iPhone 6S vs. Galaxy S6: cabeça a cabeça?

androidpit apple vs SAMSUNG
© nextpit

Em 2015 a Samsung deu uma nova direção à sua principal linha de smartphones ao lançar o Galaxy S6 e o Galaxy S6 Edge. Hoje, a Apple apresentou o iPhone 6S e, durante a conferência de lançamento, não foi difícil perceber o quanto estes dois dispositivos devem competir pela sua escolha no segundo semestre. Para saber se existem muitas diferenças entre eles, continue lendo o meu comparativo entre o iPhone 6S e o Galaxy S6.

iPhone 6S vs. Galaxy S6: Design

A Samsung refinou o design do Galaxy S6 em comparação aos modelos anteriores da linha e, positivamente, o aparelho ficou até parecido com a série de smartphones da Apple. No meu comparativo do novo iPhone 6S com o Moto X Style, ficava bem clara a diferença entre o projeto de ambos os dispositivos, aqui já é um pouco mais complicado não achar semelhanças. Contudo, isso não significa que ambos os dispositivos não tenham sua identidade visual. Enquanto a Samsung usa vidro e metal na construção do Galaxy S6, a Apple usa alumínio, ambos são unibody, não possuem entrada para cartão microSD ou a possibilidade de remover a bateria.

samsung galaxy s6 hd
O Galaxy S6 possui 5,1 polegadas de tela. / © ANDROIDPIT

Apenas do tamanho da tela de um ser menor que a do outro, os designers da Samsung conseguiram um grande feito: diminuir muito essa diferença polindo o Galaxy S6. O iPhone 6S possui uma diagonal de tela de 4,7 polegadas e o Galaxy S6 5,1 polegadas, mas quando olhamos para a tabela de especificações abaixo, notamos claramente que as dimensões dos dois smartphones não são tão diferentes.

iphone s6 apple
O iPhone 6S possui uma tela de 4,7 polegadas. / © Apple

iPhone 6S vs. Galaxy S6: Tela

Quando o assunto é tela, a Samsung está um passo inteiro à frente dos seus concorrentes e não seria diferente com a companhia de Cupertino. Enquanto a Apple oferece uma tela com resolução de 2.000 x 1.125 pixels, o que oferece uma densidade 488 pixels por polegada quadrada. Já o Galaxy S6 possui uma resolução de 2.560 x 1440 pixels, e oferece uma densidade de 577ppi. Por mais que a Apple tenha otimizado a tela do iPhone 6S, ela ainda não se compara com aquilo que a Samsung oferece em termos de display e economia de energia com uma tela AMOLED.

Contudo, a Apple trouxe novidades com o recurso 3D Touch Display, que permite aos usuários do iPhone 6S realizar três funções distintas ao pressionar a tela do aparelho de três formas diferentes (todas elas um pouco mais fortes do que um toque longo, claro). O Force Touch permite que você tenha certos atalhos para aplicativos e serviços, ou uma visão maior de detalhes em imagens ao aumentar uma foto, por exemplo. Entretanto, grande parte das funções que este recurso oferece podem ser feitas muito rapidamente com alguns atalhos em qualquer dispositivo Android. Não me leve a mal, eu gosto dos gestos do meu trackpad do Mac, e os novos gestos do 3D Touch me parecem bem úteis, mas não sinto que é um recurso "game changer" como especulado pela Apple.

iPhone 6S vs. Galaxy S6: Software

Ao contrario do Android que roda no Moto X Style ou qualquer outro novo dispositivo da Motorola, a Samsung investe na própria interface de usuário, a TouchWiz, que foi otimizada para o lançamento do Galaxy S6 e está muito mais intuitiva e menos pesada. Assim como a Apple, no entanto, a fabricante sul-coreana aposta em aplicativos e serviços exclusivos, como o Samsung Pay, Samsung Health e o S Voice, por exemplo. A iOS9 não é tão diferente neste sentido, a Apple possui seus apps exclusivos pré-instalados no aparelho e uma UI única.

iphone 6s ios 9
Um dos destaques do iOS9 é a otimização da Siri, que bate o S Voice em todos os sentidos. / © Apple

A integração dos software e do hardware da companhia de Cupertino, por lógica, é bem mais otimizado e mais fluido, afinal de contas, é apenas um dispositivo construído com foco tanto no sistema operacional quanto nos componentes internos. Já a Samsung precisa pegar um SO coletivo e otimizar de duas formas: ao hardware e à sua própria skin. Contudo, estou usando o Galaxy S6 Edge há alguns meses, ele possui as mesmas especificações técnicas e oferece uma excelente experiência. Apesar das críticas ao gerenciamento da função multitarefas, nunca tive problemas com a memória RAM.

Os sistemas operacionais são distintos, por isso, no final das contas o que vai contar é a sua intimidade com os recursos e opções do sistema. Se você optar pelo Galaxy S6, por exemplo, contará com uma comunidade de desenvolvedores criando ROMs customizadas para o aparelho, se optar pelo iPhone 6S, a única grande atualização do sistema que irá receber acontecerá apenas uma vez ao ano.

iPhone 6S vs. Galaxy S6: Especificações técnicas

Nota: A Apple normalmente não divulga as especificações técnicas dos seus smartphones, como capacidade da bateria ou a memória RAM. Por isso, como as mudanças forma muito pequenas em relação ao modelo anterior, o iPhone 6, acreditamos que as características de hardware se manterão semelhantes, como já ocorreu no passado.

  Samsung Galaxy S6 Apple iPhone 6S
Sistema operacional Android 5.1.1 Lollipop
(TouchWiz UI)
iOS 9
(Apple UI)
Tela 5,1 polegadas, Super AMOLED,
Quad-HD/2K (2560 x 1440 pixels),
~ 577 ppi,
Gorilla Glass 4
4,7 polegadas, LCD IPS,
resolução de 1332 x 750 pixels, ~ 326ppi,
Resistente a quedas e arranhões
Processador octa-core (8),
Exynos 7420 (64 bits), quad-core Cortex-A57 de 2,1GHz - quad-core Cortex-A53 de 1,5GHz)

Apple A9 (64 bits)
 
GPU Mali-T760 (326GFlops) -
Memória RAM 3 GB (LPDDR4) 1GB de RAM - não confirmado
Armazenamento interno 32/64 GB
(suporte para microSD: não)
16/64/128 GB
(suporte para microSD: não)
Bateria 2.550 mAh, Carregamento Rápido, Wireless
(removível: não)
1.810 mAh
(removível: não) - não confirmado
Câmera 16 MP (traseira)
(flash de LED, Estabilizador Ótico, autofoco, vídeo em 4K, etc.)
5 MP (frontal), f1.9
 12 MP (traseira)
(dual-flash de LED,
HDR, vídeo em 4K, etc.)
5 MP (frontal), f2.2
Conectividade Wi-Fi a/b/g/n/ac (Dual-Band : 2,4 de 5 GHz),
Bluetooth 4.1 (LE, A2DP, EDR, apt-X), NFC,
3G/4G (Tri-Band), GPS (A-GPS) + GLONASS
Wi-Fi a/b/g/n/ac (Dual-Band: 2,4 de 5 GHz),
Bluetooth 4.1 (LE, A2DP, EDR), NFC,
23 Bandas de LTE,
GPS (A-GPS) + GLONASS
Dimensões 142,1 x 70,1 x 6,8 mm 138,1 x 67,1 x 7,1 mm
Peso 132 gramas 143 gramas
Sensores Acelerômetro, Giroscópio, Proximidade,
Bússola, Barômetro, Frequência cardíaca, Biométrico
Acelerômetro, Giroscópio, Proximidade,
Bússola, Barômetro, Biométrico
Particularidades


- Leitor de impressões digitais
- Carregamento rápido: Quick Charge 2.0
- Samsung Pay: serviço de pagamento rápidos (não implementado no mercado nacional)

- Leitor de impressões digitais
- Apple Pay: serviço de pagamento rápidos

iPhone 6S vs. Galaxy S6:  Bateria

A bateria do Galaxy S6 é fixa como a do iPhone 6S, e ambas deixam a desejar no quesito capacidade. Enquanto o primeiro possui 2.550mAh, o segundo deve chegar com os mesmas 1.810 mAh da geração anterior, as especificações referentes à bateria do iPhone 6S ainda não foram confirmadas pela Apple. O que conta a favor da Samsung, entretanto, são os modos de economia de energia e o modo de baixo consumo, recursos de software que a Apple nunca reproduziu. Além disso, o Galaxy S6 conta com a tecnologia de carregamento rápido, que permite aos usuários carregar o aparelho do zerá até 100% em apenas 1 hora e 40 minutos.

carregador rapido galaxy s6 adaptador
O carregador do Galaxy S6 oferece a tecnologia de carregamento rápido! / © ANDROIDPIT

iPhone 6S vs. Galaxy S6:  Veredito preliminar

Levando em consideração que o Galaxy S6 foi anunciado em fevereiro, durante o MWC 2015, e o iPhone 6S hoje, 9 de setembro, a Samsung conseguiu construir um smartphone sem precedentes, pois olhando para este comparativo, a Apple se manteve conservadora no segundo semestre de 2015. A Apple deve ser reconhecida como uma fabricante de smartphones bastante consistentes, sem dúvidas, mas a Samsung ousou muito mais e não me surpreenderia ver um crescimento nos lucros da empresa sul-coreana no quarto trimestre do ano.

Se o iPhone 6S e o Galaxy S6 estão cabeça a cabeça? Acredito que não!

Como ainda não testamos ambos os dispositivos, este é um comparativo preliminar entre estes dois grandes smartphones. 

E aí, entre o Galaxy S6 e o iPhone 6S, com deles você considera o melhor smartphone de 2015?

Ir para o comentário (80)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

Com mais de uma década de experiência em review de dispositivos, recentemente mergulhei no mundo dos wearables e desenvolvi uma paixão por inovações em saúde digital. Embora agora eu esteja profundamente imersa no ecossistema da Apple, meu entusiasmo pelo Android permanece forte. Anteriormente, fui editor-chefe do AndroidPIT e do Canaltech no Brasil, e agora compartilho minhas análises com o público dos EUA no nextpit. Além da tecnologia, valorizo muito minha coleção de vinis e acredito que a melhor maneira de conhecer um lugar é através da sua gastronomia. Junte-se a mim enquanto exploro a fusão da tecnologia e da cultura em nossa vida cotidiana.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
80 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 1
    Yasmim Soares 26/11/2015 Link para o comentário

    Corrigindo a postagem: Iphone 6s tem 2 GB de RAM, e o IOS 9 possui sim modo economia de bateria, que pode dar um folego de até duas horas a mais de uso. Antes de postar um comparativo é preciso conhecer o que se estar comparando.


  • Arthur 5
    Arthur 18/09/2015 Link para o comentário

    Parece que o jogo NÃO virou, não é mesmo Apple?

    Robison MallmannJoão Costa


  • 13
    Matheus Franzotti 14/09/2015 Link para o comentário

    iPhone com 2gb de RAM atualiza aí


  • José Augusto 19
    José Augusto 13/09/2015 Link para o comentário

    Tem erros ai na matéria.
    Na guia que fala da tela, diz "Enquanto a Apple oferece uma tela com resolução de 2.000 x 1.125 pixels, o que oferece uma densidade 488 pixels por polegada quadrada." De onde que o 6S tem essa resolução? Ele tem de 1334x750, com 326ppi. No próprio quadro de especificações mostra isso.
    Na guia especificações técnicas, sobre conectividade mostra "Wi-Fi a/b/g/n/ac (Dual-Band: 2,4 de 5 GHz), faltou dizer que o AC é com MIMO. Este é um diferencial novo. Aumenta a velocidade.
    O Bluetooth é 4.2 não 4.1.

    Robison Mallmann


    • 3
      Angelo Durans 20/09/2015 Link para o comentário

      Vale ressaltar que fora estes erros, existe, também o da memória interna do Galaxy S6 que também possui a versão de 128 Gb.

      Robison MallmannJoão Costa


  • 7
    Alixandre Nazario 11/09/2015 Link para o comentário

    Tive um S6 pra nunca mais.
    Eu tenho um iphone 5c, também tenho um Z3c, uso o iphone para atividades fisícas, pois seu tamanho é comodo.
    Depois do desgosto que tive em tentar substituir o Z3c pelo Galaxy S6, vou é subtituir o 5c por um iPhone 6.
    Vou ver se dessa vez não me arrependo.


    • 12
      Matheus Andrade Rodrigues 14/09/2015 Link para o comentário

      Só no seu mundo.
      S6 destroi iPhone 6
      Eu tenho ambos atualmente, e tenho um iPad 4. Gosto dos produtos da Apple, mas a linha Galaxy S e Galaxy Note são sempre os mais tops todo ano

      Robison MallmannAngelo Durans


      • 3
        Angelo Durans 20/09/2015 Link para o comentário

        Concordo plenamente Matheus.


      • 1
        Robison Mallmann 17/01/2016 Link para o comentário

        Cara eu ti o iphone 4 4s 5 5s e 6 e a estava com o pé atras mas peguei um s6. E digo estou mto satisfeito. Nao tem mais essa frescura de itunes bluetoot que nao funciona e fora que a cameta do iphond nao chega nem perto do s6. A android ja foi mto ruim só que nesses ultimos anos evolui demais.acho que nao saio mais da linha galaxy s


  • Anttonio Netto 20
    Anttonio Netto 10/09/2015 Link para o comentário

    Galaxy S6 conterteza, principalmente por ele ser um aparelho com o OS Android!

    Robison MallmannAngelo Durans


  • Daniel C. 17
    Daniel C. 10/09/2015 Link para o comentário

    Eu acho que os objetivos de ambos os aparelhos são distintos. Apple é ostentação e Android é custo benefício. Eu jamais compraria um Iphone, pois o preço que se paga não é referente ao bem recebido.

    Comprei o LG G4 e na boa, celular muito rápido. Eu fui de Galaxy S até o ano passado, mas ter retirado entrada de micro sd fez eu perder o tesão na Sammy.

    Robison Mallmann


    • 17
      Cido 30/09/2015 Link para o comentário

      pois hé.... mais esse s6 da Samsung é uma paulada o preço dele também, não é muita coisa em relação ao iPhone 6.
      agora em relação ao iPhone 6s....axo q passa de mil reais
      ou seja , não pegaria nenhum dos dois kkkk
      da pra comprar uma moto usada com esses valores rsss

      Robison Mallmann


  • 4
    Fernando Costa 10/09/2015 Link para o comentário

    o galaxy s6 é melhor por pouco mas é

    Robison Mallmann


  • Leonardo Alves 56
    Leonardo Alves 10/09/2015 Link para o comentário

    Fim de 2015 e ainda comparam smartphones com carros...

    Robison Mallmann


  • 3
    Bryan Lima Stefany Bellini 10/09/2015 Link para o comentário

    Samsung Wins!

    Robison MallmannAngelo Durans


    • 4
      Fernando Costa 10/09/2015 Link para o comentário

      claro

      Robison Mallmann


  • 14
    Luciano Telles 10/09/2015 Link para o comentário

    Tem gente que quer fazer comparação de ostentação entre marcas, dizendo que a Apple é uma "Mercedes" e Galaxy S6/LG G4/ Moto X Style são um (Azyra). Esse raciocínio é pouco fundamentado e sem lógica.
    Temos que olhar os custos construção de cada produto, a valorização de mercado (venda / depreciação valor) e ver qual é a jogada de cada empresa pra ganhar público e manter a base fiel de usuários.
    Veremos que a Samsung investiu muito esse ano no Galaxy S6, fazendo uso de metal, gorilas Glass 4, desenvolvimento do processador Exynos, 3gb ram, tela curva, tentando passar ao público a sensação de inovação.
    Só o custo de produção com memória ram já impacta no preço, e temos como exemplo smartphones intermediários como Moto G 2015 e Zenfone 5 vendidos com 1gb e 2gb de ram, e o preço é bem diferente, então presumimos que a Samsung gasta um pouco mais em cada módulo de 3gb ram para cada Galaxy S6 produzido.
    A Apple sabe que se lançar qualquer coisa que tenha sua marca, (pode ser um Iphone 10 com mesmo hardware do Iphone 6S com mesmo acabamento), e ela sabe que vai ter margem alta de lucro, por saber de sua base estabelecida de usuários fiéis e futuros usuários conquistados pelo marketing e muito lobby. Os custos de produção da Apple são baixos, pois o sistema operacional é muito fluido, diga-se de passagem, e isso ajuda a empresa a empregar menos hardware, despencando os custos de produção, entre ele e o acabamento final, como por exemplo a arquitetura do processador A9, com 1gb ram. Ela tem a liberdade de mercado para decidir o preço final e estabelecer as margens de lucro altíssimas sem precisar inovar tanto, simples assim.
    Agora ficamos aqui em debate de "fãs boys", em um discurso alienado de quem é melhor do que quem, e esquecemos de ver as estratégias de cada empresas entre marketing, lobby, inovação tecnológica, custo de produção, lucratividade e nossa alienação consumista.

    Alexandre RicardoDiogoConta desativada


    • 7
      Marcio Carneiro 10/09/2015 Link para o comentário

      Não me enquadro na categoria de consumidor alienado.
      Errei ao escolher android pois "acreditei" - e deixei de considerar mercado e tecnologia - que o código aberto teria impacto nos custos. É gratuito e essa gratuidade só colabora em aumentar os lucros do fabricante do equipamento e não dá nada ao consumidor.

      E ainda assim, conforme você muito bem colocou, a apple tem mais lucratividade. Deriva do fato de ser uma empresa em busca do cliente, e não do consumidor alienado.

      Não existe vantagem nenhuma no "código aberto", pois usuários são usuários e não têm nenhuma vantagem em ter acesso a algo que nunca vão entender ou usar. É por isto que USAM o produto.

      Na apple eles primam em atender justamente a este USUÁRIO e fornecem o que há de melhor para o usuário, e não para o hacker-wanna-be que fuça em "código aberto".

      Procure por "open source" no sítio da apple e verás que o SO (Darwin) está ABERTO.

      Bela matéria, parabéns.

      Alexandre RicardoAllan SantosConta desativada


  • klods dell 31
    klods dell 10/09/2015 Link para o comentário

    Sempre tive aparelhos android mas sugiro só fazer comparativo com aparelhos em mãos. Analisar numeros qq um que acompanha sites/blogs de tecnologia é capaz de fazer. Até eu!


  • 7
    Guilherme Leão 10/09/2015 Link para o comentário

    Comparar Aplle com a merda dos aparelhos da Samsung e relaxo..

    #SamsungLixo

    Marcio Carneiro

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.