Inteligência Artificial do Google canta músicas natalinas; conheça o Ópera Blob
O Google segue inovando com o machine learning. A novidade da vez é a Ópera Blob, bonequinhos de massinha que conseguem cantar ópera em diferentes tons e estão com músicas pré programadas neste Natal.
A inteligência artificial consegue simular com alguma fidelidade, diversos tons e tipos de vozes que fazem parte de uma ópera tradicional.
Cada boneco surge com um tom, soprano, mezzo-soprano, tenor e grave. E você seleciona a ordem, nota e altura da voz de cada um para criar a sua própria composição.
Além da opção de criar a sua própria ópera, neste Natal o Google disponibilizou músicas natalinas pré programadas que são muito divertidas para compartilhar com amigos e família neste fim de ano.
O machine learning
Com o machine learning cada vez mais presente em nossas vidas, o Google encontrou um jeito bem divertido para mostrar o que é possível fazer com a programação hoje em dia.
Para criar a Ópera Blob, a empresa gravou diversas horas de cantores de ópera e o computador conseguiu captar e produzir os seus próprios tons para a reprodução, as vozes dos blobs não são de pessoas reais, mas sim programadas a partir do que a máquina aprendeu.
E aí, pronto para brincar de maestro neste fim de ano com os blobs? Conte pra gente nos comentários.
Curti essa paradinha não. Só dá pra mexer com um por vez e no computador com mouse fica ruim de mobilidade.