Capacitivos, físicos ou virtuais?
Sempre que uma fabricante lança um smartphone, vemos comentários divergentes sobre a escolha dos botões de navegação dos aparelhos. A Samsung e a Apple são conhecidas pelos botões físicos da "home", a Sony e a Motorola pelo uso dos botões virtuais e a Xiaomi pelos capacitivos. Mas e você, o que prefere? Participe da nossa enquete e ajude as fabricantes a entender a opinião pública, ou confronte a realidade de que só você é minoria.
- Os 10 melhores smartphones Android
- Como ativar um app usando os botões físicos do seu Android
Botões Capacitivos
Botões capacitivos são aqueles posicionados na base do dispositivos, logo abaixo da margem da tela e da moldura. Algumas fabricantes optam por usar botões capacitivos que é para oferecer mais espaço de uso de tela. Os botões capacitivos podem ser iluminados ou não. Como exemplo temos o Xiaomi Redmi 2, o ASUS Zenfone 2, Multilaser MS6 Colors e o Moto Maxx.
Botões Físicos
Botões físicos são aqueles que não funcionam apenas com o toque, você precisa pressioná-los para dar um comando e fazer uma ação. A Samsung, a Apple e, recentemente, a OnePlus utilizam este tipo de botão. Desde 2014, no entanto, as fabricantes vem usando o botão físico para a "home" como um sensor biométrico, o qual escaneia a impressão digital dos usuários para desbloqueio do aparelho e para fazer pagamentos. Como exemplo de smartphones que utilizam botões físicos temos o Galaxy S4 Active.
Botões Virtuais
Os botões virtuais, como o próprio nome já diz, não são físicos, porém, utilizam a tecnologia de toque, assim como os capacitivos; a diferença entre eles é que estes estão dentro do espaço da tela e não na moldura do dispositivo. Quando a OnePlus lançou o OnePlus One, por exemplo, resolveu oferecer a opção de uso de botões capacitivos e virtuais: foi neste momento em que percebi que tenho preferência pelos botões capacitivos aos demais. Os smartphones que usam botões virtuais são os Moto G 2015, Moto X Play e Moto X Style, por exemplo, o Sony Xperia Z3 e Xperia Z2, e o LG G4.
Agora que você pode ter uma ideia daquilo que caracteriza os botões de navegação como capacitivos, físicos e virtuais, que tal participar da nossa enquete de sábado?
Prefiro virtuais são mais bonitos e não correm o risco de quebrar já que eles não são físicos
Todos tem suas vantagens e desvantagens, ainda assim, de modo geral os virtuais são melhores. Os físicos se desgastam muito facilmente, o que não ocorre com os capacitivos, porém, esses quando dão problema no contato, é uma dor de cabeça. Os virtuais ocupam um espaço na tela inicial, mas várias aplicações detectam a barra de navegação e a escondem durante o uso, além disso, não tem os problemas citados de desgaste ou contato.
Aí complica kkk. Quando a tela já está acesa os botões virtuais é melhor, talvez por já fazerem parte da tela na qual vc está 'trabalhando'. Agora enquanto o cel está em repouso muito melhor um botão home físico, principalmente qndo não se tem algum recurso como a Moto Tela da motorola. Mas no geral, prefiro os virtuais
Prefiro os capacitivos porque os botões virtuais roubam espaço ao ecrã, e penso que às vezes os virtuais acabam por ser pequenos demais, o que faz que nem sempre acerte no botão quando carrego.
Digo isto tendo eu um telemóvel que funciona com botões virtuais, o Nexus 4.
Botões virtuais só gosto se funcionaram com aquele sistema PIE, que é o que uso, e tanto quando sei ainda não vem de origem com nenhum telemóvel à data.
prefiro os físicos da Samsung
Virtuais com xstana s2
Virtuais com certeza. Depois do meu Moto G2 não consigo usar de outra forma. Qdo pego o Galaxy S4 que era meu e está com minha esposa, eu fico muito incomodado com aquele botão físico dele, quando eu usava não dava importância, agora que tenho um Smart com botões virtuais vejo como são muito mais práticos. Além da vantagem de poder mudar os ícones deles se houver atualização como aconteceu no Android 5.0. E quem fala que tomam parte da tela é porque não conhecem, em praticamente todas as aplicações e jogos eles se escondem no modo de tela cheia, fora que por causa deles as empresas podem fazer as bordas do aparelho mais finas.
Verdade quem nunca usou fala besteira
Eu ja usei o fisico, capacitivo e virtual.
Por me os virtuais são um show. O fisico não gostaria de voltar a usar.
Também prefiro teclado virtual, já tive um galaxy S2 e não gostava muito do físico.
Não conheço os teclados capacitivos, nunca tive nenhum aparelho desse tipo.
Aprendi a gostar do virtual e não penso em pegar aparelhos com botões diferentes
O virtual pois se houver uma atualização o botão muda
prefiro o botão fisico estilo samsung e capacitivo desde que seja retroiluminado.
gosto do botão físico, mas vi aqui que o virtual é a melhor opção, que seria minha segunda.
o físico parece que dá aquela sensação de que foi apertado o botão rss e que pode resolver na hora de um travamento.
algumas marcas poderiam usar a função quando já ativa a câmera para capturar foto, pois numa selfie usando a câmera traseira onde facilitaria tirar em melhor resolução, claro você vai ter que tirar varias ate acertar o enquadramento, pois não vai estar vendo na tela rss
eu normalmente coloco em 2s para dar tempo de apertar o botão na tela e virar. pois minha camera frontal é de 2mp... então fica a dica ai tb para selfies com câmera boa sem tentar apertar o botão sem vê-lo rss
Capacitivos
virtuais ou capacitivos com iluminação.
Não achei a necessidade daquele "por exemplo" entre o Moto X Style e o Xperia Z3.
Enfim, pra mim é totalmente indiferente.
Obviamente a navbar (Botões Virtuais)
Respondi "indiferente" porque não tem a opção "não uso botões". Nos meus celulares eu uso immersive mode com gestos, através do aplicativo "All In One Gestures". Não pensem que é como o "Pie Controls" e similares que fazem aparecer ou desaparecer um local de controle na tela. É só gestos mesmo. O único botão que é o "power".
cara valew esse app era tudo que eu procurava 😁