Alerta bloatware: Operadoras podem instalar aplicativos no seu Android sem a sua permissão
Se você acordar de manhã e vir um novo aplicativo na sua gaveta de apps sem que você tenha instalado o mesmo, isso não é um sonho, mas um pesadelo onde o vilão é a sua operadora de telefonia móvel. De acordo com a Forbes, a partir de agora as Teles têm o direito de instalar bloatwares no seu smartphone, sem a sua permissão, mesmo depois da compra do aparelho.
Como se já não bastasse ter que utilizar aplicativos pré-instalados pela sua operadora no seu novo dispositivo, softwares que você não usa na grande maioria das vezes, agora é possível que as operadoras façam a pós-instalação destes apps, você querendo ou não. Esta atitude é aparentemente legal e acontece apenas para aqueles usuários com o OS Android vinculado a uma operadora.
A desculpa parece ser o envio rápido dos dispositivos ao mercado, pois quebraria o processo de espera pela autorização de uso dos mesmos. A nova proposta ainda não chegou ao Brasil, mas empresas como a Verizon e a T-Mobile, nos EUA, já contam com suporte da empresa responsável pela entrega OTA destes bloatwares pós-instalados. E isso, claro, abre precedentes para que outras companhias comecem a usar o "novo recurso".
Por que bloatware pós-instalado é um problema?
Em primeiro lugar, bloatwares ocupam a memória do seu smartphone e não podem ser removidos, a não ser se você recorrer ao root do aparelho. E a pior notícia é que na maioria das vezes os usuários não utilizam este serviço. Porém, o grande problema é que com a possibilidade de instalar um aplicativos mesmo após a venda do aparelho, as operadoras e as fabricantes podem enviar softwares e outros conteúdos para o seu Android com o objetivo de aumentar a receita de acordos comerciais e parcerias publicitárias.
Sinceramente, não acredito que obrigando o uso de aplicativos pelos usuários faça alguma diferença em termos de uso dos mesmos, ou aumente de alguma forma o interesse de outras pessoas por eles. De um lado, você tem um aumento no número de instalações, mas de outro uma péssima experiência, o que pode vir a prejudicar o conceito do software que ajudar a alavancar os downloads dele. Aliás, bloatwares não são sinônimo de usuário contente com o serviço da operadora ou da fabricante, por isso, espero que esta novidade não vire uma tendência global.
E aí, como você encararia se a sua operadora começasse a enviar aplicativos sem a sua permissão ou interesse para a sua gaveta de apps? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.
Fonte: Forbes
Ao meu ver isso é invasão de privacidade, quando vc compra um Smartphone está adquirindo um bem, não cabendo à operadora interferir no aparelho, se fosse oferecido o aparelho em comodato ou locação ai sim Elas poderiam fazer o que quisessem e instalar o que quisessem, uma coisa falo, se isso ocorrer é processo ganho em 1ª instância.
a prova contraria do que postula a favor estou vivendo. E para o nosso governo vai me custar uns trocados a mais que paguei por este sansung j5. Tenho ele na mão e não faço o que quero por causa deste deste aplicativo.
É brincadeira! Você acaba prestigiando uma operadora por algum benefício e pronto! Duvido que alguém fique contente de estarem instalando "coisas" em seu aparelho sem a sua permissão. Isso é o cúmulo do ridículo! Não quero ninguém mexendo no que é meu.
caso aconteça isso, podemos desativar o APP. Isso não apagará ele do sistema, mas pelo menos não somos mais obrigado a olhar pra cara deles
ja nao basta a operadora cortar a conexao quando a franquia passa do limite e ainda tem isso –_–
ainda bem que meu cell nao é vinculado 💕
os dual desbloqueado vão receber isso? eles são independente de qualquer operadora, não vejo nenhuma necessidade de instalá isso! Por vey ta chato todo port todo mundo pergunta quando vão atualizá o moto g ou e... esperem que o mundo não vai acabar por causa de uma atualização... eu tô só de boa com meu moto E e pretendo continuar assim... se atualizarem beleza senão vida que segue com o 4.4.4
Esses blotwares sao um inferno! Isso é um absurdo! Era só oq faltava...oq sugiro é um manifesto virtual pra mostrar que nós consumidores nao aguentamos mais blotwares!
Long life to retail roms!
Sei que os joguinhos não são das operadoras , mas é o mesma coisa .
Falta de respeito com os consumidores , já pagamos tão caro e ainda somos obrigado a isso.
A Samsung fez isso no meu S5, eu tinha apagado os joguinhos que vieram nele , e depois que eu instalei uma atualização de instabilidade todos voltaram.
INSTALOU LIXO NO MEU APARELHO EU EXCLUO NA HORA!!
SEMPRE ANDO COM MEU APARELHO ROOTEADO
SEMPRE DETESTEI ESSES APPS QUE VEM JUNTO COM O APARELHO, SE INSTALAREM SEM MINHA AUTORIZAÇÃO EU JOGO TUDO FORA!!
da pra acontecer isso mesmo com o lollipop?
Por isso que não costumo comprar aparelhos das operadoras. A partir do s3 do comprei os que não fossem mexidos por elas.
isso não tem nada haver..ex..meu s5 é da tim..coloquei a rom oficial sem operadora..acabara-se os problemas..ou seja vc pode comprar e mudar a rom
Vai instalar o Baidu e companhia limitada na maioria dos Android do país.
root + titanium backup. só remover essas pragas, com cuidado para não tirar nada q seja necessário para o funcionamento do sistema.
Tem gente que fala em processar, se a Verizon e a T-Mobile ja tem até suporte para instalar tais apps vcs acham que alguém vai processar essas empresas ??...elas "estudaram" antes pra evitar isso. Aqui vai ser a mesma coisa, vão criar leis pra proteger as operadoras contra processos. Tem que se conformar ou fazer root
Eu sempre compro na internet e nunca das operadoras, não compensa. Bloatware nunca mais, já bastava meu primeiro Android.