Review do Samsung Galaxy S25 Edge: Ultrafino, Mas a Que Preço?

nextpit Samsung Galaxy S25 Edge Camera Side
© nextpit

Ler em outras línguas:

Com apenas 5,8 mm de espessura, o Samsung Galaxy S25 Edge redefine o conceito de design fino. Isso faz com que ele seja não só muito mais estreito, mas também visivelmente mais leve do que a maioria dos smartphones atuais. Mas como esse visual tão compacto afeta sua usabilidade e os recursos no uso diário?

Samsung Galaxy S25 Edge

Prós

  • Design superfino e muito leve, mas resistente
  • Tela de altíssima qualidade
  • Processador Snapdragon poderoso
  • Atualizações garantidas por um longo período
  • Resistente à água

Contras

  • Bateria com duração abaixo da média
  • Sem câmera teleobjetiva
Samsung Galaxy S25 Edge
Samsung Galaxy S25 Edge

Samsung Galaxy S25 Edge – Desenho & Qualidade de Construção

 

  Design e processamento
Tela
  • Tela de 6,7 polegadas
  • 1440 x 3120 pixels
  • Taxa de atualização de 120 Hz
Dimensões e peso
  • 158,2 x 75,6 x 5,8 mm
  • 163 gramas
Resistência
  • IP68
  • Gorilla Glass Ceramic 2

Nos últimos anos, os smartphones vêm ficando cada vez maiores, mais pesados e volumosos. Mas essa tendência pode estar prestes a mudar ainda neste ano de 2025. Além da Samsung, a Apple também deve lançar um modelo ultrafino no mercado em setembro. Mas, por enquanto, o Galaxy S25 Edge sai na frente, e nosso teste mostra se o visual leve também entrega na prática.

Com apenas 5,8 mm de espessura, o Galaxy S25 Edge está entre os smartphones mais finos já lançados. No papel, a diferença para o Galaxy S25 Ultra, que tem 8,2 mm, pode parecer pequena, mas com o aparelho nas mãos ela é bem perceptível. Pesando somente 163 g, ele é perceptivelmente mais leve e confortável de segurar do que muitos modelos atuais, que costumam pesar mais de 200 g.

Mesmo com capa protetora, o design continua chamando atenção. A Samsung desenvolveu, inclusive, capas extrafinas especialmente pensadas para manter o visual leve e elegante. O smartphone está disponível em três cores: Titânio Azul, Titânio Prata e Titânio Jetblack. A tonalidade muda conforme a luz, criando efeitos visuais marcantes.

E a estabilidade?

O acabamento do Galaxy S25 Edge é de altíssimo nível, e não há nada que mereça críticas nesse aspecto. As partes frontal e traseira são feitas de vidro, enquanto a estrutura é de metal. Para garantir mais resistência mesmo com o design fino, a Samsung optou por uma moldura de titânio no lugar de alumínio ou aço, como acontece no modelo Ultra.

Pela primeira vez, a parte frontal conta com proteção Gorilla Glass Ceramic 2. Já a traseira é revestida com vidro fosco Victus 2. O aparelho também possui certificação IP68, que garante proteção contra poeira e água. Em testes de estresse, a estrutura de titânio mostrou um excelente desempenho. Mesmo sob pressão mecânica intensa, o smartphone permaneceu intacto, o que elimina qualquer dúvida sobre sua durabilidade.

Um ponto que acaba quebrando um pouco o visual ultrafino é a saliência considerável do conjunto de câmeras. Esse detalhe faz com que o aparelho balance ao ser apoiado sobre superfícies planas, mas usar uma capa apropriada ajuda a amenizar esse incômodo.

 

Samsung Galaxy S25 Edge – Software

 

  Software
Sistema operacional
  • Android 15, One UI 7
  • 7 anos de atualizações de segurança
  • 7 anos de atualizações de versão

Em relação ao software, vale consultar também a análise do Galaxy S25 Ultra, já que não há diferenças entre os dois modelos. Assim como o Ultra, o S25 Edge roda o Android 15 com a interface One UI 7 da Samsung. A fabricante promete sete anos de atualizações de sistema e de segurança, o que garante um bom suporte a longo prazo.

A One UI tem um visual bastante diferente do Android puro e oferece boas opções de personalização, tanto para quem está começando quanto para quem já tem mais experiência. O modo simplificado ajuda quem busca uma navegação mais direta, enquanto os usuários avançados têm acesso a uma variedade de recursos para deixar tudo com a sua cara. A estrutura da interface é bem pensada e, em alguns pontos, chega a ser mais intuitiva que o Android padrão do Google.

A única ressalva vai para a quantidade excessiva de aplicativos pré-instalados. Para um smartphone premium nessa faixa de preço, isso acaba destoando da proposta oferecida.

Samsung Galaxy S25 Edge – Performance

 

  Desempenho
Processador
  • Snapdragon 8 Elite para Galaxy
Memória
  • 12 GB DE RAM
  • Memória de 256 / 512 GB
  • Sem expansão de memória
Conectividade
  • 5G, eSIM, Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4, NFC, UWB

Mesmo com design extremamente fino, o Galaxy S25 Edge praticamente não abre mão de recursos quando comparado ao S25 Ultra. A Samsung manteve o processador Snapdragon 8 Elite e os 12 GB de RAM, que formam uma das configurações mais potentes entre os smartphones Android disponíveis atualmente. Nos testes de desempenho, ele apresentou resultados cerca de 5% abaixo do modelo Ultra, mas ainda assim alcançou mais de dois milhões de pontos no AnTuTu. Isso garante um desempenho alto, facilmente percebido no uso diário, com tempos de carregamento curtos e uma navegação ágil.

A tela é a mesma utilizada no Galaxy S25 Plus. Com 6,7 polegadas, ela entrega o dobro da resolução Full HD, uma taxa de atualização de 120 Hz e brilho máximo de até 2.600 nits. A principal diferença em relação ao modelo Ultra está no revestimento: enquanto o Ultra possui uma camada antirreflexo, o Edge não conta com esse recurso, assim como os outros aparelhos da linha. Ainda assim, a qualidade da tela impressiona com cores vibrantes, excelente estabilidade nos ângulos de visão e bordas extremamente finas, garantindo uma visualização clara e envolvente.

  Galaxy S25 Edge
(Snapdragon 8 Elite para Galaxy)
Galaxy S25 Edge
(Snapdragon 8 Elite para Galaxy)
AnTuTu 2.207.680 2.040.265
3DMark Wild Life Extreme
Teste de estresse
Melhor execução: 23.195
Estabilidade: 51,1%
Melhor execução: 19.195
Estabilidade: 46,5%

 

 

Samsung Galaxy S25 Edge – Câmera

 

  Câmera
Câmera principal
  • 200 MP, f/1.7, OIS
Câmera ultra grande angular
  • 12 MP, f/2.2
Câmera(s) telefoto

Nenhuma

Câmera para selfies
  • 12 MP, f/2.2
Máx. Resolução de vídeo
  • 4K

Mesmo com design fino, a Samsung conseguiu incluir no Galaxy S25 Edge a mesma câmera principal usada no Galaxy S25 Ultra. Estamos falando de um sensor de 200 MP com abertura f/1.7 e estabilização óptica de imagem, capaz de oferecer resultados consistentes em diferentes condições de luz. Esse conjunto é acompanhado por uma câmera ultra grande-angular de 12 MP, a mesma presente no Galaxy S25 padrão, que também inclui uma função macro integrada.

Em comparação direta com o modelo Ultra, a câmera principal entrega um desempenho muito semelhante. As fotos são nítidas e com boa reprodução de cores, mesmo que ainda não alcancem o nível das melhores câmeras da Apple, Google ou Honor. A lente ultra grande-angular mantém um bom equilíbrio com o restante da imagem, oferecendo fotos nítidas durante o dia. As diferenças em relação ao Ultra, no entanto, ficam mais evidentes em fotos noturnas.

Sem zoom óptico: zoom digital com limitações

O Galaxy S25 Edge não tem zoom óptico. Isso acontece devido à estrutura extremamente fina, pois não há espaço físico para integrar câmeras periscópicas com ampliação óptica de 3x ou 10x. A solução, então, foi usar a alta resolução da câmera principal para oferecer zoom digital de até 10x.

Esse recurso, no entanto, tem suas limitações. Em condições de luz favoráveis, o zoom de 2x a 3x ainda oferece resultados aceitáveis, mas a partir desse ponto a perda de qualidade fica evidente. Com zoom de 10x, a queda no nível de detalhes fica bastante óbvia. A câmera continua adequada para registros da rotina diária, mas quem espera fotos com zoom de alta qualidade vai precisar abrir mão desse recurso.

Duração da bateria: o calcanhar de Aquiles?

  Capacidade da bateria
Capacidade da bateria
  • 3900 mAh
Velocidade de carregamento (via cabo)
  • 25W
Velocidade de carregamento (sem fio)
  • 15W

Uma das maiores preocupações em relação ao Galaxy S25 Edge é a autonomia de bateria. Com um corpo tão fino, consequentemente há menos espaço disponível para componentes internos. Enquanto o Galaxy S25 Plus conta com uma bateria de 4.900 mAh, o Edge traz uma de 3.900 mAh, o que representa uma redução de cerca de 20%. Como resultado, o tempo de uso também é menor. No teste de benchmark, o aparelho registrou 13 horas e 26 minutos, abaixo da média de aproximadamente 15 horas, mas ainda assim suficiente para acompanhar uma rotina diária.

No uso comum, a bateria consegue sustentar um dia inteiro, desde que o uso não seja tão intenso. Enquanto o Galaxy S25 Ultra costuma terminar o dia com cerca de 45% de carga restante, o Edge geralmente chega ao final com 25%. Em dias mais exigentes, como durante viagens ou eventos longos, pode ser necessário recorrer a um carregador portátil. Essa é uma limitação que, mesmo em menor escala, também afeta o modelo Ultra.

Tecnologia de bateria e opções de carregamento ausentes

A Samsung ainda utiliza a tecnologia tradicional de baterias de íons de lítio no S25 Edge, deixando de lado as baterias de silício-carbono, que já começam a aparecer em aparelhos de fabricantes chinesas. Essa tecnologia permitiria um aumento de até 25% na capacidade mantendo o mesmo tamanho, o que poderia beneficiar muito um aparelho tão fino. Por enquanto, essa inovação deve ficar restrita a futuros lançamentos.

A potência máxima de carregamento é de 25 W, menor do que a oferecida por outros modelos da linha S25. Com isso, uma carga completa leva cerca de 75 minutos. O modelo também oferece suporte a carregamento sem fio, incluindo o novo padrão Qi2, mas não conta com ímãs integrados. Para aproveitar essa funcionalidade, é possível usar uma capa compatível com ímã.

Carregamento Xiaomi 15 Ultra
(5410 mAh | com carregador de 120W)
Galaxy S25 Ultra
(5000 mAh | Samsung 45 W PD)
Pixel 9 Pro XL
(5060 mAh | USB-PD de 140 W)
10 minutos
  • 29%
  • 27%
  • 24%
30 minutos
  • 74%
  • 73%
  • 57%
1 hora  
  • 99%
  • 91%
Carga completa
  • 55 min
  • 61 min.
  • 1h20
Teste de bateria do PC Mark
  • 16h19
    20170 pontos
  • 17h06
    21028
  • 15h39
    12986

Galaxy S25 Edge: vale a compra?

A pergunta principal continua sendo: para quem o Galaxy S25 Edge realmente faz sentido? Quem valoriza uma bateria de longa duração ou precisa de zoom óptico, provavelmente vai preferir outro modelo. Para usuários mais intensos, a bateria menor em comparação com dispositivos mais robustos também pode pesar na decisão. Da mesma forma, a ausência de uma câmera teleobjetiva deve afastar entusiastas da fotografia que buscam versatilidade.

Por outro lado, o Galaxy S25 Edge surge como uma opção interessante para quem não exige tanto de um smartphone ao longo do dia e valoriza um design leve, fino e sofisticado, sem abrir mão de uma tela ampla. É um modelo pensado para quem prioriza estilo, conforto no uso e ainda quer estar com a tecnologia mais atual nas mãos.

Os links compartilhados neste artigo são links de afiliados. Isso significa que o nextpit obtém uma pequena participação nos lucros se você comprar produtos através deles. Isso não gera custos adicionais para você e não tem nenhuma influência sobre o conteúdo editorial do site. Saiba mais sobre como monetizamos o site na nossa página de transparência.
Ir para o comentário (2)
Timo Brauer

Timo Brauer
Editor

Timo has always had a fascination with technology. Starting with his own blog at the age of 14, followed by spending some time as a freelancer, he joined the beebuzz media team in 2019. He is a smartphone expert and regularly tests the latest mobile phones and smart home gadgets. He can also be found at countless events and trade fairs. When he is not busy testing new gadgets, he travels around the world. His favorite place to be is anywhere in Europe, and he enjoys the adventure of getting there by train, no matter how long it takes.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
2 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Phelipe Breves 68
    Phelipe Breves há 2 meses Link para o comentário

    Acho uma proposta interessante, mas será que teremos aquele problema do celular "amassar" quando usado no bolso?
    O grande problema para mim seria a bateria, não acho que a Samsung irá conseguir fazer uma mágica boa o suficiente para que a bateria desse aparelho tenha o mesmo desempenho dos aparelhos Ultra, por exemplo.

    Rubens Eishima


    • Rubens Eishima 31
      Rubens Eishima
      • Admin
      • Equipe
      há 2 meses Link para o comentário

      a rigidez parece ok, meio que cada metade do Galaxy Fold :p

      Mas a bateria é o grande mistério mesmo... Vamos ver como o aparelho se sai no teste.

      Phelipe Breves