6G: Nokia, Intel e Telefónica formam aliança para desenvolver a próxima geração de internet móvel
A Comissão Europeia anunciou na última segunda-feira (7) um novo projeto que visa trabalhar no desenvolvimento da próxima geração de internet móvel: o 6G.
Intitulado Hexa-X, ele é liderado pela chinesa Nokia e agora conta com nomes da telefonia europeia e estadunidense como Ericsson, Siemens, Intel, Atos, Orange, Telecom Itália e Telefónica.
Por enquanto, o projeto consiste em estudar diferentes aplicações do 6G de acordo com cada cenário, uma vez que a meta é criar uma rede unificada e com cobertura global.
A inclusão das empresas europeias teve início pouco tempo após o lançamento de um satélite com 6G pela Nokia, que aconteceu no último mês de novembro, para avaliar o desempenho da conexão. Segundo Peter Vetter, chefe de pesquisa da empresa: "Na era 6G, veremos aplicativos que não apenas conectarão humanos com máquinas, mas também conectarão humanos com o mundo digital".
O projeto já está em andamento, porém a estimativa é que a próxima geração de rede móvel chegue ao público somente em 2030. Ela deve ser cerca de 8 mil vezes mais rápida que o 5G.
Fonte: Minha Operadora
Lá para 2030 a gente pensa em 6G, agora, vamos focar mesmo nas melhorias do 4G.
Para dar um passo adiante, primeiro é preciso resolver a tecnologia atual.
Eita , estamos um pouco atrasados , nem o 5G foi leiloado ainda
Impressionante essa nota... Aqui no Brasil o leilão da banda 5g mal saiu do papel, e já tem empresas falando em 6g ? Nem dá para analisar um fato desse. Isso só tem algum impacto e fundamento em países de 1° mundo,