Câmera retrátil, pop-up ou notch: e agora, quem irá nos salvar?
Notch, buraco, entalhe, queixo, pop-up. Já são muitos os nomes dados a essa gambiarra tecnológica que existe para, supostamente, maximizar as telas de nossos smartphones. Cada fabricante aposta em um formato que vem seguido por um discurso de marketing bem ensaiado, mas que no final das contas, por muitas vezes, sequer justifica o fato de termos que nos acostumar com smartphones que estão chegando ao mercado com suas telas esburacadas.
Ainda que o notch seja uma solução corriqueira para driblar a ausência de um display que possa camuflar sensores, não é bem dessa forma que o entalhe segue ganhando espaço no mercado. Entender o motivo dele estar presente em um aparelho me parece algo razoável, mas ver que isso está se tornando um recurso diferenciado pelas mãos de muitos fabricantes é algo meio surreal.
Não é nenhuma novidade que as marcas estão deitando e rolando em cima dessa bagunça que a Apple deixou no mercado quando lançou o iPhone X, o pai dos notches. Até já conseguimos ver caixas com os famosos ícones de Full HD+ ou HD+, que são verdadeiras cortinas de fumaça pra que o usuário leigo acredite que, de repente, ele está levando para casa um produto com tela que tem resolução que é "quase o dobro do HD", mas que, na verdade, o que está por trás do "plus" são pequenos pixels para corrigir a diferença da proporção ou do tamanho do display.
Realmente, o notch é algo quase indefensável, mas há quem tente driblá-lo. É claro que essas soluções menos conhecidas são mais louváveis, mas, vamos combinar que ainda não está dando para encarrar um modelo com câmera retrátil no momento. Me corrijam se eu estiver errado, mas esse mecanismo passa a sensação de que "isso vai quebrar, ou vai dar algo muito errado nas minhas mãos".
Além do modo retrátil, temos o modo de câmera pop-up, que são alternativas às ramificações que estão sendo criadas pelo entalhe, que hoje tem o convencional, o de buraco e o de gota. Veja só como não é tudo a mesma coisa:
As empresas que sabem usar o notch merecem sim nosso reconhecimento, ou seja, aquelas que estão entregando smartphones com telas grandes, bordas realmente reduzidas e sem aquele "queixo" de borda sobrando na parte inferior frontal. Outras que estão fugindo do entalhe merecem nossa atenção, pois acredito que será dessas marcas que a alternativa final ao notch será concebida.
O saldo disso é que o notch não é recurso, não é legal, mas que ele está criando alternativas interessantes e bem inovadoras. Essas soluções, no entanto, não encantam e também não parecem definitivas.
Você tem um palpite de quem irá nos salvar?
Tem como por uma câmera por baixo da tela não?
Com tanta coisa mais importante para se preocupar, o foco virou bordas, maldita bordafobia!!!!
Aliás, bateria que bom, nada... ela que tinha que ser o foco, bordas são apenas cosméticos. Mas aí os fanboys começaram com o "ainnnh, tem muita borda esse celulah", como as empresas notaram toda esta fanboyolagem (que é lucrativa para elas) trouxeram as discussões para este assunto...
Mas se é para escolher, eu prefiro qualquer solução simétrica, nada de notch ou furinho em tela...
p.s.: pra que a samsung largou a solução antiga dela????? Estes furos na tela são ridículos!
Eu não vejo problema em deixar pequenas bordas como a Samsung fez com as gerações 8 e 9 dos smarts dela. Mas como isso não vai acontecer, acho pop-up ou retrátil a melhor solução "anti-notch", por enquanto. Só queria a extinção de Notch + borda; antes a gente podia correr pra Samsung, agora nem isso mais.
Sinceramente essas alternativas aí são somente futilidades. Chegamos num ponto onde preocupação é aonde esconder os sensores na frente do aparelho, ao invés de se preocuparem com melhores baterias e atualização de software mais rápidas.
Bom, não gosto do notch e já tive contato com aparelhos que tem, os meus não tem, até cogito comprar um Nokia 9 só por ter fotos boas e sem notch além de som estéreo e tudo mais... Sobre o que irá nos salvar será a chegada da tecnologia em desenvolvimento pelas grandes empresas, câmeras e sensores sobre a tela... Vi alguns conceitos que eliminaram as bordas em 98% deixando bem fino mesmo... Isso ai vão salvar, mas até lá, vou evitar esses pixel queimados na tela e até aceito câmera retrátil ou deslizavel, uso bem pouco a câmera frontal mas os outros sensores são importantes como a leitura fácil com ajuda do infravermelho
Acho que o que acontecer com os dispositivos será a tela ocupando toda parte frontal do smartphone com câmeras retráteis na parte superior dele. Agora, particularmente, prefiro o que a Samsung fez no no S9 e S9 Plus, além da Sony, com seu top do ano passado.
Acredito que a melhor forma de aproveitamento de tela ainda é usar uma pequena borda no aparelho. Afinal qual é o problema em ter uma pequena borda? Uso um Note 9 desde o início do ano e acho a aparência do aparelho, com pequenas bordas, muito legal. Não precisou de furos e nem de notch.
Eu prefiro as do tipo slide como no Mi Mix 3 e Honor Magic 2, não sou de ficar usando a câmera frontal o tempo todo, e antes da era dos smartphones sempre tive aparelhos slides como nokia 3600 e 6700 slide e nunca deu defeito em nenhum por ficar manuseando o slide do aparelho.
Sinceramente, não quero precisar comprar aparelho com notch tão cedo. Melhor intermediário com borda fina e sem notch: Moto Z3 Play (meu aparelho atual). Melhores top de linha com borda fina e sem notch: Galaxy S9 e Galaxy Note 9. Prefiro esperar esta onda do notch passar.
Cara o Moto Z3 play até que não tem bordas muito grandes, mas o aproveitamento de tela em relação ao tamanho do aparelho é pelo menos 10% menor do que em aparelhos com bordas finas de verdade. Eu concordo que as soluções com notch ou furos são ruins, mas os sliders e pop-ups me agradam bastante.
Entendo o que você quer dizer e reconheço que não é o melhor aproveitamento do mercado. Mas pra quem saiu do iPhone 7 Plus, parece que ganhou o mundo em termos de tela...rs
Ah sim, sem dúvidas eu entendo o que você sentiu de diferença!
Um notch ou um buraco na tela podem roubar espaço da tela ou podem proporcionar mais espaço na tela. Depende de como são implementados. Por exemplo, o S10 plus tem o mesmo tamanho do s9 plus, e tem um buraco na tela. Mesmo assim, a tela dele é maior do que a do S9 plus. Onde o S9 plus tem toda uma borda superior, o S10 plus tem tela, com apenas um pequeno buraco nela. Ou seja, pode-se dizer que não foi um buraco que invadiu a tela, mas sim a tela que invadiu a borda, reduzindo-a a um buraco. Pra mim, isso é uma boa implementação. Se bem implementados, não tenho nada contra o notch nem contra o buraco na tela.
O pai do notch foi a Essential nao a apple , enquanto não conseguirem alocar os sensores embaixo da tela continuo preferindo gadgets com uma pequena borda superior , não gosto do notch , mesmo os atuais em formato de gota .
Até agora só vi Samsung e Meizu trabalhando em tecnologias pra colocar os sensores abaixo do display mas nenhuma entregou sequer um protótipo. Acredito que a tecnologia chegou ainda num nível usável e prático. Fora a questão de preços. Talvez ano que vem apareça algo.
O que irá nos salvar será os displays. Sim, além dos sensores a câmera também ficar sob a tela e só aparecer quando for solicitada. A Samsung já tem uma patente, só que a tecnologia ainda é muito recente e imatura, creio que vai demorar um pouco até ser melhorada....
Slide na camera frontal atualmente no estilo mi mix 3 acho a melhor alternativa para o notch, enquanto as fabricantes não desenvolvem a tecnologia de deixar a camera frontal sob a tela.
Sensores abaixo da tela