O que sabemos sobre o Andromeda, o sistema que unificará o Android e o Chrome OS

Y1451474181280 top
© Jide

A ideia de ver o Android funcionando em um computador segue sendo o sonho de muitos usuários nos últimos anos. E este objetivo pode estar próximo de ser atingido, mais precisamente no próximo dia 04 de outubro, quando o Google pode apresentar a solução definitiva: o Andromeda. Trata-se de um sistema operacional resultante da união entre o seu SO mobile e o Chrome OS, usado em seus notebooks. Mas o que sabemos sobre esse projeto?

Para o dia 04 de outubro temos apenas uma certeza: a de que o Google promoverá um evento em que exibirá os smartphones da linha Pixel, que substituirão os Nexus. São eles o Pixel e o Pixel XL, fabricados junto à HTC e que serão os primeiros dispositivos desenvolvidos 100% sob controle da Big, tanto no hardware, quanto no software.

Mas, segundo consta, a linha Pixel não será a única atração do evento. O Google teria na manga diversas novidades a serem apresentadas, entre elas o Andromeda, o sistema operacional resultante da fusão entre o Android e o Chrome OS. 

Mas quais são as evidências da existência do Andromeda?

Um dos primeiros sinais foi o tweet do vice-presidente sênior do Google, Hiroshi Lockheimer, que anunciou que o dia 04 de outubro de 2016 ficaria gravado na memória, da mesma forma que o dia 24 de setembro de 2008, quando a primeira versão do Android foi apresentada.  

É pouco comum por parte das empresas de TI exagerarem na importância de seus eventos, principalmente se elas não tiverem uma boa carta na manga. E, baseado na declaração do executivo, muitos conectaram seu comentário a uma suposta apresentação do Andromeda. Principalmente porque Lockheimer pertence a divisão responsável pelo desenvolvimento do Android e do Chrome OS. 

A teoria é reforçada devido a uma publicação do site 9 to 5 Google, que afirmou ter encontrado pistas no AOSP (Android Open Source Project) do Android Nougat sobre a existência do sistema operacional híbrido. O artigo explica que o Google estaria testando o Android no Nexus 9. No entanto, é estranho que a empresa não esteja testando o este suposto SO no Pixel C, o tablet sucessor do Nexus 9. 

TESTEANDROMEDA
O Andromeda já é citado no AOSP / © Android Authority

A ideia do Andromeda não é completamente nova e o Google já havia feito avanços nessa direção alguns meses atrás, quando permitiu que apps do Android fossem baixados dentro do Chrome OS. Além disso, uma reportagem do jornal Wall Street Journal (WSJ), publicada no ano passado, informou que um dos objetivos do Alphabet - o novo conglomerado que engloba a marca Google - seria unir o Android e o Chrome OS em um só sistema, com lançamento previsto para 2017, com uma prévia sendo apresentada neste ano.

"Os engenheiros do Google têm trabalhando durante dois anos para combinar dois sistemas operacionais e têm feito progressos recentemente", explica o artigo do WSJ. "A empresa planeja lançar sua plataforma hibrida em 2017, mas espera mostrar uma versão prévia já no ano que vem [2016]".   

remix os 04
Remix OS foi uma das primeiras tentativas de levar o Android para o computador / © ANDROIDPIT

O Projeto Bison

Além de já estar em um estágio relativamente avançado em seu desenvolvimento, é possível que o Andromeda já tenha até mesmo um hardware dedicado ao sistema. Segundo o site Android Police, trata-se de um notebook da linha Pixel, cujo lançamento está previsto para o terceiro trimestre de 2017. A página afirma que o computador é fruto do trabalho conjunto de três equipes: Android, Chrome OS e Pixel. Ele funcionará com as características de um do primeiro de forma totalmente funcional, aliado a elementos do segundo. 

Ainda segundo o Android Police, o Bison seria um ultrabook, bastante fino e com display de 12,3 polegadas, mas que também suportaria o modo tablet. Ele pode ser vendido em duas versões: com os processadores Intel M3 ou Intel Core i5, 32 ou 128 GB de armazenamento e 8 ou 16 GB de RAM. Ele também contará com sensor de impressão digital, duas portas USB Type-C e até mesmo uma entrada 3,5 mini Jack, teclado com retro-iluminação e bateria com autonomia de até dez horas.

meilleurs chromebooks 2015 acer chromebook 15 01
Em 2017, a linha Chromebook dará lugar ao "Projeto Bison", um notebook com o Andromeda instalado / © ANDROIDPIT / Acer

Tudo isso seria embalado em uma carcaça com 10 mm de espessura, o que o tornaria mais fino que o Macbook Air. Seu preço inicial seria de US$ 799 (R$ 2.590, mais taxas e impostos), um valor não necessariamente baixo para um notebook, mesmo nos EUA.

Analisando todas as evidências, é provável que o Google mostre no próximo dia 4 de outubro uma pequena demonstração do Andromeda. Será uma mostra que a Big G está apostando forte na convergência entre PC e mobile, da mesma forma que ela unificou as versões do Ice Cream Sandwich para tablet e smartphone em um só anos atrás. Só que, dessa vez, será algo muito maior. 

E o que você acha da chegada do Andromeda? Será que essa convergência é uma aposta acertada do Google?

Ir para o comentário (62)
Sergio Colado

Sergio Colado

Nascido em Valência, Espanha, Sergio se define como um grande fã de tecnologia e vídeogames. Desde o aparecimento do Android, ele encontrou no sistema operacional a melhor ferramenta para fazer o que mais gosta: passar o tempo em frente a uma tela. Entre suas paixões estão a ficção científica, o ciclismo e comer entre as refeições.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
62 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 3
    Allyson Soares 02/10/2016 Link para o comentário

    Ainda não entendi se esse sistema substuiria o Android atual no smartphones tbm ou se será uma plataforma só pra pra substituir o Chromecast OS. :S

    Conta desativada


    • 21
      Conta desativada 16/12/2016 Link para o comentário

      Em min segue a mesma duvida!


  • Lucas Ferreira 2
    Lucas Ferreira 29/09/2016 Link para o comentário

    Vocês lembram que alguns dias atras o google anunciou o novo sistema operacional que nao e baseado em kernel linux, o Google Fuchsia? será ele o novo sistema operacional da fusão?


    • 21
      Conta desativada 16/12/2016 Link para o comentário

      To por fora


  • Desajustado 20
    Desajustado 28/09/2016 Link para o comentário

    Eu fico impressionado com a capacidade intelectual de alguns que aqui comentam. O mundo da tecnologia está perdendo mentes brilhantes. Sem saber nada do Projeto, os gênios já cravam o fracasso. Galera, mandem o currículo de vocês pra alguma gigante, é um desperdício vocês usarem seus conhecimentos em comentários na Internet.

    Conta desativadaJorge L. Machado


    • 76
      Conta desativada 28/09/2016 Link para o comentário

      Faz o seguinte, Desajustado, como você sabe tudo sobre o projeto e nós não sabemos nada, por favor, nos explique para que possamos compartilhar desse seu brilhante conhecimento.

      Edson Nery


  • Romulo M 13
    Romulo M 28/09/2016 Link para o comentário

    Pensei em Andromerda kkkkkk


  • Jerry Wendel 33
    Jerry Wendel 28/09/2016 Link para o comentário

    Windows: Jogos, Corel Draw, Photoshop, AutoCad, 3D e emprego pra técnicas de formatação.
    Mac: Photoshop, se amostrar com um designer bonito e só.
    Linux: Programação, edição de textos, apresentação, diagnósticos de hardware, segurança, alguns jogos, conversores, VPN, terminal servers.
    PS.: outrora a Corel Draw iniciou um projeto do Corel Linux, sumiu sem explicação alguma. Se Linux tivesse apenas 3 programas o Windows perderia 85% dos usuários. Eles são o Corel Draw, Photoshop e AutoCad. Por causa da estabilidade e velocidade. Funcionam no wine, mais não tem a mesma performance.

    Fernando Henrique


    • 76
      Conta desativada 28/09/2016 Link para o comentário

      Esqueceu de colocar:
      Android: WhatsApp, Facebook e apps para passar o tempo. Nada de produtividade.
      Como alguém pode achar que isso pode ser usado em um PC? Não consigo entender.


  • Douglas P. 15
    Douglas P. 28/09/2016 Link para o comentário

    O Android não foi feito para rodar em um pc, basta olhar como é jogar em emuldores com o mouse, é horrível. Os aplicativos são pensados em telas sencíveis ao toque (touchscreen) e não teclado e mouse, muito menos o touchpad (mesma coisa)! É mais interessante o Android em ioT do que no pc e bem mais lucrativo (não sei direito). Ficaria melhor unificar o Linux (pc)+Android para bater de frente com o Windows 10 e os Mac's, só desse jeito pois, um completa o outro.

    Conta desativada


    • 8
      Joao Marcos Jorge 28/09/2016 Link para o comentário

      Creio eu que parte da tática do Google é tentar dar um pouco de popularidade para o andrômeda para os desenvolvedores começarem a otimizar seus apps para os nots.


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 28/09/2016 Link para o comentário

    Parece que está trilhando o caminho certo, mesmo com a queda brutal de desktops, mas ainda há os tablets e notes, e esse sistema cai como uma luva para estes.

    Jorge L. Machado


  • 73
    Jairo rios 27/09/2016 Link para o comentário

    Como feliz usuário do Ubuntu estou contente com os rumos que o projeto andrômeda está tomando , considero uma ótima alternativa para a internet das coisas como casas inteligentes , e para o usuário te-lo no PC híbrido talvez seja uma boa opção ao ruim é eternamente alfa W10 ou aos bons mas caros macbooks.

    Conta desativada


    • 76
      Conta desativada 27/09/2016 Link para o comentário

      Eu mexo com 3D também. É uma das coisas que produzo no PC. Para imagem, os Mac são ótimos, mas para 3D são sofríveis. Acho que cada um na sua. Para apresentações os Mac também são péssimos, pois são incompatíveis com vários datashows que estão por aí. Tanto é que quando viajo para dar palestra a primeira coisa que me pedem no fichário de necessidades é que eu leve um Notebook com Windows e não Mac. Isso está em quase todos os avisos de faculdades e empresas de cursos da Europa. Todos têm defeitos e qualidades. E você deve usar aquele que melhor lhe atende. Eu não abro mão do "eterno alfa W10".

      Jonny E.Fernando LimaConta desativada


  • Luiz Saint 10
    Luiz Saint 27/09/2016 Link para o comentário

    li a matéria pensei que era sobre astronomia


  • Fernando Henrique 65
    Fernando Henrique 27/09/2016 Link para o comentário

    Só esses.. já me ajuda muito!!
    Windows
    Linux
    Android

    Conta desativada


  • 82
    Conta desativada 27/09/2016 Link para o comentário

    Por enquanto fico com Windows no PC e deixo o Android para o smartphone. No ambiente industrial e empresarial então, nem se fala, o Windows está décadas à frente. Para efeitos comparativos, diria que o Android equivale ao Windows 95...

    Conta desativadaRafhaela MarquesConta desativadaMickael FernandesJonny E.Fernando LimaAmilton LopesYago SilvaConta desativadaFernando Henrique


    • Fernando Henrique 65
      Fernando Henrique 27/09/2016 Link para o comentário

      Flw Bonito!!!
      Concordo e assino embaixo

      Conta desativadaConta desativadaConta desativada


    • Laércio Henrique Da Silva 23
      Laércio Henrique Da Silva 27/09/2016 Link para o comentário

      eu diria pelo menos um windows XP

      Lucas Goulart F.


    • 73
      Jairo rios 27/09/2016 Link para o comentário

      No ambiente industrial são as distro Linux que dominam .

      Conta desativadaMarcos

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.