Estas 5 novidades vão acabar com os problemas de bateria do seu smartphone!
Não nos enganemos: a bateria de praticamente qualquer smartphone não satisfaz aos usuários. Existem pouquíssimos smartphones cuja bateria apresente resultados decentes. Mas isso poderá mudar muito em breve graças a esses cinco avanços tecnológicos. Adeus autonomia curta!
1. A bateria de grafeno da Samsung durará duas vezes mais
A equipe de cientistas da Samsung está investigando os efeitos do uso do grafeno nas baterias de smartphones que, de acordo com os últimos avanços, consegue aumentar consideravelmente a duração das mesmas. Este material, cujas propriedades já haviam sido estudadas mas sem grandes resultados práticos, será utilizado diretamente sobre as capas de silício para aumentar a capacidade de armazenamento da bateria, quase dobrando-a.
Este tipo de uso teria principalmente três benefícios: tornar a bateria 1,8 vezes mais duradoura; otimizar a vida da mesma sem que o tamanho seja afetado, permitindo assim que o design dos smartphones Samsung possam conservar sua espessura; e por último permitir que cada carga que o dispositivo receba (ciclo de carregamento) não debilite a vida útil da bateria.
Já pensou no Galaxy S7 e no Note 5? Calma, a Samsung explicou que essa tecnologia ainda se encontra em fase de desenvolvimento e que não chegará em menos de três anos.
2. A bateria de alumínio de Stanford que se carrega em um minuto
Pesquisadores da famosa Universidade de Stanford afirmam ter conseguido criar uma bateria “de carregamento rápido, longa duração e custo acessível”. O segredo? Uma bateria de íons de alumínio que consegue chegar à carga máxima em apenas sessenta segundos.
O uso do alumínio em baterias tem sido pesquisado durante muito tempo, devido ao seu baixo custo e às suas propriedades não-inflamáveis, mas até agora existia a dificuldade de encontrar materiais que produzissem voltagem suficiente depois de vários ciclos de carregamento. Graças ao uso do grafite, essa bateria é capaz de suportar mais de 7.500 ciclos sem perder sua capacidade (e não apenas 1.000 ciclos que geralmente suporta uma bateria de íons de lítio).
Não é possível saber quando essa bateria chegará aos nossos smartphones. Com efeito, Elton Musk, diretor da Tesla Motors, mostrou seu ceticismo pelo Twitter, alegando que antes de comemorar é preciso saber a densidade de energia desse tipo de bateria.
Battery "breakthroughs" need to state power *and* energy density (not the same thing), plus how long they last. They usually fail on energy.
— Elon Musk (@elonmusk)
abril 6, 2015
Os pesquisadores envolvidos no projeto admitem que ainda falta muito trabalho, mas se mostram otimistas, e inclusive já começaram a entrar em contato com várias fabricantes.
3. O modo Doze do Android M
A cada versão do Android, o Google pretende otimizar o gerenciamento da bateria dos dispositivos, mas poucos desses avanços trouxeram melhoras significativas. Por essa razão é difícil levar a sério a promessa do Google de que, graças ao modo Doze do Android M, um dispositivo como o Nexus 9 poderá duplicar sua autonomia.
Apesar disso, o Doze é uma função diferente do que se viu até agora, em primeiro lugar porque seu funcionamento não dependerá do uso que os desenvolvedores façam dele. Esse modo é integrado ao sistema operacional, fazendo com que o smartphone economize energia enquanto estiver em repouso.
Basicamente o Doze será ativado quando o dispositivo estiver imóvel, desconectado do carregador e com a tela apagada, momento em que a atividade em segundo plano dos aplicativos é interrompida, apenas voltando quando o dispositivo receber uma notificação prioritária, como do WhatsApp, por exemplo.
4. uBeam permitirá carregar o smartphone à distância
O carregamento sem fio já é uma realidade para muitos dispositivos mais novos, mas uma nova tecnologia promete revolucionar a maneira como carregamos o nosso dispositivo. A diferença principal entre este e os outros avanços feitos na área reside no fato de que, potencialmente, o uBeam poderá fazer com que os dispositivos sejam carregados sem nos darmos conta, graças a um painel alojado em nossa casa (ou em qualquer outro lugar).
Esta tecnologia, desenvolvidad por uma astobióloga de 25 anos, faz com que a energia seja convertida em ondas de ultassom enviadas através do ar, e que voltam a converter-se em energia ao alcançar o dispositivo. Ou seja, em vez de ter o dispositivo perto ou conectado ao carregador, poderemos usar o aparelho pela casa sem perceber que ele está sendo carregado.
Obviamente o smartphone teria que estar próximo do emissor de ondas, mas como afirma a desenvolvedora, se essa ideia ganhar popularidade, os paineis de carregamento poderiam ser colocados também em lugares públicos.
5. O Projeto Ara permitirá ao usuário escolher o tamanho da bateria
Esta não será uma solução para muitos. De fato, esses dispositivos estão voltados em princípio para uma minoria composta por desenvolvedores e geeks. Trata-se do primeiro dispositivo modular, que incluirá uma base a que se podem adicionar diferentes módulos ou peças que formarão o processador, a câmera, a tela e, claro, a bateria.
Um smartphone que muda constantemente é um dispositivo que nunca fica obsoleto. Além disso, seu conceito permite que o usuário decida que parte do aparelho deve receber upgrade. Será possivel, por exemplo, abrir mão de um smartphone fino para ter uma bateria maior.
Qual desses avanços você considera mais interessante?
Unica coisa que melhorou a bateria do meu cel foi o recursoc om o app da psafe.
Bateria é algo complicado mesmo, parece que cada vez elas duram menos. Eu economizo a minha com a função economia de bateria do PSafe. Ajuda bastante.
Aprendi a economizar a bateria com o PSafe, ele já possui uma função especifica para isso.
To procurando um app pra melhorar a bateria do meu, esse Psafe também faz isso, consigo baixar no iphone?
To usando psafe pra dar uma economizada na bateria, consegui umas 3h a mais, e olha que o galaxy s3 consomee bateria muito rapido.
Me falaram que o Psafe tem uma função que ajuda na duração da bateria. Alguém usa e confirma isso? Estou pensando em desinstalar o Avast e baixar o PSafe.
otimas dicas.... o que eu curto é ter app multifunção.... aí descobri q o psafe alem de antivirus ainda ajuda a bateria a durar mais... e funcionan super bem ajuda bastabte!!!
pelo menos por enquanto, não acredito em nenhuma dessas formulas de baterias com duração milagrosas, mas se conseguissem pelo menos popularizar um meio de carregamento a distância, seria o maior avanço desde muito tempo... enfim, a ideia já existe, vamos agora esperar que a Apple a lance para que os outros acreditem ser promissor e copiem
Acho que a mais promissora é a bateria de alumínio. Se aprovada, creio que vai revolucionar o mundo dos eletrônicos. Já esse modo doze do Google vai ser outra porcaria igual o Du Speed.
Muito legal essas inovações! Enquanto espero por elas sigo usando o psafe, que já dá uma boa economizada na bateria.
O uso de grafeno e as baterias de alumínio parecem ser as melhores ideias, e as que darão certo
Eu não sei o que aconteceu com o meu sofisticado Galaxy K Zoom, gastão de bateria desde o primeiro mês (já o tenho há mais de 7 meses) cuja autonomia durava um dia apenas. De um mês para cá a sua bateria tem durado até mais de 3 dias, com uso moderadíssimo como costumo fazer. Tudo bem que estou usando uma bateria nova, original com selo da Anatel, que não foi adquirida das autorizadas Samsung, veja o linik: servtelcelular.com.br - mas no começo essa nova agia como a nativa, durando pouco também. Antes até no "standby", com o modo "Ultra Economia" ligado, ela durava um dia e meio, agora, apenas com o modo "Economia" ligado, sua autonomia já ultrapassa 3 dias. Para mim está sendo uma surpresa agradabilíssima. Será que a Samsung fez alguma atualização de sistema automaticamente para resolver esse problema?
Carrega um minuto e descarrega um minuto😅
Espero o projeto ara
NADA DEMAIS!
As únicas opções das citadas que vejo que pode realmente agregar algo ao tempo de duração de bateria nesse Artigo são as:
1. A bateria de grafeno da Samsung durará duas vezes mais;
2. A bateria de alumínio de Stanford que se carrega em um minuto.
O restante são apenas tentativas.
Por enquanto meu Z3 vai Quebrando meu galho, uma ótima bateria, fico as vezes quase dois dias sem carregamento!
Só o fato de não instalar o Facebook.. As baterias já agradecem!!
Projeto ara uhuuuuu
Projeto Ara promete!!
Top