão de memória.

O chipset MediaTek MT6739 de 1.5GHz é o mesmo do ano passado, e é acompanhado de 2 GB of RAM, bateria de 3.000 mAh e Android 8.1 Oreo. Com preço de 120 dólares (aproximadamente R$ 450 sem impostos) o modelo foi elogiado pela mídia pelas boas características com preço baixo. Haverá versões com e sem sensor de digitais.

alcatel 1x
Alcatel 1x (2019) / © Alcatel

O outro é o Alcatel 1c, um aparelho Android Go Edition. Ela atenderá mercados emergentes com um preço de apenas 70 euros, ou R$ 300 sem impostos. Além disso, anunciou novas TVs com 8K, a TCL uma nova tecnologia de display para smartphones, presentes em seus lançamentos.

Os displays serão fabricados pela China Star Optoelectronics Technology (CSOT), uma outra marca da TCL. Os novos displays ajudarão a marca, que é uma das maiores produtoras da TVs do mundo, a ter menos restrições técnicas e de design, se preocupando menos com o que fornecedores podem ou não fazer.

Os flexíveis deram o ar da graça

Não foi para todos, e sim em uma apresentação a portas fechadas que a Samsung mostrou mais uma vez o seu smartphone com tela flexível. O dispositivo, que deve se chamar Galaxy Fold, chega no dia 10 de fevereiro, juntamente com os novos Galaxy S10. Confira abaixo as últimas informações:

androidpit flexpai royole
Royole FlexPai / © NextPit

A Royole também esteve presente na CES, e seu smartphone pioneiro estava disponível e exposto para wuem quisesse conhecer e perceber como esse tipo de smartphone ainda precisa de refinamento. Veja nosso hands-on a seguir:

Para mostrar que são os reis dos flexíveis, também trouxeram um teclado flexível, que possui uma folha transparente que se enrola, e também uma caixa de som redonda envolta por uma tela flexível.

royole keyboard
Plástico filme ou teclado? / © Royole

O primeiro computador quântico integrado

Ele não é o primeiro computador quântico do mundo, já que alguns estão em centros de pesquisa, espalhados em salas, mas é o primeiro integrado, ou seja, que traz tudo em "apenas" um cubo de vidro de 2,7 metros. E foi apresentado pela IBM. 

ibm quantico
O primeiro computador quântico integrado / © IBM

Para quem não sabe, computadores computadores quânticos se utilizam o poder da mecânica quântica para lidar com cálculos que estão muito além do que os computadores atuais conseguem fazer. Para isso, o cubo é resfriado com hélio líquido, a vim de manter os qubits, bits quânticos, funcionando. 

No futuro, a IBM presente alugar o uso dessa máquina via internet ao invés de instalar máquinas e servidores nas empresas dos clientes. Seu nome é Q System One.

Carros chegam de forma definitiva

A tecnologia por trás da auto-condução continua a melhorar e 2019 será um grande ano para a inovação dessa área. A Harley-Davidson apresentou sua primeira motocicleta elétrica, enquanto a Bose demonstrou um sistema de cancelamento de ruído ativo para o interior de veículos, usando microfones e algortimos.

A Nissan trouxe o Leaf e+, evolução do modelo Leaf, que agora possui autonomia de mais de 360 quilômetros com apenas uma carga e pode dirigir sozinho em estradas. A Daimler permitiu test drives no Cascadia, seu caminhão semi-autônomo que deve chegar ao mercado nesse inverno.

androidpit bmw motorbike autonomous
A moto autônoma da BMW / © NextPit

A LG e a Microsoft fecharam uma parceria para acelerarem a revolução automotiva, e trabalharão juntas em sistemas de direção autônoma e de entretenimento automotivo. Já a BMW demonstrou sua motocicleta autônoma, que pode acelerar, fazer curvas, modificar sua velocidade de acordo com os limites de velocidade e frear sem a ajuda do motociclista.

Realidade aumentada e Realidade Virtual

Para a Realidade Virtual, chegaram grandes coisas do Headset de Realidade Virtual Verifocal. O dispositivo já ganhou o CES 2019 Innovation Award e é o primeiro dispositivo do mundo com base na plataforma Verifocal da empresa.

Mas quem ganhou as manchetes foi a HTC, que parece estar se voltando definitivamente para o mercado de VR. A empresa trouxe dois novos óculos de realidade aumentada, o Vive Pro Eye e o Vive Cosmos. O primeiro possui rastreamento ocular integrado, e adapta o foco e a nitidez para onde os olhos estiveram voltados. O segundo é um modelo mais portátil.

viveproeye
Vive Pro Eye / © HTC

Em termos de expositores, sabemos que a Cybershoes estará em Las Vegas este ano. Cybershoes são dispositivos amarrados diretamente em seus pés, e são como se você estivesse sentado em um banquinho giratório. Eles fornecem "uma viagem em VR única". É certamente uma nova visão sobre a experiência de VR e será interessante ver como isso funciona na CES deste ano.

Inteligência artificial

O CES é geralmente um grande evento para robôs, drones e inteligência artificial, e este ano não foi diferente. Da análise de big data ao reconhecimento de voz e tecnologia preditiva, a IA provavelmente fará parte de muitos outros produtos no show em Las Vegas, mas esperamos ver o setor de saúde em foco em 2019. A Motorola até lançou o Halo, um monitor para bebês, e uma empresa trouxe um gadget para ajudar na amamentação.

Vestíveis

O mercado de wearables expandiu ainda mais na CES 201, e começa a mostrar maturidade. Apareceram mais smartwatches com funções de saúde como o Apple Watch, como o Withings Move ECG, que promete um ano de duração de bateria.

Já a Nuehara lançou fones de ouvido sem fio de nome IQbuds Max que possuem um sistema de calibragem automática conhecido como EarID que adapta o som e o cancelamento de ruído aos seus ouvidos para oferecer a melhor qualidade de áudio da categoria, aproveitando para tornar o som ao redor mais claro e ajudar deficientes auditivos.

nuehara
IQbuds Max / © Nuehara

Também se utilizando do ECG, a Motiv trouxe um nov anel para seu portfolio. Seus produtos antigos já usavam a leitura de batimentos cardíacos para avaliar exercícios e movimento, mas a novidade será usar essa mesma tecnologia para autorizar pagamentos, uma vez que o coração de cada pessoa bate de forma única, como uma digital. Poético.

A Vuzix apresentou seus smart glasses em protótipo na CES 2018, e na rodada desse ano trouxe o produto finalizado, pronto para venda ao consumidor, pela bagatela de mil dólares. Mais discreto que o Google Glass, o Blade projeta a tela no lado direito e traz Google Assistente e Alexa integrados.

Vuzix blade
Vuzix Blade / © Vuzix

Smart home

Assistentes e hubs de casa inteligente foram uma grande parte dessa CES, com óbvios destaques para Google Home e Alexa, que estavam presente em centenas de produtos, mostrando alguma organização nas plataformas. O Home Kit da Apple também deu as caras, mesmo com a empresa de Cupertino nunca aparecendo na feira. Casas inteligentes estão se tornando um tema cada vez mais amplo a ser coberto.

Parece que tudo que está dentro de casa está se tornando mais inteligente, e isso foi elevado a níveis nunca antes imaginados. Basta conferir nossa lista de objetos domésticos que agora contam com Google Assistente. A Whirlpool trouxe um forno inteligente, o Smart Countertop Oven, que identifica o que você vai cozinhar e tem uma câmera interna para você acompanhar seu assado.

A Lenovo trouxe uma dos produtos mais fofos para Las Vegas. Preenchendo uma lacuna que existia entre os Google Home sem display e os Smart Displays com telas grandes demais, ela lançou o Smart Clock para ficar ao lado da sua cama. Do tamanho de um relógio, ele traz o Google Assistente de forma bem mais prática ao seu quarto.

lenovo smart clock
Lenovo smart clock, que fofinhos / © Lenovo

Grandes nomes trouxeram produtos caseiros inteligentes para a CES este ano, incluindo Hisense, Panasonic, Bosch e LG. Além de TVs inteligentes, tivemos robôs como o Bot Care, da Samsung, que pode dar relatórios de saúde, checar sinais vitais e garantir que um paciente tome seu remédio.

O que você achou da Consumer Electronics Show em Las Vegas esse ano?

Ir para o comentário (10)
Stella Dauer

Stella Dauer
Editora

Editora no AndroidPIT, criadora do EuTestei. Ama pombos, cães, animais em geral e absorve tecnologia no dia a dia. Usa smartphones desde quando a Nokia reinava.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Notificação por push Artigo seguinte
10 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 35
    Maicon Bruisma 13/01/2019 Link para o comentário

    Já conhecia o anel da Motiv, é algo incrível, acredito que só falta armazenamento interno, o que ainda não é possível. Já a MUI eu pesquisei e adorei, gosto de coisas surpreendentes e essa peça é sem dúvidas algo que chama a atenção e desperta interesse, só faltou ter saída de som para ser completa.


  • Junior Fornazi 45
    Junior Fornazi 12/01/2019 Link para o comentário

    a CES sempre trazendo coisas interessantes. gostei muito dos Notebooks da Asus, e também de algumas soluções inteligentes para casa

    Stella Dauer


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 12/01/2019 Link para o comentário

    Tentaram preencher a lacuna pela falta de smartphones, com monte de coisas novas. A ideia de descentralizar a atenção para os dispositivos móveis, parece que deu certo.

    Stella Dauer


  • 16
    Conta desativada 09/01/2019 Link para o comentário

    Samsung e sua Bixby.... se fala muito nessa dupla aí.


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 08/01/2019 Link para o comentário

    Vejo umas apostas meio lokas aí...


  • 12
    beto 08/01/2019 Link para o comentário

    quem sabe eu volto a usar um sony de novo.


  • Lucas Goulart F. 46
    Lucas Goulart F. 08/01/2019 Link para o comentário

    Tem umas coisas bem legais, mas também umas bem toscas como a smart tábua.


    "Sony anuncia novas bordas."

    Conta desativada


  • 19
    job Marques 08/01/2019 Link para o comentário

    aos poucos a tecnologia do SGS vem sendo trazida as massas , que veem como inovação e encanto algo que já está em utilização nos pequenos círculos havia algum tempo


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 08/01/2019 Link para o comentário

    Realmente, as expectativas são as melhores possíveis, com anúncios bastante atraentes.


  • 41
    Conta desativada 07/01/2019 Link para o comentário

    Há 10 anos, pensar em avanços tecnológicos era uma atitude de loucos, e olha só como estamos agora... Nos modernizando rápido demais, conforme estes mesmos "loucos" diziam...

    Sinceramente, sinto um pouco de medo do futuro.

    Lucas Goulart F.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.