Há algo de errado com a Apple? E como isso beneficia o Android?
Na última semana, a Apple divulgou o seu balanço referente ao primeiro trimestre de 2016: e pela primeira vez, desde 2007, ano do seu lançamento, o iPhone, carro-chefe da empresa, apresentou uma queda de 16% nas vendas trimestrais, vendendo 51,2 milhões de unidades contra 61,2 milhões comercializados no mesmo período do ano passado. O que levanta a pergunta: o que há de errado com a Apple? E até onde o Android se beneficia disso?
Basicamente, a “Maçã” encara quatro problemas que podem explicar a queda dos seus lucros: o primeiro é que o iPhone, que responde por mais da metade da receita da empresa nos últimos nos, pode ter chegado a um ponto de saturação. Isso porque a empresa não consegue mais elevar as vendas nos mercados em que ela já está consolidada e tampouco consegue penetrar nos mercados emergentes devido ao seu alto preço.
Em um mercado saturado como o de smartphones, modelos com boas especificações a preços justos dominarão
E mesmo modelos como o iPhone 5C e o recém-lançado iPhone SE acabam sendo vendidos por valores considerados altos considerando o poder aquisitivo dessas regiões. Aqui no Brasil, por exemplo, ela perde até mesmo para o Windows Phone.
O segundo problema é a curva de evolução dos iPhones: há tempos o modelo não apresenta o ciclo de inovações que se espera de um telefone do seu porte. Uma mudança de câmera aqui, um processador mais poderoso ali, uma tela maior acolá e só. Pouco para quem transformou radicalmente o mercado de smartphones a partir de 2007 e continua a cobrar um alto preço pelo seu produto.
O terceiro obstáculo está no fato de que a empresa está encontrando dificuldades em manter sua exorbitante margem de lucro em cima dos iPhones. Para se ter uma ideia, 90% de todos os lucros globais com smartphones pertencem a Apple, ainda que ela domine apenas 20% das vendas utilitárias do mercado.
A Era de Ouro do iPhone parece ter acabado. Como a Apple se ajustará a esses novos tempos?
Só que esse modelo funcionou muito bem quando o mercado de smartphones estava em expansão. Enquanto as operadoras subsidiavam as vendas de smartphones - custeando os aparelhos para os consumidores enquanto recuperavam o investimento prendendo seus clientes a longos contratos – a coisa funcionava. Agora que elas têm uma taxa de penetração próxima dos 90% (nos EUA e Europa) não há sentido em continuar com esse sistema.
Para completar, o quarto problema: o mercado chinês, que era visto como a grande locomotiva de crescimento da empresa, devido ao seu poderio econômico, perdeu força. A Apple apresentou queda de 26% da sua na Grande China, além de 11% na China Continental.
E onde o Android pode se beneficiar com isso?
Em um mercado em que o ponto de saturação começa a aparecer, como é o de smartphones, o Android tende a se beneficiar por um simples motivo: por ser um sistema bastante fragmentado em um grande número de fabricantes, é possível encontrar bons modelos de telefones a preços bem mais justos que o do iPhone.
E as fabricantes chinesas podem ser as grandes beneficiadas, principalmente pela sua capacidade de produzir ótimos aparelhos e vendê-los a preços bem competitivos. Ou alguém pode dizer que um Mi 5, da Xiaomi ou um P9, da Huawei, ficam a dever para o iPhone 6 Plus?
Mas, mesmo consolidadas em mercados gigantescos na Ásia, a dificuldades dessas empresas será penetrar em regiões mais consolidadas como o norte-americano e o europeu, onde, além da Apple, há a concorrência de outras gigantes como LG e Samsung.
Conclusão
O fim da Era de Ouro da Apple não quer dizer que a empresa vai perder a relevância no mercado de smartphones. O próprio Tim Cook já afirmou que os próximos smartphones da marca terão inovações “que os usuários não conseguirão viver sem”. Bravata ou não, é uma previsão que devemos olhar com atenção. Mas o fato é que as margens exorbitantes de lucro da “Maçã” parecem ser coisa do passado, ainda que seu faturamento continue monstruoso.
De qualquer forma, o Android tem uma oportunidade de ouro de consolidar ainda mais a sua marca, com dispositivos dotados de boas configurações a preços justos. Se conseguir ajustar antigos problemas, como o a demora das atualizações e uma maior estabilidade do sistema, a sua participação no mercado tende a aumentar ainda mais.
O que há de errado com a Apple é que o Steve Jobs morreu. Apple era Steve Jobs.
Quando o Android tiver a mesma segurança atualizações mais fraquentes e instáveis que o IOS tem quem sabe né... Por enquanto to de boa com meu iPhone
Na minha opinião a Apple já foi à muito tempo, e só levar em conta ios x Android a 5 anos atrás com hj em dia, naquele tempo Android ainda se arrastava no mercado enquanto a ios dominava tudo hj em dia isso mudou, existem aparelhos Android que esmagam um iPhone , o sistema esta mais instável, mais interagivel loja de APP gigantesca e como dizem, migrar de um iPhone pra Android você não ira sentir falta de nada pois não existe nada q a ios tenha q a Android não tenha, a única coisa q ainda odoeria servir como desculpa era os leitores biométricos mas isso já foi-se o tempo vários aparelhos Android já estão sendo lançado com essa tecnologia ou seja, apatir desse ano de 2016 ngm terá mais desculpas pra falar q ios é superior a Android pois todos nos sabemos q isso é mentira um sistema brecado q controla seus consumidores e não os da liberdade nunca sera superior a um sistema livre como o Android, basta o Android começar foca mais em atualizações rápidas porque o sistema em si já esta muito bom o Android 7 ta vindo ai com novidades incríveis , por essa att já podemos imaginar oq pode vir no Android 8,9 e assim por diante, vai chegar um dia q Apple sera esquecida no Brasil e na minha opinião os aparelhos q irão dominar o mercado brasileiro pelo q já venho observado seria motorola, nexus e Samsung
Também, a Apple esta confundindo os aparelhos com barras de ouro criadas em laboratórios!
Mercedes Benz disse: Muito obrigado MBW pelos 32 anos de concorrência. Até a vossa concorrencia chegar, era tudo monótono.
Era isso que deviam fazer os fabricantes de aparelhos android. E os usuários também. Mas isso é coisa de sábios, não é para qq um.
Não acho que a Apple esteja perdendo espaço por conta do preço, e sim pelo amadurecimento do sistema Android, hoje mais estável e confiável, a qualidade dos aparelhos também é um forte motivo. Hoje você encontra aparelhos que te oferecem coisas que já estão se tornando indispensável. Como, ex:
1. Telas mais resistentes
2. Smartphone aprova d'agua
3. Expansão de memória
4. Mais de um ship
5. Baterias maiores
6. Carregamento rápido
7. Interatividade com outros aparelhos
Poderia citar ainda mais, mas vou ficar por aqui.
Entendo que o Android possa ganhar, mas nos como consumidores acabamos perdendo! Creio que quanto mais forte a concorrência entre 2 ou mais players, menos acomodados os mesmos ficarão e mais benefícios isso traria para nós! Por mim, ambos brigariam cabeça a cabeça e não existiria uma vantagem tão grande de um sobre o outro! Esse seria, para nós consumidores, o mundo ideal =)
Só tem uma saída pra Apple....
Fazer uma bateria fodastica no iPhone, aí sim o povo ia fazer fila pra comprar kkkk
Bateria pra durar no mínimo uns 3 dias kkkk
Coisa q eu não conheço nenhum smartphone q tenha essa duração de bateria...
Isso seria uma inovação fodastica , eu axo q até eu ia atrás dessa carniça pra comprar kkkk
vc quer uma Moura no iPhone?
Simmmmm. rs.
Apple e inovação não combinão kkk
Você e a gramática também não.
a saída para isso é parar de vender seus produtos por valores exorbitantes. Ipad por 9k? brincadeira não é mesmo...
enfim, a Apple é uma empresa de respeito e tem ótimos produtos para consumo, ainda pretendo ter algum produto deles mas só quando o preço não for fator determinante para me afastar da compra
Depois da perda do Steve Jobs, isso já era previsto...
engraçado q a samsung quase fechas as portas com o S5 em 2014
a LG a cada dia q se passa ta caindo mais e mais
mas a apple so pq teve uma queda trimestral vcs fazem isso kk
eu nao concordo com isso da apple ser muito conservadora e se acomodar mais penso q assim como a apple as outras tbn nao inovam tanto a samsung por exemplo nao trouxe nada do q ja tinha no S7 teve uma melhorada mais como muitos dizem tem usuarios de S7 q nao sabem nem da força q o aparelho tem
no momento q apple caiu nas vendas de iphone nao vi noticias q a samsung com o seu Deus S7 subiu nas vendas
teve uma melhora nas vendas em relaçao ao S6 mais nao subiu com a queda do iphone
A Samsung quase fechou as portas com o S5??? Karaka!!! Em que planeta você vive??? Seu ódio pela Samsung não tem limites, não é mesmo?
Cara tu ta comparando lixo x lixo Samsung é clonação pura da Apple, quer seguir a mesma marketing da Apple criando aparelhos cágados com preços nas alturas Samsung não tem fama no Brasil não isso pode ter ctz, a não ser com seus intermediários assim como a motorola tbm e oq eu disse no meu comentário a partir desse ano de 2016 a Apple vai começar ser esquecida no Brasil, e só vc dar uma pesquisada sobre o lançamento dos novos aparelhos de 2016 como o LG G5 SE o moto x 2016 com leitor de digital o zenfone 3 esses aparelhos ai virão tudo com especificações que humilharao o iPhone 6 principalmente na bateria, e isso é só o começo, pra Apple conseguir superar eles teria q modificar totalmente seu conceito , aparelhos com bateria top, tela top, processador top e quando isso vai acontecer? Nunca !
Tchau, querida. Rsrsr
já usei celulares da Apple mia como não uso um celular só para redes sociais e jogos precisava de um sistema mais livre para alterações do sistema então foi aí que conheci o Android adotei a marca Motorola e amo meus celulares Android...<3
Prefiro um nexus 6p do que um iPhone