Batalha dos browsers, quem leva a melhor: Opera, Brave ou Vivaldi?
Recentemente uma nova leva de navegadores apareceu no mercado. O Brave e o Vivaldi utilizam a plataforma da Google, o Chromium como motor base. E o Opera vem com novas atualizações interessantes para buscar o espaço perdido.
Vamos descobrir qual dos 3 leva a melhor? Ah, nós já fizemos uma lista comparando os 3 browsers mais populares, e você pode conferir aqui:
Segurança
Os 3 apresentaram um bom resultado na segurança. Todos contam com um bom foco na privacidade e bons recursos para bloquear scripts e cookies de terceiros. O destaque fica com o Brave que bloqueia anúncios sem a necessidade de nenhuma instalação a mais e utiliza apenas o protocolo https, aumentando ainda mais a segurança do usuário.
Interface
Aqui algumas diferenças começam a aparecer entre os 3. O Brave tem uma interface mais básica, não sendo esse ponto que vai te atrair para dar um teste, mas não deixa desejar, sendo muito semelhante ao Chrome.
Já o Opera vem com uma versão mais direcionada para o público gamer, o Opera GX vem com uma interface mais moderna e um controlador de memória RAM, tendo uma interface muito interessante e diferente.
O Vivaldi vem com alguns detalhes que fazem toda a diferença. Você consegue utilizar gestos com o mouse para realizar tarefas como fechar uma aba, criar uma nova abe e atualizar a página, aumentando o dinamismo ao navegar.
Aqui a escolha fica mais por conta do público alvo, sendo que o Opera é o que mais chama a atenção.
Consumo de Hardware
Aqui vem a grande diferença dos 3 em comparação com os mais famosos. Todos consomem muito menos memória RAM e de processamento do que os outros. O Brave é muito leve, sendo uma otimização excelente do motor da Google.
O Opera GX já pode te ajudar caso você seja um gamer que precise manter uma aba aberta para consultar algum dado, já que você pode limitar a quantidade de RAM que o browser vai utilizar.
No caso do Vivaldi, ele não tem nenhum destaque em especial mas também tem uma performance excelente e é outra boa otimização do Chromium.
Estabilidade
Outro ponto excelente para os 3. Todos funcionaram muito bem e não apresentaram nenhum travamento. O Brave e o Vivaldi por terem um bloqueador de anúncios nativo facilita ainda mais no quesito, pois eliminam a necessidade de um adblock.
O veredito é...
Qualquer um dos 3 pode ser o melhor para você. Ambos tem diferenças bem significativas entre eles para te fazer escolher por uma razão mais pessoal do que a perfomance.
O Brave é o mais rápido e conta com recursos interessantes ao bloquear anúncios. O Opera GX pode ser o seu novo navegador favorito do alt+tab ao jogar. E o Vivaldi conta com recursos interessantes para alguém que esta navegando com um mouse sem fio distante do PC, por exemplo.
Vale a pena testar um navegador menos conhecido?
Aqui a resposta é... Sim! Principalmente caso o seu PC ou notebook seja mais antigo.
Todos contam com uma otimização muito melhor do que o Chrome, por exemplo. Assim, você pode ganhar um desempenho interessante sem perder quase nada, além de aproveitar recursos que não estão disponíveis nos mais populares do mercado.
E ai, você encontrou o seu novo browser favorito? Fala pra gente nos comentários!
Crome vc praticamente é obrigado a usa r, pois usa Android 🤦, além do fator segurança, crome pô ser do Google alguns serviços bancários , empresas requer que seja acessado por ele.
Eu uso o crome apenas pra alguns poucos serviços , acesso de algumas coisas da empresa.
Mas uso diário em navegação web , reproduzir vídeo , música , downloads, uploads e demais coisas do cotidiano
Estou testando o vivaldi , senti umas camada de personalização bem alta , vc deixa o browser do seu jeito , uma speed dial excelente , sistema de sincronização ótimo ( em vários sistemas ) , AdBlock bem apurado e em vários níveis , me parece que ele tem uma abertura bem mais rápida , carregamento bem rápido das páginas , tradutor bem intuitivo , suporta gerenciamento de download externo .
Eu ainda estou analisando ele , devo usar por 1 mês certinho , estou analisando de perto o kiwi browser também , kiwi browser suporta nativamente as extensões do crome , opera .
Brave eu já usei , apesar de ele ser bem limpo e otimizado , acho o sistema de cachê dele bem pesado , chega a 3 o 4gb fácil .
Estou testando o Brave e esse navegador é bacana, rápido, bloqueia os anúncios, lembra bastante o Chrome.
melhor de todos é o Brave, um navegador incrivel e ainda que te paga pra usar ele (eles pagam com a criptomoeda BAT, mas é facil converter dps), nao troco Brave por nada
Eu usei o Brave por um tempo, até ganhei alguns dinheiros com os anúncios, mas no fim das contas voltei para o Chrome. Tenho que sair da minha zona de conforto e mudar meus hábitos, quem sabe este ano ainda rola.
Eu uso o vivaldi browser faz um tempo, e não vai me surpreender se la na frente esse navegador dominar o mercado de navegadores, eu ouvi uma matéria que o google chrome vai nas próximas atualização ter agrupamento de guias, coisa que isso ja tem no vivaldi deis do lançamento. Considero que para isso acontecer precisa de um tradutor automático de paginas. O brave eu ja utilizei, e achei ele meio limitado ele é ligeiro tem uma iniciativa legal, mais é pouco flexivel.
Uso o Opera faz uns 3 anos e não troco ele por outro nem a pau. Já no smartphone uso o navegador nativo do Redmi Note 5.
Sério que a pessoa escreve um artigo citando o Vivaldi sem usar o Vivaldi.
Antes de mais nada a crítica vai para a incoerência de usar imagens dos navegadores móveis e no artigo tratar das versões de desktop.
Vivaldi tem bloqueio de propagandas de forma nativa em 3 níveis configuráveis. Não necessita de aplicativos de terceiros ou extensões. Num parágrafo, mais ao fim, informam isso contrariando o início do artigo, mas depois voltar a dizer que o Brave se destaca por bloquear anúncios com recursos interessantes, ignorando que o Vivaldi também tem recursos para o bloqueio.
Quem de fato usa o Vivaldi sabe da enorme vantagem e inúmeros recursos que ele possui, além de ter a certeza que os outros são infinitamente inferiores.
O Vivaldi, ao contrário do que diz no fim da análise sobre consumo, é mais otimizado que o Brave e que o Opera. Consome menos memória que ambos.
Meu navegador favorito é o Brave. Estou usando ele há 4 dias e é o melhor para mim. Já que bloqueia anúncios, rastreadores, e scripts de sites, tornando a navegação bem fluida, e interface limpa também!