Batalha dos browsers, quem leva a melhor: Chrome, Edge ou Firefox?
O Google Chrome tomou conta do mercado de navegadores, mas será que ele ainda é o melhor browser em 2020? Nós testamos os 3 mais populares e vamos te ajudar a escolher o ideal aqui em nossa lista. Bora?
Segurança
Todos os navegadores apresentaram um bom resultado no quesito. Com todas as certificações eles também apresentam um modo de navegação privativa. Mas o browser da Google não é o melhor nessa área. Com recursos para bloquear scripts e cookies de terceiros, o Firefox e o Edge oferecem uma barreira a mais de proteção. Mas nada que seja tão discrepante entre eles.
Interface
Com o Chrome e o Firefox sendo muito similares em suas interfaces e personalizações, eles apresentam uma boa experiência estética e funcional com opções simples facilmente encontradas. Além de salva-las para outros dispositivos, sem precisar ficar modificando o browser toda vez.
Já o Edge continua bastante ultrapassado. Com o modelo Microsoft de personalização "meio tiozão" com propagandas jogadas logo na tela inicial, uma personalização com imagens sugeridas e notícias que muitas vezes não informam nada o browser é muito agressivo e o menos funcional entre os 3 no quesito.
Consumo de Hardware
Aqui o vencedor já é conhecido, o Chrome é sugador de memória RAM, muitas vezes com abas abertas e diversos plugins rodando, até máquinas mais poderosas percebem que o browser da Google tá lá funcionando, sendo o único a apresentar algum tipo de problema para PCs e celulares menos potentes.
Estabilidade
Aqui o Chrome também o único a ser destacado, mas como o vencedor da rodada. Com um desempenho muito rápido mas máquinas que aguentam o seu consumo, ele consegue rodar diversas extensões sem apresentar travamento algum. Tanto Firefox quanto Edge apresentaram algum tipo de problema, com extensões que travaram, os a necessidade de reiniciar o programa.
O veredito é...
Se o seu PC, notebook ou smartphone for mais poderoso o Chrome continua sendo a melhor opção do mercado. Com diversos recursos e extensões ele te dá todas as opções para personalizar sua experiência e ter o melhor rendimento. Apesar dele não bloquear cookies e anúncios, por questões de negócio da Google, ele conta com várias certificações de segurança.
Caso o Chrome seja pesado para você, o Firefox é uma opção incrível. Com recursos muito parecidos ao Chrome, com diversas extensões e personalizações interessantes, ele também é de código-aberto e não tem fins lucrativos.
O Edge é uma grande evolução se comparado ao tenebroso Explorer, e roubou a terceira posição do Safari, mas, ainda precisa melhorar a interface que ainda é muito atrasada e com pouco charme para competir com os campeões.
Qual é o seu browser favorito? Fala pra gente nos comentários!
Concordo em partes, em pc windows o Chrome e imbativel, em Linux o Firefox e melhor e no android o Samsung internet é imbativel.
Reclamaram do visual da tela inicial do edge, mas é opcional, a gente escolhe se quer a grade boomer, essa opção inclusive é a primeira coisa que aparece quando abre o navegador pela primeira vez, e pode ser alterada a qualquer momento. Faz o msm que o crhome consumindo menos ram. Eu tentei abandonar o chrome por anos e finalmente pude fazer isso.
O redator esqueceu o Brave, muito melhor, mais otimizado e pelos testes que fiz economizei mais de 500 MB de franquia de internet, pois ele bloqueia rastreadores, é um dos melhores que existe.
Por que o Ópera não foi incluído nesta matéria ?
Gosto da usabilidade do Chrome