A BMW está acelerando a revolução digital e o próprio carro autônomo
A BMW apresentou as últimas inovações na área de serviços digitais durante a conferência Innovation Days 2017, em Chicago, nos EUA. O destaque foi o lançamento do BMW Connected+, a nova versão do seu aplicativo móvel. Na data, tive a chance de testar o carro inteligente da fabricante alemã e ver a que passo anda o desenvolvimento do seu carro autônomo.
Mesmo que carros autônomos sejam provavelmente o futuro dos transportes, ainda continuam sendo protótipos. A sua comercialização em larga escala e a disponibilidade para o público em geral ainda levarão tempo (provavelmente em 2020).
Mas é certo que os carros inteligentes são o futuro e vêm para impulsionar mais uma vez a indústria automobilística. Os fabricantes finalmente entenderam a necessidade disso, e estão se preparando para sua chegada. Além dos novos equipamentos de segurança que podem detectar perigos e antecipar acidentes, os fabricantes estão adicionando novas tecnologias aos seus veículos para que estes estejam adaptados às vidas dos usuários em relação à conectividade.
Obviamente, como todos os fabricantes de automóveis, a BMW está levando muito a sério a revolução digital. Sendo um dos fabricantes mais bem-sucedidos nos últimos anos, não pode se dar ao luxo de não inovar. É por isso que o fabricante multiplicou suas iniciativas, mantendo um princípio básico: a personalização.
Antes do carro autônomo, o carro conectado
Como em qualquer revolução, tem que haver um ponto de partida, e o smartphone é a resposta neste caso. Embora a BMW realmente tenha começado a executar o seu programa no ano passado, as coisas avançaram rapidamente.
O fabricante começou por adicionar o cartão SIM em cada um de seus novos veículos, chamado de BMW ConnectedDrive, e lançou um aplicativo para Android e iOS chamado BMW Connected para oferecer aos proprietários de um BMW um serviço digital. E o resultado disso?
Depois de menos de um ano, 8,5 milhões de carros da BMW estão conectados, e mais de um milhão de pessoas em mais de 29 países usam regularmente o aplicativo. Isso comprova o interesse dos usuários nos carros conectados.
Melhorando o aplicativo
Em 2017, a BMW decidiu acelerar sua revolução digital. A empresa aproveitou o Innovation Days para anunciar uma versão otimizada do seu aplicativo. O BMW Connected+ pretende ser o elo entre o smartphone e o veículo, oferecendo a máxima personalização aos usuários.
O aplicativo que pude testar no último BMW 530e me deixou com uma boa impressão. Agora, você pode bloquear (e desbloquear) o seu veículo usando o aplicativo, acionar o ar condicionado remotamente, tirar uma foto em 3D do seu BMW a qualquer momento e informar seus amigos e colegas sobre a sua posição quando estiver em trânsito. O aplicativo também informa quando você precisa reabastecer e pode orientá-lo sobre o seu destino final quando estiver a pé. A cereja do bolo é que você pode até mesmo reservar uma garagem para quando precisar.
O BMW Connected+ também pode acessar a sua agenda e oferecer a navegação à bordo até o seu próximo compromisso. O aplicativo não só calcula o tempo de viagem, mas também inclui o tempo necessário para sair com o veículo do estacionamento.
A BMW também oferece suporte para a assistente de voz da Amazon, a Alexa, para o qual você pode pedir para ativar o ar-condicionado com antecedência através da Amazon Echo. A compatibilidade com outros assistentes de voz deve chegar em breve.
Por último, mas não menos importante, a BMW não economiza em segurança. A proteção de dados é imperativa no campo de transporte, e o aplicativo está protegido por várias camadas de codificação. Toda a informação que você troca com o seu veículo é anônima e mantida pela BMW, que é analisada para melhorar a experiência geral do cliente. Nenhum dado é vendido ou compartilhado sem o seu consentimento.
Atualizações frequentes
Esta revolução digital e a transição para o carro autônomo, obviamente, incluem uma melhoria no sistema de atualizações. A BMW está ciente da rápida evolução do software e diz estar comprometida em levar as novas versões do seus serviços aos seus clientes.
Novos recursos serão liberados Over-the-Air para o seu smartphone
Apostando no Aprendizado de Máquina
Assim como o Assistente do Google confia no Aprendizado de Máquina, a BMW fará o mesmo. Ou seja, vai permitir que a máquina/sistema aprenda por si só, erradicando a necessidade de programação clássica, que consiste em simplesmente dar ordens. Além disso, os carros da BMW serão capazes de se adaptar a situações, aprender com seu comportamento e reter todas as suas informações.
Transformando o carro na sala de reunião
De acordo com o vice-presidente de serviços digitais da BMW, Thom Brenner, "o carro não deve mais ser visto como um meio de transporte, mas como integração à vida dos usuários". Assim, o carro do futuro servirá como espaço de trabalho, no qual será possível atender a reuniões de forma confortável.
Por esse motivo, o fabricante alemão juntou-se à Microsoft para integrar o Skype para empresas para a BMW Série 5. O serviço será integrado com a interface iDrive on-board esperançosamente até o final de 2017.
Obviamente, o sistema de bordo poderá enviar notificações para o Skype para empresas. Você pode ser avisado sobre os próximos compromissos, reuniões canceladas ou adiadas, mas acima de tudo, iniciar uma videoconferência com apenas um clique. O sistema será totalmente controlável por comando de voz, e as reuniões via Skype permitirão ter até dez participantes.
E quando teremos o carro autônomo da BMW?
A longo prazo, a BMW está obviamente pensado em construir o próprio carro autônomo. Esta transição para um espaço de trabalho é apenas um passo para chegar até ele. O objetivo é gradualmente fazer com que o veículo assuma o controle de si e deixe o motorista livre para praticar outras ações.
Porém, isso ainda está longe de ser alcançado, e levará ainda algum tempo (e vários eventos da inovação). Enquanto isso, a BMW está fazendo tudo o que pode para chegar o mais rápido possível lá, oferecendo a melhor experiência para convencer os motoristas de que seus serviços são os melhores.
Um dos desafios agora é fazer com que todos os usuários adotem o seu aplicativo e passem a integrá-lo ao cotidiano. Ou seja, a BMW precisa deixar de ser vista como uma fabricante tradicional para se estabelecer como uma empresa preocupada com a revolução digital. A tarefa parece difícil dada a concorrência (Tesla, Apple, Volvo), mas a BMW está confiando em sua experiência e capacidade de inovar para alcançar o seu objetivo final. Se isso será suficiente? Só o tempo irá dizer!
O que você acha dos carros conectados da BMW?
Sei não,essa ideia de carro autônomo me faz pensar em encher a cara e conseguir chegar em casa em segurança, mas só rola se puder bloquear o trajeto da casa da ex, vai que....
Aqui não passa antes de uma revisão de leis mesmo( pra dirigir precisa ser imputável), então enquanto estivermos falando de Tesla, Google, BMW....isso não fará diferença no país,agora quando a tecnologia se referir a carro "popular" de 40 mil, estejam certos que o lobby das montadoras resolve facilmente.
Eu aceito trocar uma BMW dessas no meu Ford Fiesta! ^^
Aceito trocar "na orelha" nem volta eu peço! ^^
Só no Real Racing 3 para ganhar um BMW
Ganhar? Aquele jogo não da nada não. Pra ganhar um carro você tem que gastar muito ouro. Ou seja você compra o carro.
Até no jogo é difícil ter um rsrs
Nem no jogo to ganhando! ^^
Nem uma bicicleta BMW posso comprar ^^
A mais comum custa R$ 5,8 mil e o modelo BMW Cruise chega aos R$ 22 mil.
Nossa que absurdo!
Quero um BMW M3 GTS seja autônomo ou não. Haha. M3 GTS não se esqueçam pode me dar.
Muito interessante, muito mesmo e excelente artigo.
Carros autônomos e conectados a Smartphones parecem ter um futuro promissor, por outro lado! Uma realidade infinitamente distante no Brasil. Autonomia completa requer mapas tridimensionais de alta-definição para que veículos saibam exatamente onde estão. Também é preciso que eles se comuniquem com os outros veículos e com a infraestrutura, como semáforos. Parece bom, e ninguém reclama de ter um chofer. Eu adotaria em uma outra vida.
Existe smartphone da BMW?
Bicicleta tem rsrs...
Tem moto também.
Também
Fico imaginando o cara ir em um restaurante pra consumir bebida alcoólica, quando sair dele pedir pra o carro ir até a saída principal do restaurante e ele ir guiando até a casa do motorista. Falta alguns anos pra acontecer isso.
O tesla ja sai da garagem sozinho, vc com relogio ou celular ja pode pedir isso...
isso ai é materia paga... BMW esta "acelerando" atras da Tesla... não tem nenhum Eletrico hoje que bata de frente com Tesla.. essas empresas "famosas" enrolam pessoas a 100 anos com mesmas tecnologias , Tesla foi a unica que inovou de 2000 para ca.. e é a unica que vende carro autonomo de verdade ao publico, outras só mostram prototipos e nunca lançam...
Estou falando que ainda não é possível um carro autônomo ser guiado sem motorista por causa das agências regulatórias de trânsito. Vai precisar de alguns anos pra essa tecnologia chegar ao patamar de ter segurança total para ser liberado um veículo sem motorista, inclusive já ouve acidente fatal com um Tesla Model S.
Pior é ele falar enrolado e o caro não entender. "Repita por favor"