Veja como as atualizações de firmware do Android N funcionarão
O Android N está recebendo um novo recurso que vai, efetivamente, matar as atualizações de firmware como nós a conhecemos. Trata-se de 'atualizações perfeitas', como definiu o vice-presidente de engenharia do Android, Dave Burke, quando elas foram explicadas no último Google I/O, em maio passado. Segundo ele, trata-se de uma abordagem completamente nova para atualizar o sistema operacional do Google. Aqui estão os detalhes.
Trata-se de atualizações automáticas
Como você bem sabe, o lento processo de liberação das atualizações por parte das fabricantes de smartphones e operadoras resultaram em uma uma fragmentação gigantesca do ecossistema Android. Efetivamente, isso significa que a versão mais recente do SO do Google fica com apenas uma pequena parcela dos dispositivos, meses depois da edição final ser liberada - o Marshmallow, por exemplo, não está nem em 10% dos telefones (7,5% para ser mais exato). E ele foi lançado em outubro de 2015.
E se você possui um dispositivo Nexus, as atualizações podem chegar de forma mais rápida do Android N em diante. Mas se você não tem um deles, o anúncio recente feito no Google I/O sobre as atualizações "discretas" (ou "Seamless") é uma pequena modificação na forma como as próximas versões de firmware serão lançadas - e com implicações significativas a longo prazo.
O que são as atualizações "Seamless" ?
O que Burke disse no I/O sobre as atualizações "Seamless" foi relativamente breve. Elas agiriam de forma semelhante à maneira como os Chrmebooks são atualizados; ou seja os updates seriam executados silenciosamente, em segundo plano.
Dispositivos construídos no Android N terão duas imagens do sistema
Dispositivos construídos no Android N terão duas imagens do sistema. Isso significa que quando uma atualização estiver disponível, seu telefone irá automaticamente baixar a imagem mais nova, mas em segundo plano, de forma discreta. Então, quando você reiniciar o dispositivo, ele irá alternar automaticamente para a imagem da nova versão do sistema.
Importante: esse recurso só estará disponível para os novos dispositivos Nexus, pelo menos até segunda ordem do Google.
O Google não está reinventando a roda
Atualizações silenciosas não são exatamente um conceito novo. Como já mencionamos, os próprios Chromebooks já fazem isso. E não vamos esquecer que o Windows 10 também baixa e instala os updades em segundo plano, de forma menos intrusiva.
E será que isso é para o nosso próprio bem? Bom, isso vai da preferência de cada um. Mas uma coisa é clara: com a liberação da versão final do N, o Android será atualizado continuamente e sem pedir permissão. Se isso fará com que os usuários do SO se sintam mais seguros ou menos ansiosos com os updates, só o tempo vai dizer.
olá!! seria novidade se o Android n fosse sem o fundo branco, meu moto g turbo já está com o 6.0 mas ainda continua com o fundo branco sem novidades,ainda prefiro o KitKat
Nada bom mesmo!
("Eles" já devem fazer tanta coisa sem nosso consentimento, principalmente com nossas informações pessoais!)
Gosto de saber quando algo está acontecendo.
Quero ter a opção de programar o momento para que isso aconteça e poder acompanhar até que termine. Quero (e tento o máximo que posso!) estar "ciente e consciente".
"Dispositivos construídos no Android N terão duas imagens do sistema"... isso que dizer que só os dispositivos lançados com o Android N terão as atualizações Seamless?
Provavelmente.
Porra isso é horrível e se alguém usa Internet da operadora?
Para quem usa internet de operadora já é horrível desde o início.
Obviamente como sempre foi feito ele baixará quando encontrar uma conexão WIFI
Sera q o N chega oficialmente no meu nexus 5? :/
Arthur, o Android N vai chegar não só no seu, como em todos os Nexus.
Do jeito que você falou, até parece que o Nexus One, Nexus S, Galaxy Nexus, Nexus 4, Nexus 10 e Nexus 7 (2012) também vão receber oficialmente.
E o Nexus 5 não está com atualização garantida coisíssima nenhuma. Ele corre, sim, grandes riscos de parar oficialmente no Android 6.0.1 Marshmallow.
Acho que tem chances do MM ter sido a última grande atualização dele. Mas de qualquer forma, o N5 tem muito devs, o que pode deixar ele vivo por mais um bom tempo.
Resumindo tudo, isso será só sentido por usuários do Nexus que usam o Android Puro, pois as fabricantes vão impedir isso, mexendo ou travando para que isso não ocorra. Pois elas não vão querer suas ROM sendo modificadas ou algo do gênero.
Oww que tesão show de bola ,
pera
nao tenho nexus
Achei ótimo,porém espero que não trave tudo após um update ruim,mas creio que eles ja devem ter achado uma solução..Android N promete mudanças interessantes..
Talvez o Google devesse investir mais na ajuda ou cobrança das empresas para a atualização. O meu A7 2016 que foi lançado esse ano ainda nem tem o Marshmallow, quanto mais o N...
A Google ajudar as montadoras?? Obvio que não! O sistema Android é aberto, cada montadora se adequá aos seus interesses e capacidades.
O cachorro que que balança o rabo e não ao contrário.
ótima ideia! mas como será para aparelhos com pouca memória ter duas imagens de Sistema?
Isso é um problema das montadoras (e de quem compra dispositivos pífios). a Google só fornece os recursos.
Marshmallow já é top, Android N aguardando ansiosamente... ✌
Sera