Principais Recursos do Apple Intelligence para iPhone
Na WWDC 2024, conhecemos oficialmente o iOS 18 e o Apple Intelligence. Pouco depois, os novos iPhones foram revelados, e com eles, descobrimos os recursos que chegarão aos dispositivos. A nova inteligência artificial promete transformar a Siri em uma verdadeira assistente pessoal, com um grande foco na privacidade. Confira a seguir uma visão geral detalhada das funções mais importantes da IA da Apple para você explorar no seu iPhone.
O que é o Apple Intelligence?
O Apple Intelligence combina os recursos de criação e geração de conteúdo de inteligência artificial, como o ChatGPT, com as funções de interação e automação da Siri.
Mas o que isso significa? Com essa combinação, você pode usar o ChatGPT para gerar uma mensagem de aniversário para alguém, e pedir para a Siri a programar para ser enviada no dia e horário certo, usando seu aplicativo de preferência.
Diferente de outras abordagens da concorrência que dependem muito da nuvem do Google, como o Galaxy AI da Samsung, a Apple quer que o usuário faça o máximo possível diretamente do dispositivo. Por meio do Apple Intelligence, existem três formas de fazer isso:
- De maneira local, direta e somente no seu iPhone;
- Por meio do Apple Private Cloud Compute — Servidores da companhia usados somente para as funções desejadas e sem armazenar dados. A própria Apple não consegue acessar seus dados pessoais;
- Usando serviços de IA de terceiros, como o ChatGPT — A Apple permite o uso do ChatGPT gratuitamente, sem a necessidade de abrir uma conta OpenAI. Futuramente, a empresa ainda quer disponibilizar mais opções de ferramentas de inteligência artificial;
- Seja classificando seus e-mails por prioridade, organizando suas fotos em um álbum de recordações ou compilando seus textos, seus dados não ficarão em uma nuvem qualquer.
Quando o Apple Intelligence chega e em quais aparelhos?
Como essas ações feitas no dispositivo exigem uma grande quantidade de processamento, o Apple Intelligence chega em compatibilidade limitada aos iPhones, iPads e Macs mais novos, com SoCs mais recentes. Sendo assim, você precisa de um Macbook ou iPad com SoC M1 ou um iPhone com SoC A17 Pro, ou superior para usar a ferramenta.
No lançamento do iPhone 16, a Apple revelou qual será o roteiro para o lançamento do seu recurso de IA, contando que chegaria na versão beta do iOS 18.1 em outubro. Toda a nova série de iPhones já pode testar o Apple Intelligence, além dos iPhones Pro lançados em 2023. iPads e Modelos de Mac com chipsets M1 ou mais recentes também podem explorar a novidade.
Muitos recursos do Apple Intelligence, no entanto, só estarão disponíveis no futuro. Para agora, somente algumas ferramentas podem ser conferidas, como os resumos de texto, tutoriais da Siri para iPhone e a função Clean Up, por exemplo. Outras opções devem chegar apenas a partir de dezembro.
Vale pontuar que o Apple Intelligence, ao menos por enquanto, está disponível somente em inglês dos Estados Unidos, e outras versões do idioma (Austrália, Canadá, África do Sul, Nova Zelândia e Reino Unido) serão disponibilizadas no final de 2024. Novas línguas vão desembarcar na plataforma apenas a partir de 2025.
Os melhores recursos do Apple Intelligence para seu iPhone
Uma nova Siri que entende contextos
Além de ganhar uma aparência mais aprimorada, mais fácil de entender e mais natural, agora a Siri é capaz de ler e escrever, então você pode escolher se quer interagir por voz ou texto. A Siri também ganhou inteligência suficiente para reconhecer quando você está com dificuldade nas palavras para, então, entregar as respostas certas.
Basicamente, a Siri não vai mais ter um número limitado de ações, e você pode interagir com ela da mesma forma que faria com o ChatGPT, dentro de um bate-papo. Além disso, a Siri pode entender o contexto da solicitação, analisando e executando as melhores ações da forma mais automática e intuitiva possível.
Um design completamente novo
A Siri foi completamente remodelada visualmente, e agora aparece em uma luz brilhante e elegante que envolve toda a borda da tela.
Reconhecimento da tela
Com o Apple Intelligence, a Siri agora entende o que está acontecendo na tela e ainda pode interagir com os elementos exibidos. Se um amigo, por exemplo, te enviar um novo endereço por mensagem de texto, você pode dizer: "adicionar este endereço ao cartão de contato" e a Siri vai cuidar disso. Como resultado, você verá ações contextuais adaptadas ao que está acontecendo na tela do seu iPhone.
Tutoriais da Apple e para a Apple
Não sabe como usar uma determinada função? Precisa alterar algo nas configurações e não sabe a melhor forma de fazer isso? Então, você pode se beneficiar do grande conhecimento da Siri sobre os recursos e configurações de seus dispositivos. Basta fazer perguntas à assistente para aprender algo novo, seja no iPhone, iPad ou Mac, que ela vai te dar as instruções passo a passo.
Você não precisa mais falar com a Siri
Se você tocar duas vezes na parte inferior da tela do seu iPhone ou iPad, você escreve para a Siri sem precisar chamá-la em voz alta. A novidade é bastante útil para conversar com a assistente sem que as pessoas ao redor escutem.
Conversas mais naturais com a Siri
Agora, a Siri também tem uma melhor compreensão da fala, além de ganhar uma nova voz mais aprimorada para deixar a conversa mais natural. Quando você se refere a algo que mencionou em uma solicitação anterior, por exemplo, como o local de um evento do calendário que acabou de ser criado, e quiser saber como estará o clima no dia, ela vai saber do que você está falando.
A Siri pode criar conteúdo e usá-lo em vários aplicativos
A Siri reformulada também consegue operar perfeitamente dentro e entre os aplicativos. Você pode, por exemplo, pedir para que a assistente envie um e-mail que você escreveu para tal pessoa que ela saberá qual é o e-mail em questão e em qual aplicativo ele está.
Também é possível combinar várias funções para criar conteúdo e interações entre diferentes aplicativos. Por exemplo, você pode gravar uma nota de voz no app Notas e pedir para a Siri fazer um resumo, que será enviado por e-mail para um ou mais contatos específicos.
A Siri conhece o seu contexto pessoal
Conhecendo seu contexto pessoal, a Siri pode te ajudar de forma personalizada. Por exemplo, se você não conseguir lembrar se um amigo compartilhou uma receita com você em uma nota, mensagem de texto ou e-mail, a Siri vai usar o que sabe sobre o seu dispositivo para te ajudar a encontrar o que procura, sem violar sua privacidade.
Private Cloud Compute da Apple
Durante a apresentação de setembro, a Apple reforçou repetidamente o importante papel da proteção de dados, afirmando que a Siri executa muitas tarefas de forma local e, agora, mais integrada ao sistema geral.
Se uma ação não for executada localmente, o usuário será questionado antecipadamente se os dados podem ser enviados a servidores especiais do Apple Silicon. Lá, as informações não são armazenadas, apenas usadas para essa ação específica.
A Apple chama essa função de Private Cloud Compute (computação em nuvem privada) e quer torná-la um padrão. Para evitar, então, que os seus dados sejam usados de forma indevida, a empresa explicou que especialistas independentes podem verificar como funciona essa proteção de dados.
Integração do ChatGPT
A Apple também garantiu os serviços da OpenAI, mais especificamente do GPT-4o. Veja o comunicado feito à imprensa:
"O acesso ao ChatGPT está integrado à Siri e às ferramentas de escrita do sistema em todas as plataformas da Apple. Isso permite que os usuários acessem o conhecimento e habilidades para entender imagens e documentos sem precisar alternar entre ferramentas".
Se a Siri não tiver a resposta para uma pergunta, ela oferece a possibilidade de perguntar diretamente ao ChatGPT sem precisar iniciar o aplicativo. A ferramenta de IA da OpenAI também pode analisar uma foto ou um arquivo PDF diretamente da Siri e encaminhá-lo, se necessário. O ChatGPT ainda pode gerar um texto em qualquer aplicativo por um prompt.
A integração com o ChatGPT deve chegar ainda neste ano, com a interação entre as duas ferramentas complementando o Apple Intelligence para utilizar a conexão com a nuvem quando as opções locais forem insuficientes.
A Apple mostrou um exemplo em que uma história foi gerada para uma criança pequena a partir de imagens correspondentes. Outro exemplo mostrou o ChatGPT sugerindo uma refeição que pode ser preparada com base nos ingredientes de uma foto.
É muito bom saber que não é necessário abrir uma conta OpenAI para usar o ChatGPT no iPhone, o que deixa toda a experiência sem custo.
Image Playground
O Apple Intelligence também conta com a função Image Playground, usada para gerar imagens. Você pode escolher entre ilustrações, animações e rascunhos, e a função é usada tanto em um aplicativo independente quanto diretamente nas mensagens.
Você pode criar imagens em pouco tempo, precisando apenas especificar vários parâmetros. Se você digitar o nome da pessoa com quem está conversando, um bolo de aniversário e um navio pirata, por exemplo, verá um desenho desta pessoa representando exatamente o que pediu. O Image Playground é um recurso semelhante às outras IAs do tipo, como o Midjourney ou Dall-E.
Mural de imagens
O recurso Image Wand foi projetado para deixar as anotações mais atraentes visualmente, transformando seus esboços em imagens. Se você circular uma área vazia, a ferramenta cria uma imagem a partir do contexto do ambiente.
Genmoji
Com o Genmoji, a Apple quer levar a experiência de uso dos emojis ainda mais longe. No teclado de emojis, é possível gerar uma figura personalizada usando apenas uma frase. Os genmojis também podem ser adicionados às mensagens e compartilhados como adesivos ou reações.
O novo recurso foi desenvolvido para deixar o compartilhamento mais divertido, já que você pode, por exemplo, criar um Genmoji de seus amigos e familiares apenas usando suas fotos. É possível, até mesmo, ter Genmojis que expressam exatamente o que você quer, algo que os emojis não são capazes de fazer algumas vezes.
Reescrever
Com o recurso de reescrita, você pode editar um texto em qualquer aplicativo de forma fácil: basta destacá-lo e clicar em um pequeno botão colorido. É possível alterar o tom de um texto (amigável, profissional ou conciso), corrigir erros ortográficos e gramaticais, resumir um texto com uma lista de tópicos ou criar um índice. Em todos esses casos, o Apple Intelligence vai explicar as modificações feitas.
Clean Up
Bem parecida com o Magic Eraser do Android, a função Clean Up do aplicativo Fotos da Apple agora pode ser usada para editar suas fotos. Com ela, é possível remover pessoas e objetos das imagens de forma rápida, ou até mesmo sombras e reflexos.
Memórias
A inteligência artificial da Apple também vai permitir a criação de um vídeo de memórias personalizado. Basta escrever uma frase com o que o vídeo deve ter para receber uma pequena compilação de imagens dentro de segundos. Você não pode editar o vídeo com a IA, mas pode personalizar a solicitação manualmente. O Apple Intelligence vai automaticamente sugerir um título para o vídeo.
Notificações prioritárias
As principais notificações agora aparecem no topo da lista, permitindo que o usuário possa vê-las rapidamente. Elas também ficam agrupadas para serem visualizadas da melhor forma sem serem expandidas.
Mensagens prioritárias
Com o recurso de mensagens prioritárias, as mais urgentes são colocadas na parte superior da caixa de entrada, sejam elas convites para algo no dia atual ou um lembrete para fazer o check-in em um voo mais à tarde, por exemplo.
Resumo
No aplicativo de e-mail, você recebe resumos de e-mails longos e basta tocar neles para conferir as informações mais importantes do seu conteúdo em poucas palavras. Você ainda pode vê-los diretamente na caixa de entrada.
Gravação de voz nos aplicativos Notas e Telefone
Tocando em "gravar" no aplicativo Notas ou Telefone, você pode fazer gravações de áudio e reproduzi-las. O Apple Intelligence vai criar resumos das suas anotações para você obter as informações mais importantes em um piscar de olhos.
Menos interrupções
Usando um novo modo de concentração do Apple Intelligence, o conteúdo das suas notificações vai ser contextualizado e, então, somente as que exigem atenção imediata serão mostradas. Um bom exemplo é um lembrete de ir buscar seu filho na creche no final do dia.
Resposta inteligente
Por meio do Smart Reply, respostas automáticas são usadas para responder rapidamente a um e-mail com todos os detalhes necessários. O Apple Intelligence tem a capacidade de identificar perguntas feitas em um e-mail, sugerindo uma seleção de respostas relevantes para serem enviadas em poucos cliques.
Buscar fotos e vídeos na galeria
No aplicativo Fotos, basta simplesmente descrever o que está procurando para o Apple Intelligence buscar e encontrar um momento específico.
O que você achou da abordagem da Apple em relação à inteligência artificial? Qual é o seu recurso preferido do Apple Intelligence? Você substituiria seu dispositivo antigo por um novo para poder usar a ferramenta de IA? O que acha do fato de que apenas algumas funções estão disponíveis inicialmente? Conte-nos aqui nos comentários!