Isso é o que a Lenovo precisa para fazer sucesso no Brasil
O primeiro smartphone da Lenovo a chegar ao Brasil foi o Vibe A7010, um smartphone intermediário, mas com desempenho robusto e recursos interessantes. Agora, a marca chinesa se prepara para lançar seu segundo modelo no país, a ser apresentado no dia 30 de março. Mas fica a pergunta: o que a Lenovo precisa para cair de vez no gosto do público brasileiro?
- Review do Lenovo Vibe A7010
- Lenovo Vibe K5 Plus: este pode ser o próximo smartphone da Lenovo no Brasil!
Uma gama maior de Vibes
Se existe uma linha de smartphones variada essa é a Vibe. Em uma consulta ao site GSM Arena, encontramos 18 modelos disponíveis da série. Claro que alguns foram descontinuados e alguns foram desenvolvidos para mercados específicos. Mas o caso é que a linha Vibe tem muitos aparelhos.
Logo, a Lenovo poderia lançar, ao menos, mais um smartphone na categoria de entrada e um topo de linha, para que sua marca ficasse mais conhecida entre os públicos de todos os estratos do país.
Um modelo de entrada com boa memória e câmera de 8MP
Recentemente, uma pesquisa feita pela Alcatel One Touch (também uma fabricante chinesa de smartphones) concluiu que o consumidor brasileiro leva a capacidade de armazenamento como o fator principal para comprar um telefone, seguido da resolução da câmera e bateria.
Logo, a Lenovo poderia se esforçar em trazer um modelo de smartphone de entrada que trouxesse, pelo menos, 16GB de memória para se diferenciar da concorrência, além de uma câmera de 8MP. E se custasse entre R$ 499 e R$599 seria perfeito.
Os demais itens de configuração poderiam ser o padrão de mercado, até para que preço pudesse se manter competitivo. Mas se a pesquisa da Alcatel estiver correta, a combinação “memória+câmera+preço acessível” pode ser matadora.
E um modelo da marca a ser considerado nesse nicho seria o Vibe K5. Ele traz um processador Snapdragon 415 (quad-core, com 1.5GHz), 2GB de RAM, 16GB de memória interna, câmera de 13MP (frontal de 5MP) e tela de 5 polegadas (IPS-1280x720 pixels). Se tivesse o recurso de TV Digital seria a cereja do bolo...
Um topo de linha para competir com Samsung, LG e Sony
Ter um topo de linha não significa necessariamente um sucesso de vendas, ainda mais em um país em crise como o nosso. Mas um smartphone high end também servem para mostrar do que uma fabricante é capaz e como ela enxerga o futuro do mercado.
Um modelo dessa categoria que a empresa poderia pensar em trazer é o Vibe X3. Ele traz, entre outros recursos, um processador Snapdragon 808 (1.8ghZ), 3GB de memória RAM, 32GB de memória interna e uma tela de 5.5 polegadas (FullHD - IPS) com Gorilla Glass Protection 3.
E o aparelho tem ainda como grande protagonista uma câmera de 21MP, com sensor Sony IMX230, flash Dual Led e sensor de abertura de f/2.2.
“Colar” no nome da Motorola
Mesmo com boa parte das patentes tendo ficado com o Google, a Lenovo comprou a Motorola de olho na credibilidade da empresa e na linha bem-sucedida de produtos que ela lançou nos últimos anos e que agradou ao público brasileiro.
Logo, seria uma estratégia bem acertada se a empresa chinesa “colasse” no símbolo que a Motorola representa, apresentando modelos que, de alguma forma, una o melhor das duas marcas.
No início deste ano, a Lenovo anunciou que a marca Motorola daria lugar a grife Moto by Lenovo. Ou seja, é uma forma de se manter atrelado ao prestígio da Motorola, mas, aos poucos, permitir que a Lenovo crie sua própria identidade junto ao público. Vamos ver se dá certo!
Lenovo vai destruir o nome motorola após ele se reerguer das profundezas do esquecimento.
Tirar o consagrado logo "M" da Motorola dos aparelhos é um tiro no pé e uma grande burrice... A Lenovo não tem tradição e muito menos a história construída pela Motorola em mobile. Se deixar aquela mensagem no pé do aparelho "A Lenovo Company" menos mal... A Motorola simplesmente inventou o celular, pouco né?
Gostei muito do VIbe7010 porem achei o hardware fraco estou torcendo para que a Lenovo mande os vibe x3 ao Brasil
O X3 eles não lançam já que é visualmente igual ao A7010.
Bom, a mim ela já conquistou. Comprei o Vibe a7010 e até o momento estou satisfeito. Custo/Benefício, essa é a receita. Ainda mais em uma economia definhando como a nossa, não tem como ser diferente. Finalizo lembrado que, Quantidade não quer dizer Qualidade, né Samsung?!
to pensando em trocar meu lg g3 q tem um ano e pouco de uso por esse a7010, oq vc poderia me dizer com a experiencia de uso que tem com ele? é boa? a bateria dura muito mesmo?
Eu queria um que tivesse no máximo 130mm (altura) X 65mm (largura) X 8mm (espessura), uma câmera de 12mpx, 16GB, um bom processador, que fosse à prova dágua (ou pelo menos resistente) e que custasse até mil reais. Eu comprava! Ia caber no meu bolso nos dois sentidos. Detesto aparelhos grandes... rsrsrr
Esse Vibe X3 parece ser bem interessante... mas pelas suas configurações, custaria bem caro por aqui.
Acredito na lenovo gostei muito do vibe e realmente com a nossa moeda valendo tão pouco seria difícil um smart com 16gb e camera de 8mp por 599 tendo em vista que nem a xiaomi resistiu aos nossos impostos
Se a lenovo trazer um top de linha interessante e que concorra direto com esses que já estão por aqui, posso até pensar em comprar um..
Sobre a mudança da marca Motorola, vi a pouco o e-mail (dia do consumidor) que a marca enviou, e o único "Motorola" era nas letras pequenas, todas as citações era "cliente moto" "compre seu moto", creio que a transição já esteja sendo acelerada...
A Lenovo deveria realmente apresentar mais produtos aqui no Brasil, espero que no dia 30 a empresa não apresente apenas 1 aparelho. Ficar com poucos no mercado pode não ter o lucro que desejam!
O X3 e o Vibe Shot seriam muito bem vindos, sabemos que o K5 Plus provavelmente virá, se o K5 viesse junto estaria ótimo, sabemos que chegaria na casa dos 800 pila, mas contando que o Redmi 2 Pro ta 700 e alguma coisa, esse ai é melhor, e a diferença compensa. Porém a Lenovo deve cuidar para seus aparelhos não tirarem a atenção da linha Moto, o A7010 ja desviou os olhares do X Play, o K5 Plus pode desviar os olhares do Moto G e o K5 iria terminar o trabalho dos outros dois, fora que aparelhos como Moto E e G Turbo estão cada vez mais esquecidos.
Ah... Não vamos esquecer do custo benefício, essencial para impossível sucesso.
O que a Lenovo tem que fazer é dar suporte,porque se for igual estão fazendo com o VIBE A7010 podem esquecer..
Suporte em que sentido?
quer fazer sucesso? tras logo o ZUK Z1, ainda as coisa melhoram
permitir que o nome da Motorola esteja presente nos seus aparelhos
Devolve a Motorola para o Google. A estratégia da Lenovo está se mostrando um fracasso. O Moto X que era um sucesso caiu no esquecimento.
P....mas assim vai confundir o consumidor, promovem uns três modelos e enfiam um monte de modelos inferiores goela abaixo dos compradores.. Não gosto deste tipo de marketing não! Não é com você não, Maciel. É direta pros fabricantes mesmo!