Review preliminar do ZenWatch 2: um smartwatch com preço honesto!
O ZenWatch 2 não muda muito em relação ao modelo anterior, mas entrega uma boa experiência e o melhor custo/benefício do mercado de dispositivos vestíveis. O acessório inteligente foi lançado oficialmente durante a IFA 2015.
Atualização: A empresa taiwanesa resolveu trazer a segunda geração do seu relógio vestível ao Brasil. O anúncio foi feito no dia 25 de outubro, em São Paulo. Confira os detalhes no tópico "Data de lançamento e preço", logo abaixo.
Asus ZenWatch 2 – Data de lançamento e preço
O ZenWatch 2 foi anunciado durante a feira de tecnologia de Berlim, a IFA, em 2015, e chegará ao Brasil durante a primeira quinzena de novembro. O relógio vendido por aqui terá tela AMOLED de 1,45 polegada, 4GB de armazenamento, proteção contra água (IP67) e 4GB de armazenamento. O preço do ZenWatch 2 será de R$ 999,00.
Além deste smartwatch, a Asus trará ao país o ZenWtach 3, modelo mais novo que possui tela AMOLED circular e é embalado pelo processador Snapdragon Wear 2100, que é energeticamente mais eficiente que o chipset presente no Zenwatch 2. O relógio também estará presente no mercado nacional a partir da segunda quinzena de novembro por R$ 1.799,00.
Asus ZenWatch 2 – Desenho & Qualidade de Construção
O lançamento do Asus ZenWatch 2 comprova uma tendência clara do mercado de dispositivos wearable: os usuários estão buscando cada vez mais exclusividade. A prova disso é que, ao contrário do que vimos no passado, agora temos duas variantes de tamanho de tela. Uma delas possui 1,63 polegadas de tela e a outra 1,45 polegadas. Além disso, as caixas dos relógios possuem 3 opções de cor e 18 pulseiras. Contudo, a Asus continua investindo em modelos com a caixa quadrada.
Ao contrário do design padrão dos smartphones da linha Zen, a Asus teve um cuidado maior com o projeto visual do seu smartwatch. Dependendo da cor do dispositivo, o botão terá detalhes em dourado ou prata, bem como a parte interna dele pode variar de cor. O ZenWatch 2 não é um dispositivo que parece barato à primeira vista, apesar do preço. Em relação ao modelo anterior, a fabricante removeu o botão que ficava posicionado na da caixa do relógio, e passou para a posição "3". O motivo foi que os usuários estavam machucando o punho ao pressionar a tela do aparelho para ativar e desativar a tela.
O microfone está localizado no lado esquerdo, na parte de baixo, e serve para reconhecer os comandos de voz do usuário. Sem dúvidas a Asus melhorou o projeto visual na segunda geração do ZenWatch 2.
Voltando à carcaça, o ZenWatch 2 traz na parte traseira a sua certificação de resistência à água IP67, e os conectores para carregamento da bateria, que se encaixam automaticamente ao cabo ou dock de alimentação. As pulseiras são fáceis de remover devido ao pino adaptador localizado em uma das laterias.
Asus ZenWatch 2 – Tela
A qualidade da tela do ZenWatch 2 é a mesma do seu predecessor, com exceção do modelo menor que possui uma densidade de pixels maior. Assim, a tela AMOLED do dispositivo maior conta com 1,63 polegadas de diagonal, usa a tecnologia do Gorilla Glass 3 de resistência e uma resolução de 320 x 320 pixels que confere ao aparelho 278 ppi.
Vale dizer que no Android Wear o brilho é regulável manualmente e a tela permanecerá sempre ativa a menos que você modifique as configurações. Uma vez desativada a opção “Tela sempre ativa”, você poderá desativá-la simplesmente apoiando a palma da mão sobre a tela. Para reativá-la, basta fazer o clássico movimento de trazer o pulso na direção do rosto (ou clicar no botão físico).
Asus ZenWatch 2 – Software
O ZenWatch 2 roda com a última versão do Android Wear e oferece suporte tanto para dispositivos com o SO Android quanto iOS. Entretanto, não tive a chance de ter uma experiência muito clara do que o SO do novo smartwatch é realmente capaz durante meu teste, pois o aparelho estava no modo de demonstração.
O Android Wear teve uma melhora considerável desde o anúncio da primeira versão do relógio inteligente da Asus e a fabricante tirou proveito disso. Ao todo temos 50 mostradores diferentes, e a Asus desenvolveu um aplicativo no qual o usuário pode criar ou customizar os próprios mostradores.
O que vale a pena mencionar aqui são os serviços exclusivos que a Asus oferece para seus usuários, como o assistente inteligente que prioriza as notificações importantes; o ZenWatch Message para a troca de mensagens entre usuários da fabricante, e o wellness, um pedômetro embarcado ainda mais preciso que permite rastrear as atividade do usuário e emitir relatórios de progresso de práticas esportivas. Contudo, para saber se estes serviços são realmente funcionais, será necessário um teste mais longo com este smartwatch.
Asus ZenWatch 2 – Performance
O ZenWatch 2 utiliza o mesmo processador do modelo anterior, o Snapdragon 400, e conta com 512 MB de RAM e 4GB de memória interna. Talvez este seja um dos motivos pelos quais o dispositivo possui um preço tão baixo, pouco foi modificado em relação ao hardware.
Durante o meu curto teste com o ZenWatch 2, não pude perceber atrasos ou engasgos na performance, e tendo em mente a experiência oferecida pela primeira geração, você não terá problemas de desempenho com este relógio, ou um SO lento.
Asus ZenWatch 2 – Bateria
A capacidade de bateria do ZenWatch 2 foi otimizada, agora conta com 400mAh e possui uma velocidade de carregamento 35% maior que aquela que temos no ZenWatch. Somado a isso, o gadget atinge 50% da capacidade de bateria em 36 minutos de carregamento. Porém, com uma capacidade de 400mAh, esse processo poderia ser ainda menor.
Asus ZenWatch 2 – Especificações Técnicas
Veredito preliminar
A Asus conseguiu lançar em 2015 o smartwatch com o melhor custo/benefício quando olhamos para todos os wearables lançados durante a IFA 2015. O ZenWatch 2 possui praticamente o mesmo hardware do Moto 360 2015 é muito mais acessível. Durante o evento de lançamento da fabricante taiwanesa, confesso que fiquei um pouco frustrada com o padrão de design que ela insiste em usar em seus dispositivos, mas com o ZenWatch a impressão é outra. Tanto que mesmo colocando o smartwatch a um preço muito baixo no mercado, a Asus não abdicou da qualidade dos materiais ou mesmo do visual elegante da séria.
Neste momento, com base no meu hands-on do ZenWatch 2, diria que se você está pensando em começar a usar essa nova tecnologia, este relógio inteligente da Asus é a melhor opção do mercado.
O design não agradou
Atualizado com o preço oficial.
Alguém sabe dizer se e quando esse SmartWatch da Asus vai chegar no Brasil?
Bem feio!
Seguindo a linha de smartfones , mais um smartwatch feio feito pela asus.
Maldita inclusão digital...
Camila, vc poderia dizer quais sensores ele possui? tenho vontade de comprar um, mas pra uso com esportes, então barômetro, GPS, pulsímetro, etc... tudo eu preciso saber... vc só mencionou o bluetooth 4.1. Não tem mais dados pra gente não?
Curti!
Até ficou legal no pulso da Camila 😙
Mas ele poderia ter menos borda pelo menos. A verdade é que o design de sucesso pra um smartwatch é o design que pareça com um relógio normal, redondo e com uma borda mais estilosa. Mas o custo x benefício dele é melhor mesmo.
O design ficou um pouco mais arredondado... lá pela quinta versão a Asus consegue deixar redondo de verdade :P
Não acgei o preço tão justo assim, é sim mais barato do que o da concorrência mais também parece ser bastante inferior (me refiro ao design)
os quadrados realmente sao bem melhores mesmo.
Eu até tento, mas não consigo gostar de smartwatches quadrados.
Somos dois.
ASUS adora um prástico, chineses lá tão precisando pra ontem de um bom designer.
Não vejo mal algum em "plástico"ou policarbonato(Um nome mais' premmy'),em aparelhos de nicho popular,porém concordo que plástico não transmite refinamento,coisa que a Volkswagen do Brasil deveria saber,ou quem adquiri um de seus carros de qualidade questionável(A mecânica e ótima,diga se de passagem) :/
Não tem sensor de batimento cardíaco?
E eu que não pago 800 dilmas por um relógio(todo tecnológico mas um relógio) haha quando vir por uns 250 daqui um tempo aí vou pensar
Acho que no mercado livre tem uns por 150,00
O 360 me fez muito querer comprar ele, ainda mais se vier com o moto maker aqui no Brasil.